© JOSEP LAGO/AFP/Getty Images
Neymar usou o seu Instagram para dar uma ótima notícia ao torcedor do Barcelona nesta quinta-feira: ele continua no clube.
"Muito feliz de continuar vivendo esse sonho! VISCA BARÇA y VISCA CATALUNYA", escreveu o astro na rede social.
"Estamos seguindo para a segunda etapa de Neymar Jr. Estamos muito felizes com decisão do Neymar Jr. e do clube catalão", afirmou o pai do jogador, Neymar da Silva Santos.
A ESPN já havia adiantado em fevereiro que o brasileiro renovaria seu contrato com o time azul e grená, o qual defende desde 2013 e soma 141 jogos e 85 gols.
O novo vínculo valerá a partir do meio deste ano, sendo válido até junho de 2021. O último contrato tinha duração até junho de 2018. Agora, Neymar passará a ter o segundo maior salário do elenco, atrás de Lionel Messi.
O presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, já havia indicado nesta quinta-feira que a oficialização do acordo com o atleta estava próxima. "Nos próximos dias, confirmaremos a renovação de Neymar para as próximas cinco temporadas. Ele nunca nos disse que queria ir embora, ao contrário. Como seria um contrato de longa duração, temos que fazer com muito cuidado", disse em entrevista coletiva.
O futuro do brasileiro vinha sendo um dos principais assuntos no futebol espanhol nas últimas semanas, sendo que uma transferência ao Paris Saint-Germain foi ventilada. Além disso, houve até rumores de um interesse do Real Madrid.
A especulação ganhou força depois que Neymar demonstrou sua irritação com acusações de que ele teria sonegada impostos. O pai dele chegou a dizer que isso poderia comprometer a permanência do atacante.
Desde que acertou com a equipe catalã, o camisa 11 tornou-se um dos destaques e passou a formar um dos trios de ataque mais badalados, ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez. O brasileiro já conquistou dois títulos do Campeonato Espanhol, dois da Copa do Rei, um da Uefa Champions League, um do Mundial de Clubes, uma Supercopa da Espanha e uma Supercopa da Europa.
Pessoal, estou colocando mais uma vez essa história de renovação de Neymar e Barcelona, apenas para mostrar o quanto nosso futebol está arcaico e ficando em desuso, nossos clubes são instituições sem "fins lucrativos", entretanto, trabalham com um mercado altamente competitivo e rentavel e o lucro é o que mantém vivo esses clubes, então da para entender.
Segundo, quando um clube brasileiro contrata um atleta por uma duração de 3 anos, a nossa imprensa cai de pau em cima desse "idiota", que é o "executivo de futebol", e que fez tamanha asneira, a maioria entende que o jogador deve vir para uma competição ou então no máximo a temporada. Vejam como é diferente a relação dos clubes europeus que mais ganham dinheiro, um contrato é quase sempre feito pelo maior espaço possivel de tempo que é normatizado pela FIFA em até 5 anos - se deixasse isso sem regulação, eles teriam contratos vitalicios", essa é a diferença de um futebol competitivo e rentavel.
E os próprios torcedores, (isso temos que entender e aceitar), querem que o jogador que não deu "liga", seja imediatamente tirado do time e do clube, não sabem ou não entendem, que isso é como uma aplicação na bolsa de valores, involve risco e muito conhecimento por parte dos que fazem o futebol profissional. E a institução não pode nem deve dispensar jogadores, tem sim, que saber contratar para depois não perder dinheiro, pois tudo, (hoje), é uma questão de sucesso e sobrevivência.
Fico pensando com meus botões o dia que o futebol brasileiro se conscientizar que deve acompanhar o calendário mundial e se adequar às normas vigentes dessa indústria, engana-se quem pensa que o futebol profissional é apenas movido pela paixão e pelo fanatismo. Muitos dos dirigentes que aí estão, se deve ao fato de que eles tem a oportunidade da vida, entenderam, muitos entram arrastando a cachorrinha e saem de limo.
Comentário: Roberto Q. de Andrade.