Páginas

16 de agosto de 2009

“SCOUT” o que é isso no futebol profissional brasileiro.



Não é a primeira vez que falo sobre isso e que infelizmente aqui no Brasil apenas um ou outro clube profissional de ponta tem ou já usa, mas não fala nada (até por não ser bobo). Por exemplo, o São Paulo, nada menos do que 3 vezes Campeão Brasileiro da 1ª. Divisão, já usa este sistema de “scout” no seu departamento de futebol profissional.


Entra técnico sai técnico no departamento de futebol profissional e, diga-se de passagem, sempre treinadores TOP do futebol brasileiro e este “profissional” do departamento de “scout” continua no seu cargo, não gosto de falar em nomes, mas às vezes torna-se necessário falar, é um ex-jogador profissional que inclusive já jogou no Sport, o Milton Cruz. Ele é encarregado de “olhar” jogadores onde quer que se faça necessário, tem suas próprias fontes, além de seu conhecimento profissional (que tanto falo) pois foi um profissional e também verifica as informações dos técnicos que ali estão.


É funcionário do clube há mais de 15 anos e faz justamente aquilo que tanto falo, procura novas promessas do futebol brasileiro e até no exterior, entenda-se, America do Sul. Pois, seria de se esperar demais que todos os jogadores descobertos no São Paulo fossem “crias” do seu próprio departamento de base (que não é pequeno) e que não dorme de touca, como o do Sport Clube do Recife. Eles tratam bem de seus garotos, tem tudo que a FIFA exige e ainda olham no quintal dos outros (literalmente), lembram-se de Wilsinho, que hoje está longe? Foi cria de outro clube, aliás, divididos apenas por um muro. Mas a falta de um profissional competente neste departamento e deixaram o mesmo “pular” o muro e foi devidamente reconhecido seu valor, resultado o São Paulo “lavou a burra” à custa do outro incauto.


Há algum tempo que venho falando ao pessoal dos nossos clubes sobre esta função que não existe ainda e que até Leão quando aqui chegou, foi logo perguntando, onde estão os “olheiros” do Sport. Precisam acordar amigos, do contrário Pernambuco vai perder o “bonde”, aliás, está quase perdendo, infelizmente.


Não precisam escutar-me, precisam é olhar e seguir os exemplos de quem está na frente, agora precisa saber fazer, ter conhecimento do que vai e precisa ser feito. Não adiantará nada se colocar pessoas com sobrenomes de famílias abastadas, empresários bem sucedidos, políticos ou até mesmo "conselheiros" do clube, ten-se que ter "profissional(is)" competente e com conhecimento além de sua identificação com o clube, e que até já cheguei a apresentar e citar alguns, contudo, nunca tive resposta (em administração passada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário