Páginas

30 de outubro de 2009

Estevam crê que situação do Botafogo está 'controlada'.


Após vitória, treinador diz que time depende das próprias forças.

LANCEPRESS!

A vitória sobre o Náutico, se não foi uma atuação encantadora, serviu para o Botafogo sair da zona da degola e aliviar um pouco a pressão sobre os jogadores. O técnico Estevam Soares acredita que apesar do momento ainda ser difícil, o Glorioso dependerá só de si para escapar da Série B.

- Sabemos que a situação não é fácil, em razão dessas duas últimas derrotas, apesar de termos vencido o Náutico. Mas nós ainda dependemos basicamente das nossas forças.

Por isso a situação está de certa forma, controlada - analisou o treinador.
Estevam já declarou em várias oportunidades que o time sofre emocionalmente em determinados momentos da partida. Por conta disso, o comandante alvinegro tem se preocupado com o psicológico dos jogadores. O técnico exaltou o trabalho de Maíra Ruas, psicóloga do clube.

- Gostaria de destacar o trabalho da Maíra. Ela tem conversado individualmente com cada jogador, em grupo também e feito um excelente trabalho. Precisamos ter o grupo tranqüilo nesses momentos de pressão no fim do Campeonato Brasileiro - concluiu.

Vejam que o próprio Estevam Soares fala sobre a necessidade de se ter um especialista falando com seus jogadores, a psicóloga Maíra trabalha junto a ele para “descarregar” a ansiedade, a pressão, o stress e tudo o mais que fazem os jogadores não acertarem seu jogo.

Já está provado que o time do Sport tem qualidades mais do que suficientes para esta fora da zona de rebaixamento, por tudo que fez no ano que passou, temos quase o mesmo time, mas não temos tranqüilidade, cabeça fria e tudo isto influi no rendimento individual e coletivo. Ontem vimos isto, jogando em casa com tudo nas mãos para sair com uma boa vitória, se deu chance ao azar e novamente se perde 2 importantíssimos pontos.

Vimos um técnico mexer errado, tirou Arce, quando deveria ter saído o Wilson, tudo bem colocou o CIRO que é um dos que precisa urgentemente ter alguém para conversar, vimos que deixou de marcar, porque estava preocupado com o auxiliar do árbitro (olhou de lado) e perdeu o tempo da bola, ou melhor, deixou o zagueiro tirar a bola, no que seria um gol que estabeleceria uma posição de domínio do Sport sobre o Coritiba.

Outras substituições que deveriam ter acontecido mais cedo, como a entrada do Pimenta, veja que o Ney Franco tirou um zagueiro e foi ao ataque,e o Sport continuou com seu jogo atrás da linha da bola (dentro da Ilha) e precisando desesperadamente, vencer. Não consigo entender o Chamusca, de que adianta ficar sempre com este cuidado defensivo se o que interessa é a vitória, já escutei esta frase mais de 1 milhão de vezes, “A melhor defesa é o ataque”, e certamente que é.

Sei também que o atual técnico rubro-negro não tem a experiência de um Nelsinho Baptista e tampouco de Emerson Leão. E seria esperar demais que ele soubesse da mística rubro-negra que caiu na Ilha se f....deu, ele próprio não está acreditando, se estivesse sua atitude seria outra e infelizmente vamos amargando jogos como este, sem inspiração, sem equilíbrio, sem tranqüilidade, sem alma. Esquema armado com medo, medo de perder, de ser chamado de burro, medo de perder até o emprego.

Já falei antes, a instituição “Sport Clube do Recife” precisa de alguém despojado, firme e ousado, alguém que já tenha andado nos caminhos e conheça os atalhos do futebol dentro do campo, não adianta somente ser inteligente, precisa ter conhecimento e isto se adquire com o dia a dia, ninguém nasce sabendo, aprende-se estudando e fazendo. Estou sem saber o que falar, porque esperava mais do que isto que vi ontem à noite, talvez tenhamos jogado a “oportunidade” do ano fora, espero que não.

Mais certo é que; se houver “empate” nos Aflitos, pode descer os dois juntinhos e aí..... adeus futebol de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário