Páginas

9 de setembro de 2009

Com Show de DUNGA, Brasil vence o Chile.



Com show de Nilmar, Brasil vence o Chile. Esta é a manchete do Lancenet.


A classificação conquistada no último sábado diante da Argentina e o desfalque por suspensão de quatro jogadores (Lúcio, Ramires, Kaká e Luis Fabiano) não diminuiu o ímpeto da Seleção Brasileira, que nesta quarta-feira derrotou o Chile por 4 a 2, no Estádio de Pituaçu, pela 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Autor de três gols, Nilmar foi o grande nome da partida e praticamente se garantiu no grupo que irá à Copa do Mundo da África do Sul.


Esta foi a 11ª vitória consecutiva do Brasil e a quinta nas Eliminatórias. Além disso, a Seleção de Dunga - que ainda não perdeu em 2009 - está invicta há 19 jogos, sendo 11 delas nesta competição.


Logo nos primeiros minutos, a Seleção ensaiou uma pressão para cima da frágil defesa adversária. Como resultado, uma falta não marcada sobre Júlio Baptista na entrada da área e uma cabeçada de Luisão tirada por um chileno em cima da linha. Mas a chuva que caía em Salvador esfriou o jogo no meio do primeiro tempo e o que se viu foi um festival de passes errados praticado pelas duas seleções.


Só mesmo um filho da terra para esquentar o jogo. Baiano de Juazeiro, Daniel Alves - surpreendentemente escalado de titular no meio, no lugar de Elano - cruzou aos 31 minutos uma ótima bola para a área e Nilmar, num carrinho aéreo, chegou antes de Adriano para abrir o placar. Pouco depois, o Imperador quase ampliou ao driblar o goleiro dentro da área. Ponce salvou em cima da linha.


Armado com três atacantes, o Chile conseguia sair para o jogo e ameaçava em bolas alçadas na área e em chutes da intermediária. Na melhor chance, aos 39, Fernández recebeu quase na pequena área e chutou em cima de Julio Cesar, que fez boa defesa.


Um minuto depois, numa falha clamorosa da defesa chilena, o Brasil chegou ao segundo gol. Ponce saiu errado, Nilmar roubou a bola e Daniel Alves tocou para Júlio Baptista, que ampliou.


Antes do intervalo, Sánchez não tomou conhecimento da marcação de André Santos na ponta direita, invadiu a área e acabou derrubado por Felipe Melo. Suazo cobrou bem o pênalti e descontou para o Chile.


A situação se complicou para a Seleção no início do segundo tempo, mais precisamente aos três minutos, quando Felipe Melo entrou de sola em Sánchez numa dividida e recebeu diretamente o cartão vermelho. Quatro minutos depois, Suazo aproveitou um cruzamento da esquerda e, livre na área, marcou seu segundo gol, empatando a partida.


Buscando alterar o panorama do jogo, Dunga fez as três substituições no meio da segunda etapa. Entre elas, promoveu a estréia do volante Sandro, do Internacional. Mas foi um jogador que já estava em campo que decidiu. Aos 28, Maicon cruzou de direita na cabeça de Nilmar, que não teve perdão. Dois minutos depois, o atacante marcou seu terceiro e decidiu a partida, aproveitando rebote de um chute de Maicon.


Ainda houve tempo para a expulsão de Sánchez, um dos destaques do time chileno, por reclamação, aos 32 minutos. O atacante já havia levado cartão amarelo.


Com a vitória, o Brasil ampliou para seis pontos (33 a 27) a sua vantagem para o próprio Chile, que caiu para o terceiro lugar. O segundo colocado agora é o Paraguai, que se classificou para a Copa ao derrotar a Argentina por 1 a 0 em Assunção. Os paraguaios têm 30 pontos.


FICHA TÉCNICA:


BRASIL 4 X 2 CHILE


Estádio: Pituaçu, Salvador (BA)
Data/hora: 9/9/2009 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Pablo Fandiño (URU) e Mauricio Espinosa (URU)
Renda/público: R$ 4.350.425,00 / 30.370 pagantes


Cartões amarelos: Jara, Sánchez (CHI).


Cartões vermelhos: Felipe Melo, 3'/2ºT (BRA); Sánchez, 32'/2ºT (CHI).


GOLS: Nilmar, 31'/1ºT (1-0); Júlio Baptista, 40'/1ºT (2-0); Suazo (pên.), 44'/1ºT (2-1); Suazo (pên.), 7'/2ºT (2-2); Nilmar, 28'/2ºT (3-2); Nilmar, 30'/2ºT (4-2).


BRASIL: Julio Cesar, Maicon, Miranda, Luisão e André Santos (Elano, 25'/2ºT); Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Júlio Baptista (Sandro, 23'/2ºT); Nilmar e Adriano (Diego Tardelli, 23'/2ºT). Técnico: Dunga.


CHILE: Bravo, Medel, Jara, Ponce, Vidal (Cereceda, intervalo); Millar (Isla, 23'/2ºT), Carmona e Matías Fernández; Sánchez, Suazo (Valdivia, 23'/2ºT) e Beausejour. Técnico: Marcelo Bielsa.



Não foi Nilmar ou mesmo o Daniel Alves, mas sim o DUNGA, Técnico com letra maiúscula e mesmo sendo levado com chacotas e com desdém. Mostra que o Brasil está em boas mãos e se não for Campeão Mundial na África será por um “acidente de percurso” somente. Foi interessante vê-lo mover as peças, com inteligência, posicionando cada um em seu devido lugar, na hora certa.

E mesmo em desvantagem numérica, venceu o jogo. Acabei de ouvir os comentaristas das radios em Recife e é estranho como não se pode agradar a todos, criticam o Dunga por sua atitude de lutador, de raiva quando o Felipe Melo deu de presente uma bola (querendo enfeitar) de calcanhar e quase os chilenos abriam o placar e ele simplesmente chutou a garrafa de água que estava a sua frente. Depois "empurrou" o assistente da FIFA que estava querendo que ele fosse sentar? Ora, ele estava onde poderia estar o assistente é que estava querendo atrair atenção para aparecer.

E sobre o Dunga ficar como o Maradona (quieto e sem falar nada) isto é um problema de cada um, além do mais esquecem as atitudes de tantos outros Técnicos, como Wanderley Luxemburgo, Felipão, Leão (citando somente os que passaram na nossa Seleção Nacional, recentemente) o que dizer do Antonio Lopes, então!!! Que até voz de prisão deu ao assitente......

Falam ainda que o Dunga deveria começar de baixo? É muita falta de conhecimento, esquecem que estamos no século XXI e que não é a primeira vez que isto acontece, nem aqui ou lá fora.... e tudo só depende de voce esta no lugar certo e na hora certa e ter o conhecimento, lógico. Falam ainda que quem é o Técnico é o JORGINHO, meus camaradas, inveja mata e falta de conhecimento produz isto, comentários de despeito, de intriga e de desespero de causa.

Façam a leitura do jogo e verão que Dunga simplesmente deu um nó no “loco” Bielsa e mostrou ao mundo todo que o Brasil VOLTOU...... Que está jogando como europeu em se tratando de responsabilidade e bonito como foi e deve ser e sempre será, o futebol brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário