Páginas

24 de junho de 2009

CLUBES DE FUTEBOL PROFISSIONAL EM PERNAMBUCO

Recém estive conversando com um presidente de Clube do Futebol Profissional em Pernambuco. Pessoa jovem de formação acadêmica em Medicina onde dá conta de sua profissão como um ótimo profissional.

Mas vamos para o outro lado, o de “principal” dirigente de um Clube Profissional do Futebol Pernambucano e porque não falarmos, do Futebol Brasileiro e o que podemos pensar? Que ele irá/iria se dar bem em seu novo desafio! Sem nunca ter sido um jogador profissional, sem nunca ter freqüentado um curso profissionalizante. E que nos faz falta, não sei de nenhuma Faculdade com Curso Profissionalizante para o Futebol e sua Administração.

Lembro-me do último workshop ou seminário que fiz em Recife, chamado de curso, “O Executivo do Futebol”, ministrado em um único final de semana, em 12 horas pelo Américo Faria, Coordenador da Seleção Brasileira (tele conferência) através da Escola Brasileira de Futebol, da Universidade Norte do Paraná, da FIFA e finalmente da CBF e de suas Federações Estaduais, mas, nem isso ele tem. E seria muito bem prá começar a entender um pouco o Futebol Profissional e suas maneiras de ser, único e complicado, mas este profissional da medicina se deu bem, de acordo com suas próprias palavras, recebeu o Clube na 1ª. Divisão Profissional e o deixou na mesma situação?

Quem sabe ele é um fã desta ilustre figura que falou enfaticamente: “I never worry about action, only INACTION. Winston Churchill. E sendo um dirigente do futebol Professional Pernambucano, ação é o que não irá faltar, com toda certeza.

Pode até dar esta impressão, que tudo correu bem, para quem está fora e não sabe o que acontece nos bastidores e para os torcedores desta associação que viram o clube iniciar o campeonato na 1ª. Divisão e terminar na mesma classificação, mantendo-se só Deus sabe como, numa 1ª. Divisão de futebol profissional onde temos 2 clubes da 1ª. Divisão Nacional Brasileira e até disputando a Libertadores das Américas. De fora parece até uma história de sucesso, mas quando vamos entrar nos detalhes e com o conhecimento que se faz necessário, para se administrar um Clube que precisa andar de acordo com as regras do Futebol Mundial; com o Estatuto da FIFA; com as determinações da CBF; com a Legislação Trabalhista vigente; com o Estatuto do Torcedor; com as determinações do ECADE; com as obrigações da Federação Pernambucana de Futebol; com as exigências do Corpo de Bombeiros e da Polícia; além é claro ter que atender a Procuradoria do Ministério Público. Ter de lidar com um contingente de “profissionais” do futebol; entenda-se; Técnicos, Preparadores Físico, Auxiliares e o contingente do propriamente dito “trabalhadores de futebol” que são os atletas, que devem ter todos os seus “direitos” respeitados.

E esta pessoa como e porque não imagino quis entrar nesta de ser mais um dirigente “amador” de nosso Futebol Profissional e que nem imagina o tamanho da encrenca em que se meteu, não conhece a “Lei da Responsabilidade Civil” que o obriga a responder com seus bens pessoais tudo o que for feito errado, antes mesmo de sua administração começar, durante e depois de sua “administração” até por falta de conhecimento. Escutei várias vezes seu pedido de socorro na mídia local; aos “amigos” que o incentivaram e até pode-se falar, o induziram a aceitar este “pepino” e pediu aos próprios “empresários” da cidade, ao prefeito, e outros que deveriam ou poderiam ajudá-lo e não o fizeram.

E ele continuou até o final do Campeonato Pernambucano e o time se manteve na 1ª. Divisão sabe-se lá como! Pediu dinheiro emprestado a várias pessoas, usou o seu, suas reservas também, para conseguir pagar os salários, tem uma coisa boa porque ele registrou os jogadores e até os profissionais do segundo escalão, coisa que não se usa no nosso futebol “profissional” em alguns clubes. Fazendo com que o Clube não receba uma cascata de reclamações trabalhistas depois de encerrada a temporada. Mas não teve nem tem como vislumbrar nenhum possível retorno em seu esforço e trabalho com jogadores. Não tem como enxergar algum “patrocínio” para a próxima temporada.

O campo do clube é privado e precisa de muitos reparos, e já havia sido interditado anteriormente e este ano foi “interditado” novamente pela Federação e depois de muita briga, autorizaram jogos e falaram que ajudariam com algum dinheiro, para serem feitos os reparos necessários e o que não é verdade, nunca ajudarão, ele vai ficar esperando uma coisa que não virá.

Mas fora isto, hoje o Clube que se restringe a seu departamento de Futebol Profissional que não tem nada, todos foram dispensados, não tem nenhuma renda de sócios, nem time. Tem que, entretanto, fazer as obras necessárias e indispensáveis para que consiga a condição de realizar os jogos de seu time em casa e poder ter algum rendimento.

Não tem como manter seus jogadores de base e tinham um bom time de juniores, tiveram que dispensá-los, primeiro porque estão em desacordo com as determinações da FIFA e da CBF, com a Lei Trabalhista, com o ECADE. Além de não terem um Centro de Treinamento ou qualquer outro tipo de instalação que os qualifique como “formadores”. Então não tem nem dispõe de nada para a próxima temporada, e tem que em dezembro (1 mês antes de começar o Campeonato Pernambucano),ter que contratar e começar tudo novamente e pergunto para quê? e porque não dá para entender e o pior é que não deixam quem é profissional assumir o clube.

Ouviram falar que o FUTEBOL é uma mina de OURO e acham que assim “garimpando” irão descobrir uma mina, mais adiante. Não imaginam que o custo é alto e o beneficio muito difícil de ser alcançado quando falta o conhecimento que dá a competência, esta falta de conhecimento já deixou muitas outras administrações falidas, clubes quebrados e pessoas com as melhores das intenções, desmoralizadas. Este clube mesmo está há muito tempo navegando em mares bravios e com Capitães que não sabem usar o sextante, nem decifrar os sinais do universo que mostram o rumo às embarcações bem dirigidas e quem não tem isso naufraga levando consigo a tripulação e o barco, infelizmente é isto que acontece em nosso País há muito tempo.

O Brasil é um País que onde você falar em futebol, certamente irá encontrar um “expert” pronto a dar a receita do sucesso, desde que não seja com o dinheiro dele e sempre estão prontos a ridicularizar, mostrar os erros, apontar culpados e dizer o que faltou, sem nem mesmo, terem pisado num gramado profissionalmente. Aliás, de médico e técnico todos tem um pouco (este é o ditado mais popular do Brasil) o País está cheio deles, talvez seja isto a relação deste médico com o futebol.

Vemos um verdadeiro pandemônio em se tratando de Clubes Profissionais de Futebol e suas Administrações “amadoras” e muitas vezes “desonestas” no País inteiro, até porque o futebol usa a mídia e atrai os “torcedores” fanáticos que não usam o bom senso e assim são fáceis de serem manipulados E a própria mídia que na maioria das vezes é usada por estas pessoas em seus interesses diversos. Já vimos muitos “dirigentes” usarem seu dinheiro para conseguirem calcar esta posição tão cobiçada para conseguirem outros objetivos, como carreira na política e outras.

Pelo menos não é esse o que vimos neste “dirigente amador”, vimos apenas o desconhecimento do que se propõem a fazer. Quem sabe ele não encontra um Capitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário