Páginas

24 de novembro de 2014

FIFA divulga lista dos melhores goleiros do ano. E há surpresa...


A FIFA, em conjunto com o sindicato internacional de jogadores FifPro, anunciou nesta segunda-feira a lista dos cinco melhores goleiros de 2014. A surpresa fica por conta de Iker Casillas, que não fez uma boa temporada pelo Real Madrid e Espanha. Completam o quinteto Manuel Neuer, do Bayern de Munique, Claudio Bravo, do Barcelona, Thibaut Courtois, do Chelsea, e Gianluigi Buffon, da Juventus.
A divulgação faz parte da lista final de 55 candidatos que será revelada no dia 1° de dezembro. A Seleção Mundial é eleita pelos jogadores, com votos de dezenas de milhates de atletas profissionais em todo o mundo. Cada um escolhe um goleiro, quatro defensores, três meias e três atacantes.
OS INDICADOS
Manuel Neuer é apontado como o favorito para levar o prêmio. O goleiro do Bayern foi o melhor da Copa e ajudou a Alemanha a levar o troféu no Mundial do Brasil, além de títulos com a equipe bávara. Em 2013, o arqueiro faturou o troféu e concorre ao bi.
Goleiro do Chile na Copa do Mundo, Claudio Bravo recebe sua primeira indicação ao prêmio. Após boa campanha com a seleção sul-americana na Copa do Mundo, parando apenas no Brasil nas oitavas, o chileno foi comprado pelo Barcelona junto à Real Sociedad.
Thibaut Courtois é uma das grandes promessas da Bélgica para os próximos anos. Foi titular da seleção europeia na Copa, parando apenas na Argentina, de Messi, Di María e cia. No entanto, foi pelo Atlético de Madrid que se destacou mais, fechando o gol da equipe da capital espanhola. O goleiro ajudou os colchoneros a levantar o caneco do campeonato local, superando os tradicionais Real e Barcelona, além de ser finalista da Liga dos Campeões, perdendo justamente para seu maior rival, os merengues. Atualmente, Courtois defende o Chelsea, da Inglaterra.
Gianluigi Buffon é uma lenda embaixo das traves. Mais uma vez titular da seleção italiana, o experiente goleiro é o único de sua posição a ser indicado para a equipe do ano em todas as dez edições do prêmio - já foi vencedor em 2006 e 2007. Pela Juventus, foi novamente campeão do Italiano, sem dar chances para os rivais.
Um dos mais experientes da lista, seria difícil apontar Casillas como uma das surpresas. Porém, de fato, ele o é. Não foi titular absoluto do Real Madrid no primeiro semestre, falhando até no gol do rival Atlético na final da Liga dos Campeões, e foi considerado um dos vilões da pífia campanha espanhola na Copa do Mundo. O espanhol é o maior vencedor do prêmio, com cinco conquistas - todas consecutivas - entre 2008 e 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário