Páginas

24 de março de 2011

Ricardo Teixeira rebates Garotinho and denies that will share in the profits of the tournament/Ricardo Teixeira rebate Garotinho e nega que terá parti


O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, utilizou o site da CBF para rebater as acusações do deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), que pretende abrir uma CPI para investigá-lo.

O ex-governador do Rio de Janeiro baseou-se em matéria publicada pelo diário Lance!, em novembro de 2010, na qual revela que Ricardo Teixeira poderia destinar até 100% dos lucros do COL para si ou investir em projetos sociais ou de interesse da CBF.

Segundo a nota divulgada pela CBF, o dirigente não tem como participar dos lucros da Copa de 2014. " O valor líquido de qualquer lucro eventualmente distribuído pelo Comitê Organizador ao final de suas atividades será integralmente repassado para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na condição de sua sócia majoritária...", defende-se Ricardo Teixeira.

Anthony Garotinho também disse que a CPI investigaria os acordos firmados pela CBF com redes de TV. Ricardo Teixeira explica que "a CBF não assina contratos com redes de TV para transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro. Essa negociação é feita diretamente pelos clubes com as emissoras de TV."

LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA DA NOTA DIVULGADA PELA CBF.
(em negrito, os esclarecimentos da CBF)

Munido de questões equivocadas, de inverdades e até com falhas grosseiras de informação, o deputado Garotinho ocupou no dia 15 de março o plenário da Câmara Federal para fazer o seguinte discurso, que terá trechos transcritos abaixo, acompanhados dos esclarecimentos sobre os pontos abordados.

Discurso do deputado:

"... Sr. Presidente (dirigindo-se ao presidente da Câmara), o Comitê Organizador Local - também conhecido como COL - da Copa de 2014 tem como sócio o Sr. Ricardo Teixeira. É a CBF e o Sr. Ricardo Teixeira.

O Sr. Ricardo Teixeira, como é um homem muito inteligente e muito hábil, colocou como sua participação na sociedade apenas 0,1% do COL. Só que lá, estudando o contrato social - veja a pérola, Sr. Presidente, que nós vamos encontrar -, ele pode ficar com 100% do lucro. Numa determinada cláusula está escrito que os lucros podem ser distribuídos a critérios dos sócios, sem guardar proporção com a participação societária descrita no contrato. Então, ele, com 0,1% de participação, dono de uma empresa, sócio da CBF, da qual ele é Presidente, pode ficar com 100% dos lucros!

Só para V Exa. ter uma idéia, Sr. Presidente, o COL na Alemanha, o Comitê Olímpico (sic) Local, em 2006, repassou à Liga dos Clubes na Alemanha 260 milhões de EUROS, àquela época.

Então, peço apoio desta Casa para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o seguinte:

- denúncias de irregularidades da composição societária do Comitê Olímpico (sic) Local;

Diferentemente do que ele diz, o contrato social vigente do Comitê Organizador Brasileiro, registrado na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, tem nos seus item I e I.1 a seguinte redação:"I. Revogação da faculdade de distribuição desproporcional de lucros entre os sócios I.1. Os sócios resolvem excluir do Contrato Social a possibilidade de a Sociedade distribuir seus lucros sem guardar proporção com as respectivas participações dos sócios no capital social."Está revogada a possibilidade de distribuição desproporcional de lucros entre os sócios.

- critério de divisão de lucros da Copa de 2014

Diferentemente do que, mais uma vez ele disse em seu discurso, é mentira que o presidente da CBF Ricardo Teixeira terá qualquer percentual do lucro advindo do COL, como se pode ver no documento de declaração pública no 23º Ofício de Notas, Livro 9294, folha 192, com trecho transcrito abaixo, e o que foi amplamente noticiado pela imprensa:"...o valor líquido de qualquer lucro eventualmente distribuído pelo Comitê Organizador ao final de suas atividades será integralmente repassado para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na condição de sua sócia majoritária..."

- investigação dos acordos firmados pela CBF com redes de TV

Qualquer pessoa medianamente informada sabe que a CBF não assina contratos com redes de TV para transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro. Essa negociação é feita diretamente pelos clubes com as emissoras de TV, como é de notório conhecimento e já foi amplamente divulgado pelos órgãos de imprensa.

- volume de recursos envolvidos na concessão de direitos de transmissão e destino dos recursos

Como a CBF não tem participação na negociação, conforme foi exposto no ponto anterior, os recursos originados dos direitos de transmissão são destinados também diretamente aos clubes.

- recebimento de salários pelos membros da diretoria da CBF (o que ele, mostrando total desinformação, diz ser vedado).

Mais uma vez ele mente: diferentemente do que diz, e como consta da Ata da Assembléia Geral da entidade realizada no dia 5 de janeiro de 1998, o recebimento de salários foi aprovado por unanimidade de votos, conforme descrito a seguir:"... a Assembléia Geral, por unanimidade de votos, decidiu que, doravante, os membros da Diretoria poderão, ou não, receber remuneração pelas funções que exercerem na CBF...",Desde 1998, portanto, o artigo 18 do Estatuto da CBF tem a seguinte redação:"Art. 18 - Os membros dos diversos poderes e órgãos da CBF poderão ser remunerados pelos cargos ou funções que nela exercerem, independentemente de ter, ou não, vínculo empregatício, como forma de assegurar a gestão profissional na CBF;

- financiamento de campanhas eleitorais: Trecho do discurso: "Quero ver quem vai assinar aqui" (referindo-se aos deputados), "porque no balanço a que tive acesso muitos Deputados receberam recursos da CBF para suas campanhas.":

A CBF não pode destinar recursos para esse fim, como dispõe a Lei 9.504, de 30-09-1997, artigo 24, parágrafo nono, alterado com redação de 2009. Com esse questionamento e essa acusação, além de demonstrar completo desconhecimento da lei, ele coloca os deputados desta Casa à margem da lei, pois esse recebimento já estava proibido antes do início da atual legislatura.

- uso da entidade para obtenção de recursos com vendas de jogadores

Esse questionamento chega a ser absurdo e uma ofensa à inteligência de qualquer pessoa que acompanhe com o mínimo de interesse que seja os assuntos relativos ao futebol.A CBF não possui direito algum sobre jogadores. As transferências de jogadores, internacionais ou nacionais, são feitas de maneira transparente, on-line, pelo sistema TMS, da FIFA, de clube para clube, com informações que podem ser acessadas no site da entidade.

- tomada de empréstimos em instituições financeiras com juros prejudiciais à entidade

Há mais de 10 anos a CBF não faz nem precisa recorrer a empréstimos bancários. Tem a sua situação financeira completamente sólida e é superavitária, conforme se pode comprovar no balanço anual da entidade que é devidamente divulgado em veículos de comunicação e tornado, assim, de conhecimento público.

Estão, portanto, devidamente esclarecidos os pontos abordados no discurso do deputado Garotinho.

Veja que o negócio é estranho mesmo, sócio da CBF? Na realização da Copa do Mundo de 2014. É complicado e no mínimo estranho tudo isto.

Penso que seria hora do Ministério da Justiça e a própria CGU assumir e delegar uma força especial inclusive com a Policia Federal para fazer uma investigação minuciosa, ou seja, uma auditoria de tudo isto, ou seja, acaba realmente precisando de uma CPI, mais por quem não tem nada com isto, então não deveria ser com a Câmara, pois se fala que alguns Deputados receberam ou foram apoiados pelo Sr. Ricardo Teixeira com dinheiro da CBF.

Afinal de contas o maior prejudicado é o povo e o futebol brasileiro.


Fonte: Lance. Foto: otempoeoplacar.blogspot.com.
Comentário e Tradução: Roberto Queiroz de Andrade.

The former governor of Rio de Janeiro was based on material published by the daily Lance!, In November 2010, which shows that Ricardo Teixeira could allocate up to 100%of profits to the LOC itself.

The president of the Brazilian Football Confederation (CBF) and the Local Organising Committee (LOC) of the 2014 World Cup, Ricardo Teixeira, has used the CBF Web site to rebut the charges of Congressman Anthony Garotinho (RJ-PR), which aims open a Congressional investigation of it.

The former governor of Rio de Janeiro was based on material published by the daily Lance! In November 2010, this shows that Ricardo Teixeira could allocate up to 100% of the profits of the local organizing for themselves or invest in social projects or interests of CBF.

According to a statement released by the CBF, the manager has no way to participate in the profits of the 2014 World Cup. "The net amount of any profit eventually distributed by the Organizing Committee at the end of your activities will be fully passed through to the Brazilian Football Confederation (CBF) on condition that its majority shareholder advocates ...", is Ricardo Teixeira.

Anthony Garotinho also said the CPI would investigate the agreements signed by CBF with TV networks. Ricardo Teixeira explains that "the CBF does not sign contracts with TV networks to broadcast games of the Brazilian Championship. This negotiation is done directly by the clubs with the TV stations."

READ BELOW THE ENTIRE statement released by CBF.
(Bold, clarification of CBF)

Armed with the wrong questions, even with falsehoods and gross failure of information, Mr Garotinho held on March 15 the full House Federal do the following speech, which will be transcribed excerpts below, accompanied by the clarification of the points addressed.

Speech by Member:

"... Mr. President (addressing himself to the mayor), the Local Organizing Committee - also known as COL - the 2014 World Cup has as a partner Mr. Ricardo Teixeira. It's the CBF and Ricardo Teixeira.

Mr. Ricardo Teixeira, as it is a very intelligent man and very clever, put their participation in society as only 0.1% of COL. But there, studying the social contract - see Pearl, Mr. President, we're going to find - he can keep 100% profit. In a particular clause is written that profits can be distributed to the criteria of membership, without proportion with the ownership interest described in the contract. Then he, with 0.1% share, a business owner, partner CBF, which he is President, you can keep 100% of the profits!

Only for V. Exa., have an idea, Mr. President, the LOC in Germany, the Olympic Committee (SIC) place in 2006, passed to the League Association in Germany of EUROS 260 million at that time.

So, I ask this House to support the opening of a Parliamentary Commission of Inquiry to investigate the following:

- Complaints of irregularities in the composition of corporate Olympic Committee (sic) place;

Unlike what he says, the social contract of the Brazilian Organising Committee, registered in the Commercial State of Rio de Janeiro, has in its I and I.1 item read: "Repeal of I. College of disproportionate distribution of profits among members I.1. Members resolve to exclude the possibility of the Social Contract of the Company distributing their profits by keeping proportion to the shares of shareholders in the capital. "It repealed the possibility of uneven distribution of profits among the partners.

- Criteria for division of profits from the 2014 World Cup.

Unlike that, once again, he said in his speech, a lie that the president of CBF President Ricardo Teixeira will have any percentage of profits coming from the COL, as shown in the document public statement on the 23rd Letter Grades, Book 9294 leaf 192, transcript below, and that was widely reported by the press :"... the net amount of any profit eventually distributed by the Organizing Committee at the end of your activities will be fully passed through to the Brazilian Football Confederation (CBF) on condition its majority owner ... "

- Research agreements signed by CBF with TV networks.

Any moderately well-informed person knows that the CBF does not sign contracts with TV networks to broadcast games of the Brazilian Championship. This negotiation is done directly by the clubs with the broadcasters, as it is well known and has been widely reported by news organizations.

- Volume of resources involved in the granting of rights and resource destination

As the CBF has no involvement in the negotiation, as was set out above, the resources generated from television rights are also intended directly to clubs.

- Receive salaries for board members of the CBF (which he shows total disinformation, says it is prohibited).

Again he lies: contrary to what he says, and as stated in the Minutes of the General Assembly of the entity held on January 5, 1998, the receipt of wages was approved by unanimous vote, as follows :"... the General Assembly, by unanimous vote, decided that henceforth, members of the Board may or may not receive compensation for their services in CBF ...", Since 1998, therefore, Article 18 of the Statute of the CBF has following wording: "Article 18 - Members of several branches and organs of CBF may be remunerated for duties or functions that carry it, regardless of whether or not employment, so as to ensure the professional management in CBF;

- Financing of election campaigns: Excerpt from speech: "I want to see who will sign here" (referring to members), "because the balance I had access to many features of CBF Members received for their campaigns."

The CBF can not allocate funds for this purpose, as prescribed by Law 9,504, of 30/09/1997, Article 24, paragraph nine, with wording changed from 2009. With this questioning and this accusation, and show complete ignorance of the law, he puts the Members of this House against the law because this receipt was already banned before the current legislature.

- Use of the entity to obtain funds from the sale of players.

This question to be absurd and an insult to the intelligence of anyone accompanying the minimum interest that is related matters football. A CBF does not have any rights over players. Transfers of players, whether international or domestic, are made of a transparent, online, by TMS system, FIFA club to club, with information that can be accessed at the site of the entity.

- Borrowing in financial institutions with interests averse to the contracting.

For over 10 years the CBF does not have to resort to bank loans. Has your financial situation is completely solid and surplus, as can be seen in the annual review of the entity that is properly disclosed in the media and become, well, public knowledge.

They are therefore properly clarified the points raised in the speech by Mr Garotinho.

See what the deal is even stranger, a partner with CBF? In conducting the 2014 World Cup. It is complicated and all this at least is or are strange.

I think it's time the Ministry of Justice and the CGU itself and take a delegate special forces including the federal police to thoroughly investigate, ie, an audit of all this, or just really need a CPI, for whom more has nothing on this, then there should be with the Board because it is said that some Members had received or were supported by Mr. Ricardo Teixeira money from the CBF.

After all the worst off are the Brazilian people and our football.


Source: Lance. Photo: otempoeoplacar.blogspot.com.
Commentary and Translation: Roberto Queiroz de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário