Páginas

30 de março de 2015

No TJD-RJ, Luxemburgo é suspenso por dois jogos por críticas à FERJ

O técnico Vanderlei Luxemburgo foi suspenso por dois jogos em julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), na tarde desta segunda-feira. O treinador do Flamengo foi denunciado pela procuradoria do TJD-RJ por conta de ter dito em entrevista coletiva, na última terça-feira, que era necessário "dar porrada na Federação". 
Michel Assef Filho foi o representante do comandante rubro-negro e fez a defesa. Ele irá recorrer no pleno do próprio TJD-RJ, mas não descarta ir ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Em um primeiro momento, Vanderlei Luxemburgo fica fora dos últimos dois jogos da Taça Guanabara, retornando apenas nas semifinais do Campeonato Carioca, caso o Flamengo se classifique.
Vanderlei Luxemburgo não compareceu ao julgamento, que teve a duração de pouco mais de uma hora. Os artigos 243-B e 243-C, inclusos na denúncia, foram retirados pela procuradoria antes da sessão. No 243-D, os quatro auditores e o presidente votaram pela absolvição. 
O treinador foi suspenso pelo artigo 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina e à ética desportiva), com agravante no 178, movido pelo auditor-relator Márcio Alvim Trindade Braga. Os auditores Rafael Medeiros Espindola e Rafael Fernandes Lira seguiram integralmente o voto do auditor-relator. A auditora Renata Deschamps Lagares e o presidente Antônio Vanderler de Lima votaram por três votos, mas foram vencidos.
- Não se pode condenar sem prova. Isso não existe. O mérito entendeu que o Vanderlei Luxemburgo não quis incitar a violência. Ainda assim, optaram pela punição. Fica claro aqui que não se pode fazer críticas à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Vou recorrer ao Pleno deste Tribunal e vou estudar ir ao STJD, o quanto antes para tentar uma solução antes do clássico do fim de semana (diante do Fluminense) - afirmou o advogado do Flamengo Michel Assef Filho, aos jornalistas presentes no TJD-RJ, logo após o julgamento desta segunda-feira.
Vale destacar que a punição a Vanderlei Luxemburgo poderia chegar a dois anos de suspensão, além de multa. A polêmica declaração do treinador fez com que a procuradoria do TJD-RJ pedisse a suspensão preventiva dele, o que foi aceita na quarta-feira passada – fator incomum nos tribunais desportivos. O departamento jurídico do Flamengo, entretanto, não aprovou a medida e conseguiu um mandado de segurança no STJD no mesmo dia, suspendendo a decisão até o julgamento desta segunda-feira. Mais uma jogo de poder nos tribunais que promete durar ainda por um longo tempo.
Infelizmente nosso País está regredindo e quem foi criado pelos clubes para administrar o futebol coletivamente, agora tornou-se em um órgão que manda, e ai de quem não cumprir ou simplesmente falar a verdade, (e isto foi o que o técnico do Flamengo falou), pena que ele só sabe falar palavrão, mas, está certinho em sua critica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário