Páginas

20 de agosto de 2015

Santos vence na Vila e pode até perder em Itaquera que elimina o Corinthians





Superior do começo ao fim, o Santos venceu o Corinthians por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, e largou com o pé direito no clássico que vale uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O primeiro gol santista foi de Gabriel, em boa jogada de Lucas Lima, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Marquinhos Gabriel ampliou, após novo passe de Lucas Lima. A equipe visitante, em jornada ruim, ainda perdeu o atacante Luciano, xodó das últimas rodadas, que saiu lesionado.
Agora, o clube do Parque São Jorge precisa bater o Santos por três gols de diferença para avançar na Copa do Brasil, enquanto o time praiano jogará no retorno podendo perder por até dois tentos, desde que balance a rede ao menos uma vez. Um novo 2 a 0, desta vez para o lado corintiano, leva a disputa para os pênaltis. O duelo de volta está marcado para a próxima quarta-feira, na Arena Corinthians, em Itaquera.
Esse é o maior jejum corintiano em clássicos na "era Tite". No total, são três empates e quatro derrotas para Palmeiras, São Paulo e Santos. A última vitória foi em 8 de março, contra o time tricolor, no Morumbi, quando Danilo fez o gol do triunfo. Na primeira passagem do treinador, em 2004 e 2004, o Corinthians ficou quatro duelos sem vencer seus arquirrivais, no que era a maior marca negativa até então com o técnico no comando.
O Santos, por sua vez, mantém a escrita vitoriosa na Vila Belmiro ao longo da atual temporada. Em 20 partidas, o time alvinegro praiano venceu 15 vezes, somou mais quatro empates e apenas um revés, para o Grêmio, por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, são 38 gols a favor e 13 contra, com um aproveitamento de pontos superior a 80% dentro de seus próprios domínios.
O jogo na Vila Belmiro
Embalado pela torcida que começou fazendo pressão, o Santos iniciou o clássico melhor na Vila Belmiro, enquanto o Corinthians adotou a tradicional cautela que utiliza quando atua fora de casa.
Logo no primeiro minuto de partida, Zeca aproveitou sobra da zaga corintiana e arriscou de fora da área, obrigando Cássio a fazer grande defesa.
A partir daí, o time visitante fechou os espaços como pôde no campo defensivo e evitava as investidas alvinegras. Aos 30 minutos, a melhor oportunidade até então: Gabriel recebeu cruzamento na área, de costas para o gol, e arriscou uma bicicleta, mas o chute foi por cima.
No minuto seguinte, a insistência santista foi premiada com bola na rede. Geuvânio rolou para Lucas Lima, que fez cruzamento perfeito para a área. Gabriel apareceu em posição legal entre Fagner e Felipe para cabecear e abrir o placar.
A etapa inicial terminou com os números demonstrando a superioridade da equipe da casa: foram oito finalizações, contra apenas uma do Corinthians, que ainda perdeu Luciano, que deixou o gramado com fortes dores no joelho.
Na etapa final, o Santos voltou com tudo e quase ampliou. Aos 3 minutos, Lucas Lima passou por três adversários e chutou cruzado para Ricardo Oliveira, livre na área. O centroavante tentou dar um toque por cima de Cássio, que cresceu no lance e evitou o segundo tento santista.
O jogo ficou nervoso no meio de campo. O Corinthians ainda apostava nos contra-ataques e seguia criando pouco. E, quando criou, aos 18 minutos, Vagner Love recebeu sozinho, pela direita, de cara com o goleiro Vanderlei, mas furou e desperdiçou a melhor chance da equipe visitante no clássico.
A equipe visitante teve outro bom momento na sequência, em cobrança de falta de Jadson, que bateu colocado para a segura defesa de Vanderlei.
E o Santos respondeu de novo com Lucas Lima, o melhor na partida. O meia-atacante recebeu e cruzou na cabeça de Ricardo Oliveira, que tocou no contrapé de Cássio, mas Gil salvou em cima da linha.
No fim, quando tudo se encaminhava para a vitória simples do time da casa, Lucas Lima mostrou porque hoje é o principal nome do Santos. Foi dos pés dele que saiu a jogada que culminou no gol de Marquinhos Gabriel, aos 34 minutos, para ampliar o placar e dar vantagem importante para a equipe praiana, que jogará podendo perder por até um gol de diferença no confronto de volta, em Itaquera.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 2 X 0 CORINTHIANS
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 19 de agosto de 2015, quarta-feira
Horário: 22h (Horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Gols: Gabriel, aos 31 minutos do primeiro tempo, e Marquinhos Gabriel, aos 33 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Lucas Lima (Santos); Fagner (Corinthians)
Renda: R$ 678.150,00
Público: 10.383 pagantes
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima (Paulo Ricardo); Geuvânio (marquinhos Gabriel), Gabriel (Neto Berola) e Ricardo Oliveira
Técnico: Dorival Júnior
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Bruno Henrique, Elias, Renato Augusto e Jadson (Danilo); Malcom (Mendoza) e Luciano (Vagner Love)
Técnico: Tite.
Quando passou pelo Sport Recife, este jogador mostrou que tem um grande potencial e seria um investimento, ao invés de ser apenas mais um jogador do clube. Uma das principais metas dos departamentos de futebol de nossos clubes, deveria ser esta, identificar um potencial investimento, pois futebol bem feito e vencedor é aquele que trás retorno. E quando se contrata aqui no Brasil este ponto nem ao menos é focado, se contrata mais pelo gosto dos dirigentes e pelo grau de conhecimento que os "executivos" de futebol tem, aqui e acolá, bem como das propinas recebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário