Páginas

19 de outubro de 2009

Mesmo em queda, Verdão tem 62% de chances de ser penta.



Para Tristão Garcia, as quatro vagas para Libertadores ainda serão muito disputadas.


LANCEPRESS!


A vitória por 2 a 0 sobre o

Palmeiras, neste domingo, no Palestra Itália, animou os torcedores do Flamengo, que ainda sonham com o hexacampeonato do Mengão. Mas o título do Verdão ainda está perto de acontecer. Pelo menos essa é a análise do matemático Tristão Garcia.


Segundo os números de Garcia, o Palmeiras ainda tem 62% de chances de conseguir o seu quinto título nacional. Se este número caiu 14 pontos (eram 76% na rodada passada) percentuais depois das duas derrotas seguidas - Náutico e Flamengo -, as chances ainda são muito maiores do que as do Atlético-MG, segundo colocado, que tem 13 %.


Para os outros times, as chances são menores do que 10%. O São Paulo, que caiu para a quarta colocação, viu suas possibilidades serem derrubadas para 8%. O Mengão, empolgado com a boa fase, tem apenas 4%.


A briga pela Libertadores parece menos definida. Até o Vitória, atualmente na nona colocação, possui mais que 10% de chances de conseguir uma vaga. O Palmeiras, com 95%, é quem está mais perto de uma vaga.


Apesar da disputa em aberto, os números indicam que são mesmo os cinco primeiros que lutam pelas quatro vagas para a Libertadores. O Mengão, em ascensão, tem 44% de possibilidade.


Lá embaixo, o duelo também está próximo de ser definido. Fluminense, Sport, Náutico e Santo André têm grandes chances de caírem. O Boafogo, que melhorou nas últimas rodadas, viu sua possibilidade de queda decrescer para 48%.












Equipes


Título


Libertadores


Rebaixamento


Palmeiras


62%


95%


-


Atlético-MG


13%


66%


-


Internacional


8%


59%


-


São Paulo


8%


57%


-


Flamengo


4%


44%


-


Goiás


2%


23%


-


Cruzeiro


1%


25%


-


Grêmio


1%


12%


-


Vitória


1%


11%


-


Avaí


-


6%


-


Corinthians


-


Já está


-


Barueri


-


1%


1%


Santos


-


1%


1%


Atlético-PR


-


-


1%


Coritiba


-


-


16%


Botafogo


-


-


48%


Santo André


-


-


79%


Náutico


-


-


76%


Sport


-


-


83%


Fluminense


-


-


95%

A cada jogo, as percentagens de sucesso ou insucesso mudam, como sempre falo as estatísticas só funcionam depois dos jogos, nunca antes, como alguns querem dar a entender. A matemática é uma ciência exata que tem que ter uma base (que são os resultados), não adianta o Tristão ou o Oswaldo de Souza ou até o Pai dos cientistas, Albert Einstein, qualquer outro gênio dos números não pode vir falar sobre o que vai ou deverá acontecer, porque ele não pode predizer o futuro, aliás ninguém pode. Números só depois.

Veja o exemplo: o escritor deste comentário acima, fala que o Botafogo diminui suas chances de cair, pelo menos até ontem, porque depois que perdeu para o Cruzeiro, viu suas chances aumentarem. Vejam a posição do Coritiba, até 3 rodadas atrás muitos já davam como certo sua saída da zona de descenso, puro engano, ele voltou e no próximo jogo lá mesmo em Curitiba, deverá ter um "arrumadinho" para que ele saia disto.

Somente aqui em Recife é que um fala que vai "matar" o outro, sinal de pouca inteligência, e o que é pior, vem dos próprios dirigentes que pensam pouco e nada fazem. É uma pena, ver isto acontecer, já não basta o Santa Cruz e nosso futebol interiorano que vai de mal a pior.


Na semana passada o Sport tinha 94% para ser rebaixado, hoje passados alguns dias e 2 jogos, mudou consideravelmente e dependendo do próximo jogo contra o Avai, mudará mais ainda, já o Fluminense baixou somente 3% porque só empatou. Portanto, vamos à luta, não existe nada perdido, existe sim; quando se perde dentro do campo, aí então os matemáticos podem fazer suas contas e dizerem o que aconteceu e o como está sua situação, mas nunca o que vai acontecer, como aconteceu ontem com o Náutico, mas isso é outro assunto, logo a seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário