Páginas

31 de agosto de 2009

Pesquisa = Rubro-negros é maioria.



A eterna polêmica sobre qual é o time de maior torcida em Pernambuco teve mais um resultado positivo para os rubro-negros. Pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, realizada entre os últimos dias 11 e 14 de agosto, coloca o Sport no topo do ranking. Segundo o levantamento, 26,4% das 3.363 pessoas entrevistadas admitiram torcer pelo clube leonino. O Santa Cruz aparece na segunda colocação, com 15,7%. O Náutico, com 8%, detém a terceira posição.

Os dados sugerem crescimento da torcida por equipes de outros estados. Flamengo (6,8%), Corinthians (4,8%), Palmeiras (3,8%), São Paulo (3,7%) e Vasco (1,6%) aparecem como os "clubes de fora" com mais adeptos. Araripina e Central são os outros times pernambucanos citados na pesquisa - cada um abarca o montante de 0,6%. A margem de erro do levantamento é de 2,3 pontos percentuais.

A pesquisa demonstra que os recentes triunfos do Sport - participação na Libertadores e conquistas da Copa do Brasil e de sucessivos campeonatos estaduais - ajudaram a elevar o número de torcedores, pois a camada jovem abrange a maioria da torcida. O gráfico é mais favorável ao Santa Cruz quando são consideradas faixas etárias acima de 35 anos. Já a variação positiva para o Náutico surge quando a renda dos entrevistados se eleva.

Outro ponto destacado pela pesquisa é o total de 19% das pessoas terem declarado não torcer por qualquer time. Fatores como o fato de 52,5% dos entrevistados serem do sexo feminino e os fiascos dos clubes pernambucanos tendem a explicar o elevado número de desinteressados por futebol.



Amigos finalmente têm uma pesquisa esclarecendo o que está acontecendo no nosso Estado sobre os nossos clubes, suas performances, suas campanhas, sobre o futebol no interior, sobre termos um campeonato pernambucano mais justo e com mais jogos.


Precisamos ter pesquisas de opinião feita até pela própria Federação Pernambucana de Futebol, para descobrir o que falta descobrir que o futebol está mais para quem torce do que para quem manda, e o pior é que manda sem ter conhecimento. Não é porque você é dirigente de uma instituição que é dono da verdade e pode dizer o que vai ou deverá ser feito.


Precisamos ter profissionais dirigindo o futebol na capital e no interior, chega de "brincar" de futebol, estamos perdendo terreno justamente por estarmos querendo tratar o futebol profissional como apenas um meio para alcançarmos outras metas, e isto acontece na capital e no interior. Agora a pouco escutei que o presidente do Santa Cruz quer ser SENADOR e para isto estaria usando o clube seus torcedores, e no interior do estado, acontece a mesma coisa, querem se lançar a "prefeituras" e outros meandros, menos a ter um futebol competente e profissionalizado.


Temos as parabólicas tomando conta do interior e os canais de televisão sulistas já descobriram isto há mais ou menos 20 anos, e passam os jogos de seus estados em detrimento do que acontece em nosso estado. Temos que parar de querer ser dono da verdade, ser donos da última palavra, achar que por estarmos “sendo” dirigentes, sabemos o que é melhor para o torcedor e para o futuro do nosso futebol profissional.


Precisamos estudar mais, pesquisar mais, falar menos e fazer mais. Espero que esta pesquisa venha ajudar a abrir os olhos de quem comanda o futebol pernambucano para que não venhamos a falir como as pesquisas estão apontando, ainda há tempo para mudanças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário