Páginas

14 de setembro de 2009

Deve os bloggers ganhar dinheiro?

Como acontece em diversos setores da economia nacional, as empresas com interesses em publicar na indústria do futebol ainda não se aperceberam de uma realidade chamada “Blogs de Futebol”, como sendo um dos principais meios para chegar a milhões de entusiastas e adeptos do jogo. Em diversos países são inúmeras as empresas e anunciantes que já desenvolveram estratégias de marketing e publicidade, tendo como seu alvo principal os leitores de blogs de futebol.

Uma das mais populares formas de publicidade consiste em potenciar a influência dos bloggers sobre os seus leitores. Os blogs de futebol têm audiências fiéis que confiam nas opiniões e nos conteúdos dos seus autores, além disso, os autores de blogs são líderes no setor e verdadeiros “opinion makers”, ou seja, formadores de opinião. Desta forma, leitores e adeptos confiam mais nos autores de blogs e nos seus conteúdos, do que num qualquer anunciante ou produto. Então porque não utilizar os autores de blogs para divulgar um produto? Em muitos casos e quando falamos dos maiores blogs de futebol mundiais, este sistema funcionou, no entanto a diminuta indústria de futebol nacional tem reflexos não só ao nível dos clubes, mas também em termos de blogging.

A maioria dos bloggers de futebol portugueses mantém-se fiel aos programas de afiliados, que lhes oferecem valores irrisórios pela divulgação de diversos produtos, na maioria sem nenhuma ligação ao desporto.

Estarão os Bloguistas a serem explorados.
Sem dúvida. As grandes publicações online nacionais vendem os espaços de publicidade dos seus sites por valores fantásticos, podendo um banner custar aos seus anunciantes cerca 15.000€ por mês. O mesmo acontece com as publicações generalistas que têm nas suas seções de desporto as maiores fontes de receita proveniente da publicidade. Noutra perspectiva são cada vez mais as agências de publicidade que cobram valores exorbitantes aos seus clientes para divulgarem os seus produtos através dos blogs via programas de afiliados.

Resumindo, as agências de publicidade online conseguem os seus objetivos, pois através dos programas de afiliados espalham os seus produtos por milhares e milhares de blogs, que juntos representam mais leitores que as publicações profissionais. Enquanto isto, as grandes publicações desportivas continuam a ter nos bloggers um filão inesgotável de idéias para preencherem os espaços em branco dos seus jornais. Novos temas, referências, alertas e mesmo conteúdos inovadores produzidos pelos melhores blogs de futebol, continuam a ser alvo da pesquisa desesperada dos jornalistas desportivos profissionais.

Em curto prazo este estado de coisas irá manter-se. Os bloggers de futebol escrevem por amor ao jogo e aos seus clubes e ganhar dinheiro pode não ser a sua primeira prioridade. No entanto em longo prazo este cenário terá que mudar. Quer escrevendo por dinheiro, quer escrevendo por prazer, não faz sentido que terceiros ganhem dinheiro à custa do árduo trabalho dos bloggers de futebol.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com vc irmão. TVs de futebol também vão ganhar. Creio que o sinal das imagens deve e será liberado para todo mundo pq que paga a conta que é o anunciante que ser visto em muito lugares. Esta chegando a hora do fim da exclusividade de transmissão. Coloque a imagem dos jogos que quizer no seu blog, transmita ao vivo, é fácil demais. Abraço do Brasil
Marcelo Veiga
WWW.BIGBRASIL.TV

Postar um comentário