Páginas

9 de outubro de 2009

O FUTEBOL "profissional" EM GARANHUNS.



Tenho escutado muitas conversas sobre o que pode acontecer no futebol da cidade de Garanhuns. Tanto no que diz respeito à Associação Garanhuense de Atletismo “AGA”, quanto ao Sete de Setembro.


No que diz respeita a AGA, escutei que o atual “presidente” iria arrumar o clube no próximo ano, entenda-se 2010, no que diz respeito às instalações que estão abandonadas no que compete as instalações para o futebol profissional poder existir novamente, mesmo que "amadoramente" e que no próximo ano, 2011 deveria entrar no campeonato Pernambucano da 2ª divisão, mas com o nome de TIGRE? Não tenho nada contra este time que milita no futsal pernambucano e é de Garanhuns e vai muito bem obrigado, mas uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa, a AGA tem seu nome, tem sua tradição, é uma instituição com uma história própria dentro do futebol e da vida social da cidade e isto tem que ser discutido com todos os seus sócios e conselheiros seriamente, para saber se todos concordam, esta é minha opinião.


Sobre o que tenho ouvido falar do Sete de Setembro é que o clube foi entregue a uma pessoa que vem de Sergipe e trás em sua bagagem uma “escolinha” chamada, www.meninosdeouro.com.br que acabei de olhar e com espanto vejo que até um Agente Credenciado eles tem (que é nossa amiga Helena Lyra, pernambucana, radicada em São Paulo, advogada) ao qual sempre estamos apoiando com idéias e até com informações sobre o futebol, também escutei hoje no rádio que o GENA também está vindo para trabalhar e esta pessoa é um dos ícones do futebol pernambucano, grande ex-profissional, com muita história dentro do nosso futebol e fica aqui nossas boas vindas.


Não sei se é uma grande vantagem ter alguém que vem de fora, ou se realmente vale a pena, mas aqui temos uma “tradição” sempre se apóia os visitantes, pelo menos até eles pisarem fora do caco, o que normalmente não leva muito tempo. Os santos de casa aqui não tem vez, isto acontece na politica e no futebol.


Quando me convidaram para aceitar a presidência do Sete de Setembro, apresentei nossos planos para o futuro da instituição e que entre uma das muitas providências que tomaria seria a de levar o time, no meio do ano a uma viagem à Turquia, Austria, enfim, a Europa para realizarmos jogos, mostrando nossos atletas, realizarmos treinos e até jogos amistosos na intenção de mostrar e “transferir” jogadores, no intuito de criar um “caixa” com "recursos", próprios para a próxima temporada, e até começarmos a construção de um Centro de Treinamento, e a própria sede social do clube mas alguns diretores pularam de suas cadeiras e gritaram, “menos”, Roberto, “menos” , leve para São João, Brejão, Saloá, Caetés, zobando de meus planos, e hoje vejo que finalmente copiaram nossa idéia parabéns, pessoal vejo que vocês até que sabem fazer alguma lição de casa.


Este negócio de sair com o pires na mão e ir aos programas esportivos nas rádios pedir que os empresários da cidade "ajudem" o clube? Paguem seus funcionários? Seus impostos? Seus custos? Seus salários? É uma incompetência e mostra a falta de capacidade de quem se acha "empresário" deste esporte ou até dirigente.

O futebol profissional tem que ser tratado como uma empresa. E como tal deve ser administrado, por profissional qualificado e licenciado; que sabe o que esta fazendo; sabe o que vai e precisará fazer, para conseguir sobreviver e ter sucesso.

Agora uma coisa é copiar, e outra é fazer e ter competência para fazê-lo. De sã consciência quem acredita que vem alguém de fora, vai querer criar aqui, construir aqui, desenvolver nossos garotos daqui e fazer forte nossa cidade no esporte?

Lá vamos nós outra vez, não aprendem nunca a serem profissionais e darem valor a quem é de casa. É uma pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário