Páginas

25 de setembro de 2014

Inter, Liverpool, Roma e mais três clubes são investigados pela UEFA por 'déficit de equilíbrio' financeiro


A UEFA anunciou, nesta quinta-feira, que abriu inquéritos contra Besiktas, Inter de Milão, Liverpool, Monaco, Roma e Krasnodar por suspeitas de violação às regras de fair play financeiro. Em comunicado, a entidade que rege o futebol europeu afirmou que as contas dos sete clubes entre 2012 e 2013 mostrou um "déficit de equilíbrio".

Com isso, o órgão da UEFA que controla a parte financeira dos clubes (CFCB) vai investigar todos os casos: "Esses clubes terão de submeter informações adicionais de monitoramento durante outubro e novembro (...), podendo ser impostas medidas cautelares".

O fair play financeiro da UEFA afirma que um clube não pode ter perdas de 45 milhões de euros em duas temporadas seguidas. Dentre as sanções da entidade magna europeia estão o não-pagamento de premiação de competições continentais, multas e restrições no mercado de transferências.

Dois dos mais gastões clubes do mundo, Manchester City e Paris Saint-Germain já foram punidos pela UEFA por não respeitarem o fair play financeiro: 60 milhões de euros de multa e a restrição de 21 jogadores inscritos para a Liga dos Campeões.

O técnico do Liverpool, Brendan Rodgers, afirmou estar tranquilo quanto à investigação: "Obviamente é algo que será tratado pelos diretores. Mas é algo que estamos confortáveis, porque nós somos grandes defensores do fair play financeiro".

Já pensaram se isto fosse usado aqui no Brasil, o que seria do Flamengo, Corinthians e outros? E certamente que o nosso futebol teria muito mais chances de se equilibrar, de dar certo, dando chances e equilibrio a todos, independente de ser do Norte, Nordeste, Sul ou Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário