Páginas

5 de outubro de 2009

Nos encontramos no Clássico. Será?

Brasileiro // Duelo entre Náutico x Sport já é encarado pelo torcedor como o jogo decisivo para a permanência na Série A

Ainda faltam cinco jogos para o último Clássico dos Clássicos do ano. Pouco menos de um mês. Mas torcedores de Náutico e Sport já pensam no duelo com o rival. Sem qualquer piedade ou condolência. Para eles, o jogo, que terá a data e horário confirmados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em breve - acontece na 33ª rodada -, será decisivo para livrar o rebaixamento.











Zagueiro Negretti será titular contra o Internacional, que ontem demitiu Tite e já anunciou Mário Sérgio. Fotos: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Eles têm razão quando a realidade mostra que restam apenas cinco confrontos diretos entre os habitantes das cinco últimas vagas. O Clássico é um deles.

Não que a disputa esteja restrita a Santo André, Botafogo, Náutico, Sport e Fluminense. Pelo desempenho recente das equipes, no entanto, dificilmente haverá modificações. Os clubes que estão logo acima, Atlético-PR e Coritiba, atravessam momentos favoráveis. O Coxa está cinco pontos à frente do 16º colocado. O Atlético-PR, seis. Como o Fluminense vive o momento inverso, provavelmente a briga contra o rebaixamento deve ficar restrita a quatro clubes, estes lutando por uma vaga apenas.












César sempre aparece como uma opção para substituir Durval

Nesse contexto, o Sport tem nas próximas rodadas a sua chance de sobrevivência. Nas sete rodadas seguintes, o time disputa cinco jogos no Recife, quatro deles na Ilha do Retiro - o outro é o Clássico nos Aflitos. O próximo duelo, contra o Santos, amanhã, é fundamental para o Leão, principalmente em referência ao moral da equipe. O empate contra o Grêmio, antecedido pela vitória sobre o Santo André, deixou o elenco animado. O limite da zona de rebaixamento, que chegou a esta oito pontos distante, está a quatro.

A realidade do Náutico é diferente. Após conseguir a custa de muito sacrifício deixar a zona de queda, o time começou a cair. Entrou numa fase sem vitórias e, conseqüentemente, voltou a ocupar a zona de rebaixamento. Aconteceu com a derrota para o São Paulo, nos Aflitos, e as vitórias de Botafogo e Santo André. Até o Clássico dos Clássicos, o time terá apenas dois jogos como mandante. O time alvirrubro está apenas dois pontos à frente do Sport.

"Clássicos" - Se o retrospecto recente desanima os alvirrubros, o Náutico tem a vantagem de ser o time entre os cinco últimos que vai enfrentar mais adversários diretos na luta contra o rebaixamento. Serão três jogos: contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, o Clássico dos Clássicos, nos Aflitos, e diante o Santo André, em São Paulo. Os outros confrontos diretos são Santo André x Fluminense e Sport x Fluminense.





Tenho uma ligeira impressão que as coisas poderão ser definidas antes deste clássico pernambucano. Como estamos vendo, os outros times que estão disputando a saída ou mesmo o distanciamento da zona de rebaixamento, ganharam e elevaram os pontos necessários para a classificação muito embora que se "estatísticas" entrassem em campo, ontem o Sport não precisaria ter jogado, já havia perdido, de acordo com os números, o Grêmio venceria os pernambucanos até com o time de pipoqueiros, e até mas vejam no que deu.


Mas o Sport tem que atropelar o Santos nesta quarta feira, para dar moral e aí alavancar realmente sua saída desta 19º posição (não estou falando ainda, sair da zona). E como estamos vendo, o Sport tem tudo para sair, só depende dele próprio, do time e do presidente, isto mesmo! Não espero que ele entre em campo, mas que permita a massa rubro negra, entrar e jogar com o time, como todas as outras torcidas estão fazendo.



Espero realmente uma atitude deste que foi colocado no posto de “presidente”, para substituir uma administração vencedora e campeã. Teremos uma seqüência de 5 cinco jogos em Recife, 4 na Ilha do Retiro que volto a falar, precisa ser a “Bonbonilha” da Copa do Brasil, se tivermos 30.000 torcedores gritando e levando o time na raça e na vontade, não cairemos para a segunda divisão.

Acorda presidente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário