Páginas

5 de janeiro de 2010

Sport anuncia ex-atacante do Guarani para 2010.




Dairo fez dois gols pelo Bugre na campanha que classificou o time para a Série A do Brasileirão.


O Sport continua reforçando seu elenco para a disputa da Série B do ano que vem. Dairo, atacante de 20 anos que estava no Guarani, vai para a Ilha do Retiro a pedido do técnico Givanildo Oliveira.


- A princípio, o Guarani não queria liberá-lo. Mas depois conseguimos o acerto financeiro e ele estará conosco no próximo ano - afirmou o diretor de futebol do Sport, Francisco Brennand Guerra, ao "Diário de Pernambuco".


Dairo participou da campanha do acesso do Guarani para a Série A e marcou dois gols no campeonato. O jovem atacante se une ao lateral-direito Júlio César, ao lateral-esquerdo André Luís, ao meia Ricardinho e ao zagueiro Montoya na lista de reforços já anunciados para a próxima temporada.

LANCEPRESS.


Ficamos esperando o resto das explicações, porque somente estas não são suficientes, onde está o valor da negociação e que negociação foi esta? Mais um empréstimo? Afinal estamos acompanhando negociações em nome da “instituição” chamada, Sport Clube do Recife e não de um clube particular.


De que adianta formar um time onde a maioria dos jogadores não são “patrimônio” do clube, quase todos “emprestados” por outros clubes ou até por empresas, chamadas de “parceiros”, e naturalmente serão os que sairão ganhando (mesmo o clube ganhando o Campeonato Pernambucano e sendo Campeão da 2ª Divisão) ou será que estou enganado.


É muito cômodo, ser um dirigente e outorgar a administração a terceiros que tem comprometimento com seu próprio bolso? Não seria melhor contratar alguém que saiba o que é o futebol profissional para fazer este trabalho (sendo ele funcionário do clube) e todo o resultado será colhido pelo clube e não pelos “parceiros”? Ora, já temos o resultado disto, não estou inventando nada, só mostrando o que acontece em instituições que estão se profissionalizando, aqui mesmo no Brasil.


Uma equipe tem que ter jogadores com experiência, entenda-se, com mais idade, e estes sim, deveriam vir emprestados, porque não trariam despesas sem ressarcimento e como não tem retorno tais contratações, o clube não perderia dinheiro, porém ten-se que entender e conhecer do futebol para fazer isto. Em outro ângulo, ten-se que garimpar onde for necessário e trazer jogadores com potencial para se tornarem “diferenciados” ou no mínimo atletas negociáveis no futuro, adquirindo seus direitos definitivos, para depois, estes jogadores possam ser negociados e trazer receitas aos cofres da instituição que os descobriu e lançou no mercado profissional.


Enquanto estivermos agindo como clubes sem conhecimento, sem planejamento a curto, médio e longo prazo, dentro logicamente de seu orçamento (seja ele qual for), estaremos somente trocando 6 por meia dúzia e aumentando seus problemas orçamentários, ou seja, seu déficit, suas dividas. Nunca vi em clube nenhum europeu, o presidente viajando para contratar atletas, contratar técnico, fechar contratos com patrocinadores (somente aqui no nosso País) é que existe isto, porque será?


De que adianta sair tomando emprestados jogadores que estão começando ou até a meia idade que poderão ainda ser negociados por bons valores, mostrá-los, pôr em evidência e depois ficar olhando ele ir embora, sem deixar nada em troca ou somente estamos brincando de faz de conta. Quem irá pagar as contas, o próximo dirigente ou o clube, seus sócios, quem?


Temos que mudar esta postura de segunda linha, linha de barriga de aluguel, linha de ter “parceiros” que investem (lógico) mais que ficam com tudo. E a instituição fica onde? Para que falar que “ama” o clube, que tem serviços “prestados”, que tem família ilustre, e vai por aí.


A FIFA criou condições para que todo clube seja rentável, tornou as regras o mais equilibrada possível, só depende dos dirigentes, entenderem e usarem. Mais é preciso que se tenha transparência, que se tenha realmente decência e o que se queira, seja somente o benefício do clube, enquanto for dirigente e isto é complicado, ou melhor, é quase impossível, porque a maioria olha para seu próprio bolso.


O futebol profissional é um dos maiores negócios rentavel e legalizado no mundo de hoje. Veja somente o exemplo do Milan FC em 2 jogadores comprados aqui no Brasil, nos últimos anos, está tendo um lucro de Euros 100 Milhões somente em seus valores de transferências, sem falarmos em patrocinios, camisas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário