Marcelo Paciello da Silveira • Os clubes brasileiros, com raras exceções nem sabem o que significa fidelizar. Talvez eles pensem que torcedor fiel já está fidelizado. Atuo politicamente no Palmeiras e tem gente lá dentro que perguntou se a internet funcionava no final de semana. São essas pessoas que ainda fazem parte dos conselhos e das diretorias dos clubes de futebol no Brasil. Estão administrando como clube social.
Georgios Markakis • Permita-me discordar dos
colegas acima. Eu acho que os clubes brasileiros são os que mais conseguem
fidelizar seus torcedores. Pense o seguinte: Os torcedores são mal tratados. Os
ingressos são caros. Os estádios não tem sequer banheiros nem comida decente.
Há horários dos jogos tão tarde que em muitas vezes até o transporte público já
se encerrou. Os produtos licenciados são abusivamente caros.
E mesmo com tudo isso, o torcedor continua fazendo filas enormes para comprar ingressos! Diga-me se isso não é uma fidelização ao extremo. Chega a beirar o hipnotismo!!!
E mesmo com tudo isso, o torcedor continua fazendo filas enormes para comprar ingressos! Diga-me se isso não é uma fidelização ao extremo. Chega a beirar o hipnotismo!!!
Leonardo Gonçalves da Silva Neto, PhD • Amigo Georgios Markakis,
respeito a opinião de ambos. Acredito que o espaço é exatamente para isso, o
debate. Eu continuo devendo a tese que o processo de fidelização dos torcedores
ainda é um projeto distante. Mas, para não ficar na esfera das minhas
afirmativas vazias vou trazer algumas informações para centro da discussão.
Segundo máteria pública no Diário Esportivo Lance do dia 2 de março de 2012:
Rio de Janeiro:
Das 62 partidas do primeiro turno do carioca apenas 13 deram lucro para os clubes - as outras 49 foram deficitárias.
A média do público no 1º turno no carioca em 2010 foi 3.525 pagantes, 2011 - 4085 pagantes e 2012 - 3017 pagantes. O maior público foi na final da Taça Guanabara 2012: 31.276 pagantes. Bons tempos aqueles de estádios cheios numa final de Taça Guanabara. O jogo Bonsucesso e Macaé em 2012 teve público com 10 pagantes.
São Paulo:
A média de público nas 10 primeiras rodadas do paulista foi de 5398 pagantes (2010), 5172 pagantes (2011) e 5072 pagantes (2012). O Maior público foi 2012 foi de 25166 pagantes no jogo Corintians e São Paulo. 323 pagantes foi o público do jogo São Caetano e Comercial de Ribeirão Preto.
Paraná
A média de público nas 5 primeiras rodadas foi de 2267 pagantes (2010), 3026 pagantes (2011), 1952 pagantes (2012). O maior público em 2012 foi no jogo Coritiba e Corinthians,10998 pagantes.
Bahia
A média de público nas 11 primeiras rodadas do Baiano foi de 3.048 pagantes (2010), 3294 pagantes (2011) e 2497 pagantes (2012). O maior público em 2012 foi no jogo Bahia e Vitória, 29388 pagantes. O jogo Serrano e Camaçari teve público de 171 pagantes em 2012.
Esses só são alguns dados sobre a situação dos públicos nos campeonatos no Brasil, bem diferente dos clubes europeus.
Média de Público na Temporada 2010/11
Borussia Dortumnd - 80460
FC Barcelona 79390
Manchester United 75109
Real Madrid 70736
Bayern de Munique
Schalke 04 - 61428
Arsenal 60025
Hamburgo SV 54445
Milan 53528
Marseille 51081
Rio de Janeiro:
Das 62 partidas do primeiro turno do carioca apenas 13 deram lucro para os clubes - as outras 49 foram deficitárias.
A média do público no 1º turno no carioca em 2010 foi 3.525 pagantes, 2011 - 4085 pagantes e 2012 - 3017 pagantes. O maior público foi na final da Taça Guanabara 2012: 31.276 pagantes. Bons tempos aqueles de estádios cheios numa final de Taça Guanabara. O jogo Bonsucesso e Macaé em 2012 teve público com 10 pagantes.
São Paulo:
A média de público nas 10 primeiras rodadas do paulista foi de 5398 pagantes (2010), 5172 pagantes (2011) e 5072 pagantes (2012). O Maior público foi 2012 foi de 25166 pagantes no jogo Corintians e São Paulo. 323 pagantes foi o público do jogo São Caetano e Comercial de Ribeirão Preto.
Paraná
A média de público nas 5 primeiras rodadas foi de 2267 pagantes (2010), 3026 pagantes (2011), 1952 pagantes (2012). O maior público em 2012 foi no jogo Coritiba e Corinthians,10998 pagantes.
Bahia
A média de público nas 11 primeiras rodadas do Baiano foi de 3.048 pagantes (2010), 3294 pagantes (2011) e 2497 pagantes (2012). O maior público em 2012 foi no jogo Bahia e Vitória, 29388 pagantes. O jogo Serrano e Camaçari teve público de 171 pagantes em 2012.
Esses só são alguns dados sobre a situação dos públicos nos campeonatos no Brasil, bem diferente dos clubes europeus.
Média de Público na Temporada 2010/11
Borussia Dortumnd - 80460
FC Barcelona 79390
Manchester United 75109
Real Madrid 70736
Bayern de Munique
Schalke 04 - 61428
Arsenal 60025
Hamburgo SV 54445
Milan 53528
Marseille 51081
Matheus Braga Gil de Oliveira • Os clubes não sabem fidelizar
os torcedores porque o fator paixão conta muito. O torcedor apaixonado não
deixa de ir pro estádio por causa do banheiro sujo ou porque a arquibancada é
de concreto, etc. Ele continua indo, continua ficando horas na fila para ingresso
de final, pega chuva, trânsito, transporte público horrível, etc.
Isso tudo somado ao amadorismo dos clubes faz com que continuem empurrando com a barriga, tirando as exceções.
O fato é que o público no estádio diminui a cada ano. Ora diminui menos, ora diminui mais. Mas diminui há muito tempo.
Isso tudo somado ao amadorismo dos clubes faz com que continuem empurrando com a barriga, tirando as exceções.
O fato é que o público no estádio diminui a cada ano. Ora diminui menos, ora diminui mais. Mas diminui há muito tempo.
Felipe Demarqui • Acredito que nenhum clube
brasileiro saiba, efetivamente, fidelizar seus torcedores. O que vemos são
ações esporádicas e pontuais ao invés de uma busca constante para entregar
melhores produtos e, acima de tudo, experiências vinculadas ao clube.
Lucas Souto • Olá Santos. Posso afirmar
dentro do meu campo de atuação (as mídias sociais) que os clubes brasileiros
ainda estão muito longe de conhecer, fidelizar e interagir com os torcedores.
Há ainda muito amadorismo e pouco comprometimento com a comunicação. Sei que a
comunicação não é tudo, mas é parte fundamental do processo de fidelização.
André Pires Gonçalves • O futebol brasileiro vive pela
paixão no país e não pela fidelização, os torcedores são mal tratados e ainda
correm o risco de sofrer violência, vão para o estádio sem a mínima condição de
conforto e passam horas para comprar ingresso. Aquele que souber tratar bem
seus torcedores não apenas como torcedores, mas como clientes irão tornar
referência, nem basta muito é somente copiar alguns clubes mundo o fora ai que
já saberão como lidar com os torcedores.
Vinicius Borsatto Ferreira • Concordo com esse último post
do Walter, discutir a fidelização desse jeito para mim está errado! Porque há
estudos que mostram que o torcedor de um clube é fiel a ele e dificilmente
troca de clube o que significa ter fidelidade ao seu produto, o que seria
diferente se comparasse a fidelidade (loyalty) de alguém que compra um Iphone
ao invés de comprar um Galaxy.
Para mim o
mais correto nessa discussão seria falarmos sobre se os clubes sabem vender o
seus produtos e serviços de maneira eficiente ou não, o que para mim seria NÃO. Depois entraríamos para a discussão
sobre os fatores que impossibilitam de isso acontecer como; falta de estrutura,
violência, má gestão, etc.
Acho que o futebol brasileiro precisa de uma administração mais séria, se pararem para observar irão notar que quem faz a gestão do nosso
futebol como um todo é a Rede Globo e não a CBF que somente organiza o
calendário das competições. Os clubes mais fortes precisam se unir formar à tão
sonhada Liga ou sei lá o que e criarem um plano estratégico de crescimento do
futebol como um todo.
Porque para mim os clubes só brigam entre si dentro de campo,
pois, fora no final do dia cada um tem o seu público alvo bem definido e se bem
trabalhado se torna uma moleza vender, veja o caso do Corinthians que depois de
ser organizado e estruturado o seu produto a fidelização é natural dos seus
torcedores devido a própria paixão, é uma mina de ouro! Cumprimentos.
Depois de ler e várias vezes tudo o que se escreveu aqui
quero dar meus parabéns a todos, pois os comentários se locupletam todos eles.
Os clubes brasileiros são administrados por torcedores, portanto, amadores e
mesmo assim conseguem levar pessoas para os jogos, mesmo tendo um calendário
extenso, horários esquisitos, ou melhor, que se troca a bel prazer da TV para
que se possam assistir novelas, não temos Arenas decentes, temos pardieiros e
todo dia de jogo parece que é "inauguração", desde a policia de transito
até a de contenção, o pessoal que trabalho nos campos de futebol, chamados
erroneamente estádios, são ignorantes e mal educados.
O brasileiro ganha mal, muito mal mesmo e muitos (pelo
menos aqui em Recife) deixam de comer algo melhor, para ir ver o Santinha
jogando, que mesmo na quarta divisão levou + de 50 mil ao
"pardieiro", rsrsrs, enfim, tudo aqui pede para a profissionalização,
só não sei quando, nem como, porque, vejam este caso.....
O Fernandão (nada
tenho contra ele) é transformado de Gerente de Futebol para Head Coach em
questão de minutos, nunca estudou nada para complementar seu conhecimento empírico com conhecimento cientifico, sem base e sem alicerces "científicos", bem dizendo...Entenderam?
O mais importante é que precisamos ter mais gente nas escolas,
aliás, precisamos ter escolas superiores com curso técnico de alto nivel para; Técnico, Gerente, Executivo, etc., etc... Aqui as coisas andam mais na
improvisação do que em qualquer outra coisa.
Vejam o caso do ex-presidente do Corinthians, repito nada
tenho contra ele (tenho contra quem o fez Gerente da Seleção Brasileira).....E
de repente pegou um clube grande, com torcida fiel, e vinha de um aprendizado
com o Kia Jorabchiam, mesmo que nas coxas (aprendeu alguma coisa), e agora
vejam a administração do Santos, atual, que criticou o o ex-pres., despencando
de seu pedestal, e vejam o Flamengo com uma presidenta (como nossa presidenta
gosta de ser chamada), uma ex-atleta que se mete numa embrulhada de arrepiar os
cabelos e agora é que esta se dando conta que se f.....de A a Z.
E aí, posso
continuar falando de tudo isso, mas certamente que irão dizer...
O que isto tem com a pergunta inicial, tem tudo. Pois são todos presidentes estagiários ou seja, amadores, alguns
estão ali para roubar e outros apenas porque são somente torcedores, no mais
tudo é isto mesmo, Uma tremenda falta de profissionais na área e de ética.
Fonte: Linkedin. Foto: divulgação.
Comentário: Roberto Queiroz. Tradução: Roberto Queiroz e Roberto
Queiroz Junior.
Marcelo da Silveira
Paciello • The Brazilian clubs, with rare exceptions, they do not know what
loyalty means. Maybe they think it is already loyal fan someone that just go the stadiums. I act politically
in the Palmeiras and there are people inside who asked if the Internet worked over
the weekend. These are people who are still part of the councils and boards of
directors of football clubs in Brazil. They are running as a social club.
Georgios Markakis •
Allow me to disagree with the fellow above. I think the Brazilian clubs are the
ones who can engage your fans. Consider the following: The fans are treated
badly. Tickets are expensive. The stadiums do not even have bathrooms or decent
food. There are times of the games so late that the public
transport are already closed. The licensed products are abusively expensive. And even with all
this, the fan continues to make huge queues to buy tickets! Tell me if this is
not a loyalty to the extreme. Reaches border on hypnotism!
Leonardo Gonçalves da
Silva Neto, PhD. • I
believe that this space is exactly for debate. I'm owing the thesis that the
process of loyalty of the fans is still a distant project? But not to get on
the ball of my empty statements, I will bring some information to the center of
discussion. According matter of public record in the Daily Sports Lance Day
March 2, 2012:
Rio de Janeiro:
Of the 62 matches of
the first round of the Rio only 13 made a profit for the clubs - the other 49
were deficient.
The average public in
the 1st round in Rio in 2010 was 3525, 2011-4085 and 2012-3017
payers. The largest crowd was in the Guanabara Cup final 2012: 31,276 paying customers.
Those were the days of full stadiums in Guanabara Cup final. The game between
Bonsucesso and Macae in 2012 had 10 paying public.
Sao Paulo:
The average
attendance in the first 10 rounds of the state was 5398 payers in (2010), 5172 (2011) and 5072 (2012). The Biggest public was paying in
2012 was 25,166 in the game Coríntians and Sao Paulo. The public in the game of Sao Caetano and Commercial Ribeirão Preto was 323.
Paraná
The average
attendance within the first 5 rounds was paying 2267 (2010), paying 3026
(2011), paying 1952 (2012). The largest audience in 2012 was in the game
Coritiba and Corinthians, paying 10,998.
Bahia
The average
attendance in the 11 first rounds of the Baiano was paying 3048 (2010), paying
3294 (2011) and paying 2497 (2012). The largest audience in 2012 was in the
game Bahia and Vitoria, paying 29,388. The game Serrano and Camaçari had 171
paying public in 2012.
These are only some
data on the situation of the public at the championships in Brazil, very
different from European clubs.
Average Audience in
Season 2010/11
Borussia Dortumnd -
80460
FC Barcelona 79390
Manchester United
75109
Real Madrid 70736
Bayern Munich
Schalke 04 61428
Arsenal 60025
Hamburg SV 54445
53528 Milan
Marseille 51081
Matheus Braga Gil de
Oliveira • Clubs do not know the loyalty of fans because the factor passion
count for much. The fans love it still go to the stadium because of the dirty
bathroom or because the bleachers is concrete, etc.. He keeps going, keeps getting
in line for hours to enter the final handle rain, traffic, public transport
horrible, etc..
This all added to the
amateur clubs makes them continue pushing with the belly, removing the
exceptions.
The fact is that the
public in the stadium down every year. It decreases at least now decreases
further. But decreases long.
Felipe Demarqui • I
believe that no Brazilian club know, indeed, the loyalty of its fans. What we
see are sporadic and ad hoc rather than a constant effort to deliver better
products and, above all, experiences related to the club.
Hello Lucas Souto
Santos. I can say in my field of work (social media) that Brazilian clubs are
still very far from knowing, and interact with loyal fans. There is still much
guesswork and little commitment to communication. I know that communication is
not everything, but it is a fundamental part of the process of loyalty.
André Gonçalves Pires
• Brazilian football in this country live by passion and not by loyalty, fans
are treated badly and are still at risk of violence, go to the stadium without
the minimal conditions of comfort and spend hours to buy tickets. One who knows
how to treat their fans well not only as fans but as customers will make
reference, not much is simply just copy some clubs the world out there that
already know how to deal with the fans.
Vinicius Ferreira
Borsatto • I agree with that last post of Walter, discuss loyalty like that to
me is wrong! Because studies show that the supporter of a club is faithful to
him and unlikely to return for the club it means to have loyalty to your
product, what would be different if you compare the fidelity (loyalty) for
anyone who buys an iPhone instead of buying a Galaxy.
For me, this
discussion would be more correct to talk about the clubs know to sell their
products and services efficiently or not, in relation to its competitors, which
to me would be NO.
Then we would enter into the discussion of the factors that
prevent this happening as lack of infrastructure, violence, management, etc.. I
think Brazilian football needs a more serious if you stop to look will notice
that whoever makes the management of our football as a whole is TV Globo not
only CBF organizes the schedule of competitions.
The strongest clubs need to
unite to form the long-awaited league or whatever you and create a strategic
plan for growth of soccer as a whole. Because for me the clubs only fight among
themselves on the pitch because, out at the end of each day has its target
audience well defined and well-crafted becomes a cinch to sell, take the case
of the Corinthians that after being organized and structured their product is
natural loyalty of their fans because of his passion, is a gold mine!
Greetings.
After reading several
times and everything you wrote here I want to give my congratulations to all,
because the comments fulfill each other, all in one comment.
The Brazilian
clubs are run by fans, therefore, amateurs and even then can lead people to the
games, even with an extensive calendar, odd hours, or better, that change at
will the TV so they can watch soap operas, we have Arenas decent, we have slums
and every day it seems that game is "Opening" from the transit police
to the containment, the people who work in the fields of football stadiums
mislabeled, are ignorant and uneducated.
The Brazilian gets
bad, really bad and many (at least here in Recife) leave something to eat
better, to go see Santinha playing, even in the fourth division of 50,000 + led
to the "slum", loll, everything here calls for the
professionalization, just do not know when or how, why, see this case .....
The
Fernandão (I have nothing against him) is transformed from Football Manager to
Head Football Coach in minutes, never studied anything to complete his
empirical knowledge to scientific knowledge, baseless and without foundation
"scientific" and saying ... Understood?
The most important is
that we need more people in schools, moreover, we must have schools with
high-level technical course for football matters, like Technical Manager, Executive,
etc. Here things are more on improvisation than on anything else.
Take the case of the
former president of Corinthians, again I have nothing against him (against whom
I have made the Brazilian team manager). And suddenly took a big club with
faithful fans, and came from an apprenticeship with the Kia Jorabchiam, even in
the thighs (learn something), and now the administration of the holy see, now,
who criticized the ex-pres., tumbling from its pedestal, and see the Flamengo
with a president (like our president likes to be call), a former athlete who
gets wrapped up in a hair-raising and is now realizing that if f .....
From A
to Z. and then I can keep talking all this, but surely that will mean ...
What does this have
to the original question, has it all, or has nothing....
Because presidents are
all trainees ie, amateurs, some are there to steal and others just because they
are only fans, this is all the more same, a tremendous shortage of
professionals in the area and ethics.
Source: Linkedin. Photo: publicity.
Comment: Roberto Queiroz. Translation: Roberto Queiroz
and Roberto Queiroz Junior.
Um comentário:
Considerando todos os fatos aqui postados, cheguei a conclusão de que os torcedores não são prioridade para os clubes no Brasil. Coloco aqui o pós Lei Pelé. Antes dela, tinhamos torcedores fidelizados com seus clubes, e após ela, nas mãos dos empresários, todos ficaram sem rumo, inclusive os jogadores, que teriam que aprender amar cada clube que seu empresario os colocaria para jogar, imaginem os torcedores como é que ficam. A Lei Pelé acabou com raizes profundas de sentimento, ajudou a matar muitos clubes de tradição no interior dos seus Estados. A situação esta tão caótica, que estes empresários estão criando seus próprios clubes, a exemplo aqui no Paraná...PSTC...CINCÃO e Junior teen. Conclusão; Quando se fala em torcedor, não é somente aquele de São Paulo ou Palmeiras, são de todos os clubes do Brasil. Se nem os jogadores hoje são fidedignos de amor a um clube, imaginem os torcedores...espero que amem pelo menos o futebol.
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