Páginas

19 de setembro de 2009

Transfer Matching System – O novo sistema de transferências da FIFA.

Criado em Janeiro de 2008 e depois de vários meses de testes, o novo sistema internacional de transferências (Transfer Matching System – TMS) foi lançado oficialmente.

Atualmente apenas 25 a 30% das transferências internacionais de jogadores são efetuadas através de agentes credenciados pela FIFA, com o objetivo de monitorar clubes, jogadores e agentes, o novo sistema pretende terminar com os pagamentos ilegais e a lavagem de dinheiro que pode ser efetuada através das transferências de jogadores.

Esta nova ferramenta estará disponível para todos os agentes credenciados, que através de uma aplicação online terão de preencher todos os dados necessários relativos à transferência, possibilitando um maior controle sobre as mesmas. Segundo a FIFA, mais de 100 associações e mais de 1000 clubes já estão a utilizar o novo sistema de transferências.

Pena, que esqueceram que o nosso País é o maior exportador de jogadores e portanto, merecia estar nesta primeira experiência. Esperamos que a CBF possa finalmente agir de conformidade com a FIFA, autenticando nossa situação de Agentes Credenciados junto aos Clubes, Jogadores e Federações Estaduais.

O organismo máximo do futebol estima que em 2010 todas as 208 associações estejam a utilizar o sistema em pleno, sendo que o certificado de transferência internacional também estará brevemente disponível online.

Sendo certo que este sistema será uma mais valia para mostrar os valores reais e entidades envolvidas nas transferências internacionais de jogadores, poderá ser a porta aberta para que as federações e ligas utilizem sistemas idênticos para controlar as transferências nacionais.

O controle das transferências em articulação com organismos nacionais de fiscalização das atividades financeiras dos clubes é o caminho a seguir para tornar a indústria do futebol transparente.

A nível internacional o Transfer Matching System da FIFA e o Sistema de Licenciamento de Clubes da UEFA são pontos fundamentais para o desenvolvimento administrativo e econômico da atividade futebol.

É necessário perceber que quanto mais cedo às ligas e associações adotarem sistemas nacionais idênticos, maior será o número de empresas interessadas a associar as suas marcas ao produto futebol, impulsionados pela credibilidade e transparência do mesmo.

Depois de todo este trabalho e investimento da FIFA para tornar transparente o negócio FUTEBOL no mundo, chega a noticia de que ela própria estaria querendo acabar com sua própria criação, que é o Agente Credenciado, aquele que funcionará como um “empregado” da própria entidade.

Estamos todos presenciando um grande LOBBY daqueles que não querem tornar o negócio do futebol transparente.

O que a FIFA precisa fazer através da CBF, é torná-la factível e exeqüível com seu conhecimento pelas Federações, Clubes e jogadores e, por conseguinte, fazer valer, aqui e agora.

Coisa que ainda não foi feito, e é por isso que as transferências feitas por Agentes Credenciados só alcançou seus 30% do total, e como podem ser feitas estas transações todas se a própria FIFA, exige que somente o Agente Credenciado possa fazer?

E como não renovei o "seguro" meu nome já foi retirado do site da FIFA, como o de outros que estão esperando pelas informações pertinentes pela própria instituição que nos criou, acho que não será pedir demais que sejamos tratados com a mesma transparência que a FIFA exige do futebol como “negócio".

E que a partir de 2010 o Agente Credenciado venha poder contribuir com sua parcela de trabalho, para moralizar o futebol, aqui e no mundo.

Nos moldes da FIFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário