Páginas

10 de dezembro de 2009

Durval se despede dos rubro-negros, Hamilton também, Magrão?. Desmonte do Time rubro-negro?



Zagueiro não aceita proposta para renovar com o Sport para temporada 2010. Volante Hamilton é outro a arrumar as malas.


O Sport parecia refém do zagueiro Durval. Ídolo da torcida rubro-negra, o jogador tinha recebido uma proposta para renovar seu contrato há quase 15 dias vinha levando o clube leonino em "banho-maria". Ontem, porém, encerrou-se o prazo dado pela direção do Sport ao jogador. Era sim ou não. O procurador do atleta, o empresário Luis Gustavo, não aceitou a proposta do clube e Durval vai seguir o seu caminho. Encerra-se assim uma era que iniciou-se em janeiro de 2006. Em quatro temporadas na Ilha do Retiro, Durval sagrou-se tetracampeão Pernambucano, Campeão da Copa do Brasil e ainda disputou a Libertadores da América deste ano. Junto com o capitão da equipe rubro-negra sai também o volante Hamilton que não fez uma contraproposta para ficar e não interessa mais. Há quem diga que Hamilton está se transferindo para o Goiás.

"Oferecemos uma proposta excelente para Durval continuar no Sport. Tínhamos muito interesse na sua permanência. Ele era ídolo no clube e tinha muitos serviços prestados. Mas não deu. Vamos tocar nossa vida. Além do mais, o empresário do jogador estava oferecendo ele para tudo que era clube", comentou Franscisco Guerra, diretor de futebol leonino. Apesar de não confirmar informações de bastidores dão conta que o Sport ofereceu R$ 70 mil de salários para Durval, além de R$ 200 mil de luvas. Entre os clubes que mostraram interesse no zagueiro estão o Atlético-MG, Vasco da Gama e o Corinthians.

Com o passar dos dias, a dificuldade do Sport manter a espinha dorsal de seu time aumenta. A queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro contribui decisivamente para isso. O "paredão da Ilha Retiro", o goleiro Magrão, passa a ser o novo alvo. Ontem, o presidente do clube, Silvio Guimarães, confirmou que o Santos tem interesse de levar o jogador para a Vila Belmiro.

A proposta do Peixe não foi levada muito a sério pelo cartola leonino. Foi oferecida uma pequena quantidade de dinheiro e colocado alguns jogadores à disposição do Sport em troca do empréstimo de Magrão por uma temporada.

"É sempre aquela história: quando a gente quer um jogador de lá, eles cobram uma fortuna. Mas quando vêm buscar aqui querem levar de graça, por empréstimo e com passe estipulado lá embaixo. Além disso, ficam ligando direto para os jogadores colocando besteira na cabeça do atleta", afirmou Silvio Guimarães. O presidente explicou que nenhum jogador oferecido pelo Santos está na lista apresentada pelo novo técnico do Sport, Givanildo Oliveira.

Diário de Pernambuco.


Parece até brincadeira, as declarações dos dirigentes leoninos. Lógico que um “empresário”, que não está em conformidade com o que a FIFA determina e o próprio clube quando negocia com uma pessoa que não tem legitimidade para ser o que acha que é, corre o risco de ser penalizado (se estivéssemos na Europa, poderia até ser banido do futebol profissional) e que está no futebol para tirar o máximo que puder de ambas às partes e logicamente que ele faz isto mesmo, vende seu “peixe” ao maior número possível de prováveis interessados. É muito diferente da atitude de um Agente Credenciado que trabalha para o atleta ou para o clube, além de seguir normas rígidas de comportamento e de atitude que podem ser cobrados pela FIFA ou pelo interessado em seus serviços.


Sobre esta situação de que "É sempre aquela história: quando a gente quer um jogador de lá, eles cobram uma fortuna. Mas quando vêm buscar aqui querem levar de graça, por empréstimo e com passe estipulado lá embaixo. Além disso, ficam ligando direto para os jogadores colocando besteira na cabeça do atleta", quem manda não ter conhecimento, podemos fazer a mesma coisa, só depende do conhecimento que se tem sobre o que se faz, não basta ser um homem honrado e íntegro, para dirigir um clube, é necessário se ter profundo conhecimento de mercado, de gestão de futebol, das normas da FIFA, se ter uma vasta cadeia de contatos no meio, trabalhar diariamente no futebol como se trabalha em sua profissão verdadeira e por aí vai. Ou então se contrata alguém que já faz isso e de preferência que tenha vindo de dentro do campo, estudado, viajado, se aperfeiçoado, e tenha uma identificação com a instituição, ou seja, “perfil” do clube, seria muito interessante ter o presidente do clube como Técnico também, como Preparador Fisico, e outras perolas, não acham.


Enquanto não tivermos isto como regra básica no futebol de nosso Estado, não teremos como avançar no futebol profissional que é uma empresa, sem tirar nem por. O negócio na Ilha do Retiro parece que virou um carnaval e lá se vai outra vez, descer pelo ralo.


Não adianta ficar falando que, “só tenho isto de dinheiro” e, portanto, só contratarei em cima desta quantia. Ora, cadê os homens que captam recursos, novos patrocínios, os marketeiros do clube, onde está este departamento? Pessoas que tem que ter idéias brilhantes, conhecimento de marketing e do mercado, e do clube, para conseguirem arranjar novos patrocinadores? Novas rendas, onde estão? Veja o que o Corinthians Paulista fez, ou não somos iguais a eles, e tão competentes quanto eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário