Páginas

6 de outubro de 2009

Copa 2014//GARANHUNS terá uma Arena virtual, bem como, Gravatá, Caruaru e Petrolina.

Cassio Zirpoli

A Copa do Mundo de 2014 deverá chegar oficialmente ao interior de Pernambuco, através de um novo projeto, batizado como "Arena virtual". As cidades de Gravatá, Caruaru, Garanhuns e Petrolina deverão contar com um espaço público especialmente produzido para assistir aos 64 jogos do Mundial do Brasil. Uma arena com telão, pontos de venda de produtos alusivos à competição, praça de alimentação e programação cultural. O investimento do projeto ainda não foi divulgado pelo governo do estado, que deverá bancar integralmente as arenas. Porém, a idéia é utilizar prédios subaproveitados nas cidades, que foram escolhidas de acordo com um perfil estratégico no plano de Pernambuco para ser sub-sede da Copa.

"No estádio da Cidade da Copa, no máximo 45 mil pessoas vão poder ver o jogo. Queremos que esse evento seja expandido para outras áreas, e esses locais poderão absorver mais uma parcela do público interessado na Copa", disse Zeca Brandão, que coordenou o projeto da Cidade da Copa, localizado em São Lourenço da Mata e orçado em R$ 1,59 bilhão, cujo edital de licitação para grupos de investidores privados será lançado no próximo dia 26 de outubro. O anúncio da Arena virtual foi feito ontem, durante uma palestra do arquiteto no 3º Fórum de Entidades de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do estado, no Memorial da Engenharia, na Boa Vista.

A idéia, oficialmente chamada pela FIFA de "Fan Fest", foi criada em 2006, na Copa do Mundo realizada na Alemanha. Na Alemanha, a Fan Fest reuniu 18 milhões de torcedores, um número seis vezes maior que o total de ingressos vendidos para os 64 jogos daquele Mundial. A idéia cresceu e sairá do país-sede em 2010. No ano que vem, o Rio de Janeiro será uma das oito cidades espalhadas pelo mundo com uma arena da Fan Fest. A arena virtual, que será armada na praia de Copacabana, terá capacidade para 20 mil pessoas e funcionará das 10h da manhã até meia-noite.

Ontem, durante o evento promovido pelo Crea-PE e que contou com representantes de14 entidades com o objetivo de discutir o projeto pernambucano para o Mundial, Zeca Brandão também falou sobre o número de partidas na futura Arena Capibaribe durante a Copa. O estádio deverá receber quatro ou cinco jogos. Dessa forma, o estado garante pelo menos uma partida das oitavas de final, e, quem sabe, um jogo pelas quartas-de-final.

Olhem as mudanças chegando, hoje mesmo assisti reportagem lá em Belo Horizonte sobre educação, como tratar o "turista" e espero que não seja somente o visitande que deve ser tratado assim, pelos funcionários publicos, motoristas de taxi e outros, mas todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário