Páginas

19 de agosto de 2009

“CORPORATIVISMO” até quanto isto atrapalha o time e o clube.



Já algum tempo que vemos notando esta história de que o time do Sport estava no limite, que havia esgotado tudo que sabia? Que jogava no fio da navalha, e outras elucubrações de neófitos de nossa imprensa “especializada” e até de “cientistas” do futebol de Pernambuco. É nós temos isto aqui; pessoas donas da verdade; senhores absolutos da palavra; citam de notáveis desde Aristoteles, Eistein, Paulo Coelho e outros cientistas, pensadores, em suas descrições do futebol profissional de nosso estado, porém sem nunca terem realmente trabalhado no futebol profissional, mesmo que fosse somente na teoria.


Eu, limito-me a ficar entre minhas 4 paredes, discutir com amigos no Cé Sete Colinas e no máximo colocar aqui o que penso e o que acho sobre certas nuances e características do nosso futebol profissional tão sofrido e tão maltratado. De repente vou citar uma velha máxima que aprendi na Faculdade de Direito da Unicap, quando por lá estudei. “Todo povo tem o governo que merece”, aplicaria isto no futebol, sem sombra de dúvidas, "Todo clube tem o time que merece", ou ainda, "Todo presidente tem o time que merece" e vamos por aí, pensando como Platão.


Vamos voltar ao que interessa o “CORPORATIVISMO” em nosso futebol. Já enfrentei isto algumas vezes e não foi somente uma única vez, aqui, no Sete de Setembro, por exemplo; um grupo de atletas que havia dado o sangue e colocado o clube na 1ª. Divisão procurou-me e dentro da humildade e falta de conhecimento, expuseram que o “grupo estaria fechado” e não precisávamos contratar mais nenhum reforço, até porque eles conseguiram a façanha de subir e não queriam ninguém estranho ao grupo para sentir o gosto do sucesso e nós teríamos que entender e aceitar. Falei que isto era uma decisão nossa (da diretoria de futebol e da comissão técnica), bem, para encurtar o relato, quase apanhei ali mesmo e com o andar da carruagem, saí do clube (pois o presidente do clube é uma pessoa sem nenhum conhecimento no futebol e principalmente do futebol profissional) e foi usado para denegrir minha imagem perante aos torcedores do Sete de Setembro com a ajuda de alguns radialistas que mantinha em sua folha, mudaram a opinião de alguns líderes da torcida que passaram a pedir minha cabeça.


Alguns jogadores desse grupo foram embora, rápidamente já que não reuniam condições de jogar na 1ª. Divisão e outros colocaram o clube na justiça, depois de receberem cheques sem fundos do presidente. Mas, enfim o que interessa é a união de um grupo “fechado”, querendo eles próprios ser seus comandantes, mas esquecem e não sabem que as coisas não podem ser assim. Amigos são amigos, negócios à parte.


Então, algumas semanas atrás escutei declarações de alguns jogadores considerados “titulares” dentro e fora de qualquer esquema na equipe do Sport. O que escutei, começou a deixar dúvidas sobre o que estava realmente acontecendo na equipe, porque desceram tanto em seu desempenho, o que havia acontecido, porque estavam simplesmente deixando as coisas rolarem e o clube perder os jogos.


Hoje, novamente, escutei outro atleta falando, sobre a situação e este atleta é deste grupo de “titulares” inquestionáveis e que para "eles" que se acham dono das posições e do destino do clube, para mim ficou consumado o que suspeitava, o tal do “corporativismo” está enraizado neste grupo. E levando a instituição a derrocada, depois de hoje à noite quando vimos o time levar outro gol ao apagar das luzes e com este já soma 10 jogos, levando gol nos acréscimos (e somente neste brasileirão), o time está apático, sem brio, morto, com aquele bafo de defunto, de segundona (de acordo com o comentarista da JC).


E infelizmente os dirigentes sem experiência, não detectaram o problema, foi-se os técnicos, (2) dá melhor qualidade, foi-se a direção do futebol profissional do clube também e agora com outras pessoas no comando, a equipe volta a mostrar um relampejo do que eram alguns meses atrás quando jogava seu bonito futebol. Mas o problema não está resolvido, pois o clube continua a busca por reforços “estranhos” ao grupo.


Espero que o novo comandante, consiga identificar este problema e se ele realmente existir, que extirpe imediatamente para o bem geral do Sport Clube do Recife, de seus sócios, de seus torcedores, de Pernambuco e até do Nordeste. O problema é que não temos mais tempo, o velório já começou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário