Páginas

29 de setembro de 2009

Marcos coloca meta e rota do penta palmeirense está traçada.







Verdão estuda a tabela: sete vitórias vão obrigar adversários a ter rendimento acima da média


Verdão ainda espera comemorar muitos gols no Brasileirão (Foto: Eduardo Viana).



LANCEPRESS!



São Marcos já colocou no papel a meta para conseguir o penta para o Palmeiras: sete vitórias nos 12 jogos restantes. Ainda é cedo para cravar que os 71 pontos almejados pelo Santo vão garantir o troféu para o Verdão.



Mas é fato que tal meta vai obrigar os concorrentes a terem um aproveitamento bem acima da média na reta final para tirar o título brasileiro do Palestra. Goiás e São Paulo, por exemplo, teriam de conquistar 75% dos pontos a serem disputados.



As duas equipes, na cola do Palmeiras, precisariam de 27 pontos, em 36 possíveis, para somarem 72. Hoje, os dois concorrentes têm um aproveitamento inferior: 57%.



Muricy Ramalho foge da matemática e pensa no Santos, na Vila.



– Minha matemática é sempre a do próximo jogo. Eu penso jogo a jogo – afirmou o técnico do Verdão.



A conta do campeão para o matemático Tristão Garcia é mais exigente do que a de São Marcos. Ele acredita que o título ficará com quem chegar a 76 pontos neste ano.



– Vamos ter muito trabalho contra o Santos, assim como tivemos contra o Cruzeiro e o Atlético-PR. Não há facilidade. Temos de preservar essa vantagem até o próximo fim de semana – destacou Marcos.



O Palmeiras tem hoje 64% de aproveitamento. As contas do Santo exigem um rendimento de 58,3% nas 12 rodadas que ainda estão por vir.



Muricy Ramalho reclamou do desgaste físico com partidas contra Cruzeiro e Atlético-PR na quarta e no sábado. Nas próximas sete rodadas, o Verdão vai sair do estado apenas uma vez, para pegar o Náutico.



– A viagem para Belo Horizonte é curta, mas o maior o problema é que a aeromoça atrasa a comida, o avião fica dando volta antes de pousar em São Paulo. Tudo isso desgasta, a gente dorme tarde – brincou Muricy.



Nos últimos 12 jogos, o Palmeiras tem nove em que entrará como favorito, com a obrigação de vencer. Serão cinco no Palestra, sendo dois contra concorrentes: Galo e Goiás.



Ainda há outros quatro jogos fora contra as piores equipes do Brasileirão: Náutico, Santo André, Fluminense e Botafogo (última rodada).



As partidas consideradas mais duras são os clássicos contra Santos e Corinthians e duelo com o Grêmio, no Olímpico, onde Tricolor é imbatível neste Campeonato Brasileiro.



A rota do penta está traçada. Com cinco pontos de vantagem para os demais, Muricy, tricampeão, vai mais uma vez em busca da taça.


Com a palavra: Tristão Garcia (matemático)



"Com as contas feitas pelo Marcos, o Palmeiras até pode ser campeão, mas, para assegurar o título, tem de atingir 76 pontos ao final do campeonato. Assim, atingiria média de dois pontos por partida, a ideal nos pontos corridos.



Média, aliás, que só atingirá com duas vitórias seguidas nos próximos dois jogos. Ou seja, tem de somar 26 até o fim, dez a mais do que o Palmeiras conseguiu neste mesmo período (últimas 12 rodadas) em 2008, quando fez só 16. Se ele continuar no ritmo atual, terminará com 73 pontos, com que pode ser campeão. Mas dependerá dos tropeços dos outros. O Grêmio foi vice com 72 “pontos em 2008.”



Olhem bem, o próprio PALMEIRAS já admite que não vencerá o SPORT no Palestra no dia 15 de novembro. Palavra de São Marcos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário