0,07% do rendimento dos torcedores vão para os clubes de
Futebol.
Dando continuidade ao Estudo em que estimamos o Rendimento
potencial dos torcedores disponível (http://www.pluriconsultoria.com.br/relatorio.php?id=331),
mensuramos que percentual deste rendimento vai diretamente para os cofres dos
clubes de futebol. Dessa forma podemos medir o nível de eficiência de cada um
desses clubes na relação comercial com seus torcedores.
Para isso, separamos nos dados de balanço dos clubes,
aquelas receitas que vem diretamente da venda de produtos e serviços para os
torcedores, como vendas de ingressos, planos de associados e de sócio torcedores,
licenciamento, loterias, etc.
Não consideramos as receitas que os clubes obtêm com
direitos de tv (exceto pay per view), patrocínios, negociação de jogadores,
etc. Identificado o tamanho desta receita, dividimos ela pela estimativa de
renda da torcida como um todo (apresentado no último relatório), e assim
chegamos ao percentual de participação dos clubes no rendimento dos torcedores.
É claro que as pessoas tem outras prioridades para
utilização dos seus recursos, principalmente em um país com renda média
relativamente baixa como o Brasil. Gastos com alimentação, transporte,
vestuário, saúde e educação consomem grande parte da renda do cidadão, mas surpreende
que a relação de consumo dos torcedores do “país do futebol” com o seu time de
coração seja tão baixa quanto medimos neste estudo. Vejam a seguir as
principais conclusões do Estudo.
Os 24 clubes de maior torcida no Brasil tiveram em 2012
uma receita somada de R$ 1,1 Bilhão de reais (equivalente a R$ 91 milhões/mês) vinda
diretamente da venda de produtos e serviços para seus próprios torcedores. Esse
volume equivale a menos de 0,07% do rendimento anual dos torcedores, estimado
em R$ 1,6 Trilhão (R$ 134 Bilhões/mês).
O Figueirense é o clube com maior aproveitamento darenda
de seus torcedores, com receitas vindas diretamente do torcedor equivalentes a
0,34% de seus rendimentos totais. Em seguida vem o Náutico (0,331%) e o
Coritiba (0,316%).Todos tem em comum a concentração de sua torcida nacidade
sede dos clubes; Quanto maior o tamanho da torcida, seu rendimento total,e sua distribuição
geográfica, mais difícil se torna a venda de produtos e serviços do clubes aos torcedores.
Isso explica porque os clubes mais populares possuem % de aproveitamento menor
da renda de seus torcedores;
Entre os 12 clubes com maior torcida (Eixo SP-RJ-MG-RS),
o Atlético-MG (11º) é o que possui o maior aproveitamento da renda de seus
torcedores, com receitas vindas diretamente do torcedor equivalentes a 0,123%
de seus rendimentos. Internacional, com 0,115% e Fluminense (0,110%) vem a
seguir;
Fortaleza e Ceará não entraram na análise por
disponibilizarem seus balanços 2012 para análise. A seguir os principais
resultados da pesquisa.
Fonte: Pluri Consultoria. Tradução: Roberto Queiroz e Roberto Filho.
0.07 % of the income
of the fans go to the Football clubs.
Continuing the study
on which estimate the yield potential of fans available (http://www.pluriconsultoria.com.br/relatorio.php?id=331)
, we measure what percentage of this income goes directly to the coffers of
football clubs. Thus we can measure the efficiency level of each club in the
business relationship with their fans.
For this, we split
the data rocking the clubs, those recipes that comes directly from the sale of
products and services for fans, as ticket sales, plans and associated socio fans,
licensing, lotteries, etc. .
We do not consider
the revenue that clubs get with TV rights (except pay per view), sponsorship,
trading players , etc. . Identified the size of this recipe, divide it by the
estimated income of the crowd as a whole (shown in the last report), and so we
come to the ownership percentage of the income of the clubs fans.
It is clear that
people have other priorities for use of resources, especially in a country with
relatively low average income as Brazil . Expenses for food, transportation,
clothing, health and education consume much of the income of the citizen, but
surprisingly, the ratio of consumption of fans of " football country
" with your favorite team is as low as measured in this study. See below
the main conclusions of the study.
The 24 best supported
clubs in Brazil in 2012 had an income plus R $ 1.1 Billion dollars (equivalent
to U.S. $ 91 million / month) coming directly from the sale of products and
services for their own fans. This volume is equivalent to less than 0.07 % of
the annual income of the crowd, estimated at R $ 1.6 Trillion (R $ 134 Billion
/ month).
The Figueirense is the
club with greater use the income of their fans, with revenue coming directly
from the fan equivalent to 0.34 % of its total revenues. Then, comes the
Nautico Capibaribe (0.331 %) and Coritiba (0.316 %). All have in common the
concentration of his tenacity twisted seat of clubs; bigger the size of the crowd,
their total income , and their geographical distribution, the harder it becomes
selling products and services to the clubs fans. This explains why the most
popular clubs have % lower utilization of income from their fans;
Among the 12 clubs
with more fans (between the State of SP - RJ - MG - RS), Atletico - MG (11) is the one with the
greater use of income from their fans, with revenue coming directly from the
fan's equivalent to 0.123 % of its income. Internacional, and Fluminense with
0.115 % ( 0.110 % ) comes next;
Fortaleza and Ceará
not entered in the analysis for making available their balance sheets in 2012
for analysis. Following the main search results.
Source: Pluri
Consulting. Translation: Roberto Queiroz and Roberto Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário