Páginas

14 de agosto de 2009

O VIRTUAL VIROU REAL.


SPORT // Comunidades do Orkut saem da internet e se reúnem para levar protesto pedindo renúncia do presidente Sílvio Guimarães

Quinta-feira, 23h50. O estudante Renato Rodrigues, 20 anos, coloca em uma comunidade do Orkut o link do google maps para que possam localizar onde fica a sua casa. Poucos minutos depois, dezenas de pessoas - a maioria delas, Renato nunca viu na vida - já colocam seu nome na lista confirmando presença para uma reunião. Ontem, em menos de 12 horas, eles já estavam juntos no jardim da casa do jovem.











No jardim da casa de Renato (C), integrantes de comunidades do Sport organizaram o protesto que será levado amanhã na Ilha. Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press

São estudantes colegiais, universitários, advogados, analistas de sistema, biomédicos, engenheiros, músicos... Uma menina de 15 anos ou um homem de 27. Perfis diferentes de uma geração que construiu na internet o principal canal de comunicação e relacionamento. Em fóruns de debate e sites como o Orkut, encontram elos. No caso destes jovens sentados no jardim da casa de Renato, o elo é o Sport.

Ontem, eles se reuniram para receber as camisas que mandaram pintar. Pretas, com letras brancas: "A culpa é nossa? Fora Sílvio". Foram 30 camisetas. E uma nova remessa já está sendo feita. No chão, a faixa que esteve na capa dos jornais da cidade na última quarta-feira: "Time sem vergonha", aberta durante a frustrada recepção aos jogadores no Aeroporto dos Guararapes - que desembarcaram direto na pista e evitaram o protesto. Amanhã, no entanto, não terão como evitar. A mesma faixa estará aberta na arquibancada. E não será só ela. Outras oito ficam prontas hoje. Todas feitas com o dinheiro arrecadado a partir de tópicos criados na comunidade do Orkut, Sport Vip. Pequenas quantias que, somadas, garantiram a estruturação do protesto.

"Nossas faixas não possuem qualquer palavrão ou ofensa moral ao presidente. Não estamos colocando em dúvida a honestidade ou mesmo a vontade dele em ajudar o Sport. Mas estamos protestando contra a administração e a postura que ele tem com a torcida", explica o analista de sistemas, Rafael Soares, 27 anos. Declarações recentes do presidente foram exaustivamente repetidas em comunidades do Orkut e fóruns da internet e inflamaram os movimentos de revolta. A primeira delas foi a de que, caso o Sport seja rebaixado, os maiores culpados são os torcedores que não pagam a mensalidade de sócios. A mais recente declaração de Sílvio Guimarães que soou como uma agressão a estes jovens foi quando ele definiu o protesto do aeroporto como um ato político, feito por "alguns marginais". "Aqui todo mundo estuda ou trabalha, faz faculdade, têm carreiras profissionais. Não sou vagabunda, não sou marginal", defende-se Amanda Alves, estudante de biomedicina na UFPE.

O surgimento deste foco de protesto espontâneo - sem ligações políticas ou mesmo líderes declarados - mostra que a internet se tornou o principal palco para discussões e movimentos de torcedores. Uma expressão democrática e difícil de ser controlada. Não é apenas estes jovens da comunidade Sport Vip (com 415 membros) que terão faixas na Ilha amanhã. A Sportnet - uma torcida organizada que surgiu na internet e ramificou em outras atividades na própria rede - terá uma faixa gigantesca. Sem falar que o site da torcida, durante toda a semana, exibiu uma imagem comas fotos dos atletas e um balde de pipoca ao fundo. A comunidade do Sport no Orkut trocou o escudo do clube como imagem principal e substituiu pela mesma mensagem que hoje estampa a camisa destes garotos e um apelo: "Sílvio, se você tem amor pelo Sport renuncie".


Venho falando a bastante tempo que é necessário ser um profissional da área para se dirigir um clube, ou que se contrate um. Sem conhecimento fica difícil, o século em que foi fundado o Sport Clube do Recife passou e agora estamos globalizados e não existem mais lugares para o coronelismo (falei sobre isto alguns dias atrás) nem para mentiras, amadorismo ou mesmo sujeiras embaixo de tapetes ou até mesmo caixa preta.


Tudo se acha, tudo se resolve e tudo tem que ser feito pacificamente, mas deve ser esclarecido para o bem geral da nação rubro negra da Ilha do Retiro, acabou-se o tempo dos amigos, dos nomes ilustres, das famílias que pensam serem donas do clube, e de políticos que usavam o clube para seu próprio benefício e até de pessoas que o saqueavam, o que vale é o conhecimento e a transparência para ser seu dirigente, seu PRESIDENTE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário