Páginas

21 de julho de 2009

JUNIORES OU PROFISSIONAIS PRECOCES?


Temos olhado nos últimos tempos, jogadores juniores sendo levados a serem “profissionais” sem terem tempo de amadurecer seu futebol e porque não falarmos em realmente sabermos se serão ou não profissionais e diferenciados. Ontem estava escutando uma entrevista do Supervisor da CBF da Seleção Sub-20 que no alto de seus 61 anos e mais de 30 anos de experiência com jovens atletas, relatava a falta de critério dos Técnicos do futebol “profissional” brasileiro.


Reclamava justamente dos pedidos dos Técnicos do Internacional, Fluminense, Sport e de outros, sobre os “meninos” que estão inclusos em suas equipes sem terem ainda completado seu ciclo como “aprendizes” ou “juniores”. Estes Técnicos enviaram pedidos a CBF pedindo a liberação dos seus jogadores, como se eles realmente pudessem fazer a diferença em um único jogo e mais, o próprio Técnico do Sport havia reclamado a semana passada que havia tirado o CIRO porque ele estava fazendo “firulas” demais no jogo... E somente para enriquecer o que estou escrevendo, ontem a noite, (dia 20 de julho)jogando pela Seleção Brasileira Sub-20 o CIRO fez 3 gols, contra a Seleção do Paraguai, para calar muita gente......parabéns garoto e continue lutando.


Ora, pelo que me lembro bem, na época do Técnico anterior, o próprio jogador passou muito tempo no “banco” e quando entrava no segundo tempo o jogo já estava estragado, ou mesmo no fim e sem ter nenhuma condição de ser aproveitado, sem nunca sequer receber um passe com qualidade. Escutei ainda nas próprias entrevistas deste mesmo Técnico que o CIRO não tinha boa colocação de área, isto ou aquilo estavam faltando e que iria posicioná-lo melhor em campo, para não acabar com sua carreira antes mesmo de começar, esqueceu que em 28 jogos disputados pelo Campeonato de Juniores este mesmo atleta marcou 34 vezes, tornando-se um dos maiores artilheiros do futebol Pernambucano de Juniores e no Campeonato da 1ª. Divisão do Futebol Brasileiro vinha sempre marcando (mesmo entrando no meio do segundo tempo) e até no principal Campeonato da America do Sul, foi um dos destaques na 1ª. partida contra o Colo Colo no Chile, marcando o primeiro gol do Sport e dando o outro ao seu companheiro de área, (Wilson) sendo o melhor jogador em campo naquela noite, mas a memória é curta, basta somente sentir-se o cheiro de dinheiro e muda tudo.


E havia no Sport outro centro avante, homem referencia de área para finalizar que ele sustentou nesta posição em vários jogos do Campeonato Brasileiro de 2008 e de tanto tentar acabou fazendo alguns gols, no lugar do CIRO que estava no banco ou somente ganhava uma chance ao apagar das luzes. Mas como a justiça divina é grande, este mesmo jogador que recebeu a oportunidade de jogar e se “consagrar”, falando inclusive que “era muito grato ao Clube e que de maneira nenhuma iria deixá-lo”, na primeira oportunidade que apareceu, arrumou as malas e partiu. Enquanto o patrimônio da casa amargou o banco, foi chamado de falsa promessa e já está sendo até cogitado em ser negociado sem poder terminar seu ciclo nesta associação que o descobriu e abaixo de seu real valor (o que é pior).


Graças novamente a proteção dos desamparados e dos oprimidos, chega outra chance a este jovem atleta que será representar o Brasil na Seleção Sub-20, onde deveriam estar Alexandre “PATO”, Taison, e tantos outros talentos precoces que por falta de organização, conhecimento e planejamento foram negociados antes de alcançarem nos seus clubes formadores a real condição de titulares e jogadores profissionais, neste nosso Futebol AMADOR, chamado erroneamente de “FUTEBOL PROFISSIONAL”. E, por conseguinte ao invés de engordarem os cofres de nossos malfadados clubes com suas transferências realizadas na hora certa e com valores internacionais de vendas internacionais corretas, aumentando a fortuna dos clubes da Europa que se valem de nossas administrações errôneas e amadoras, para levarem nossos futuros craques por preços aquém de marcado e ainda falarem que compraram Pato a preço de banana, declaração do Silvio Berlusconi, dono do Milan.



Nenhum comentário:

Postar um comentário