Páginas

24 de junho de 2009

TÉCNICOS DO FUTEBOL BRASILEIRO.

Temos visto muita coisa que não é competência deles, muita manha, muita malandragem, muita confusão, agora querem ter Clubes, Institutos, “escolinhas formadoras”, querem indicar aos Clubes e participar da contratação dos jogadores, dizem até que pedem “jabá” para colocar algum jogador em seu elenco. Está acontecendo uma “prostituição” em todos os sentidos no nosso futebol.

É uma pena que isto esteja acontecendo, esta mudança na atitude dos nossos Técnicos que reputo possuem um excelente nível de conhecimento, mesmo que poucos acreditem em ter conhecimento cientifico ao invés deste empírico, de ex-jogador e mesmo aqueles que não vieram do próprio futebol profissional. E infelizmente não temos Cursos a nível superior no nosso País, como vemos em outros Países europeus para formar e aprimorar seus Técnicos.

E de algum tempo prá cá, temos assistido os Técnicos deixarem sua área de trabalho, para enveredarem em outras que podem estar paralelo a sua carreira mais que não vão se encontrar nunca. Este negócio de Técnico, ficar apitando o jogo, gritar com auxiliares da arbitragem, ficar levantando a mão em qualquer saída de bola, chamando a atenção do próprio árbitro no campo, complicando bastante o trabalho, chegando a confundir a atuação destes. Eles têm mais é que se aterem a sua “profissão”, e se limitarem a orientarem seus jogadores quando estão na borda do campo, diria mais, porque não seguem os grandes Técnicos da Europa que se mantém atento ao jogo mais quase não incomodam o árbitro e muito menos ficam atuando como maestros, se ver até técnicos, tentando jogar pelos atletas que estão no campo. Hoje eles sabem que as câmeras estão olhando e alguns fazem até coreografias para aparecer.

Declarações em entrevistas, polêmicas e desnecessárias, onde quem deveria esta aparecendo para falar seria o próprio jogador, mas que se for necessário o próprio Técnico vir, que venha mais, se atenha aos lances que requerem seu comentário, o fazendo com ética e integridade (coisa que está ficando distante de ser encontrado em declarações da maioria dos Técnicos Tops do futebol brasileiro). Piadas entre “dirigentes”, “comentaristas” e outros já estão banalizadas e agora nos chega mais esta nova fase do futebol brasileiro, já tão desacreditado, dentro e fora do Brasil.

Os Técnicos hoje vêm comentar a atuação dos árbitros e tentam dirigir e tentar coagir os árbitros. Já comentei aqui sobre a necessidade de se “Profissionalizar” a carreira dos juízes no Brasil, dá mesma maneira que defendo a “profissionalização” dos dirigentes, e agora dos Técnicos, dos comentaristas, enfim, de todos que militam nesta profissão ou em qualquer outra que possa trazer prejuízo ou danos ao seu desempenho. E nosso futebol administrativamente falando tem que estar a altura da qualidade de jogadores que colocamos no mundo de 6 em 6 meses e que pelo menos nisto temos o melhor nível do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário