Páginas

20 de novembro de 2009

Renovação // Sport tenta segurar Durval.


Não é por ser o capitão do time, mas o zagueiro Durval é uma das prioridades da diretoria do Sport para renovar contrato. Os longos serviços prestados ao clube fizeram do jogador um dos maiores referenciais da equipe rubro-negra. Já são quatro temporadas na Ilha do Retiro e repletas de conquistas.

Foram quatro títulos pernambucanos, a conquista da Copa do Brasil, além de um acesso à Série A do Brasileiro. Por outro lado, o atleta terá que somar no seu vitorioso currículo o rebaixamento à Série B em 2010. Mas isso não tira a importância do jogador no clube e no cenário nacional. Ontem, a diretoria leonina oficializou uma proposta de renovação de contrato de Durval.

Os valores da proposta rubro-negra não foram repassados. "Mas posso garantir que são valores excelentes. O salário que oferecemos para renovar com Durval dão para qualquer jogador trabalhar com conforto em qualquer série do Campeonato Brasileiro, inclusive a primeira divisão", afirmou Francisco Guerra, diretor de futebol do Sport. O zagueiro e capitão leonino vêm sendo sondado também pelo Vasco da Gama-RJ, Atlético-MG e ainda o Corinthians-SP. "O Sport marcou posição e bem marcada. Vamos esperar agora a resposta do procurador do atleta (empresário Luis Gustavo)", completou o dirigente rubro-negro. Até o final da próxima semana, o atleta ou o seu procurador devem dar uma resposta.

Se Durval ainda não decidiu se fica ou não na Ilha do Retiro, o meio-campista Adriano Pimenta não pensou duas vezes em acertar a sua renovação. O jogador acertou todas as bases financeiras com o clube e ficará por mais duas temporadas. No treino da tarde de ontem, no Centro de Treinamento do Leão, em Paratibe, o jogador era só sorriso. Pimenta foi uma indicação do ex-técnico Péricles Chamusca, mas não teve muita chance no time. Apenas com a contusão de Luciano Henrique, que sofreu uma fissura na tíbia, o jogador conseguiu uma vaga como titular na equipe. Fez boas atuações contra Cruzeiro e Palmeiras e conseguiu o seu objetivo que era permanecer na Ilha do Retiro.

Givanildo- Apesar de ter sido anunciado como novo técnico do Sport para a próxima temporada, desde a semana passada, Givanildo Oliveira acertou apenas ontem o seu destrato com o América-MG. O clube mineiro noticiou o fato em seu site oficial. O treinador leonino fica em Belo Horizonte até hoje, quando retorna à capital pernambucana. A apresentação na Ilha do Retiro está programada apenas para 5 de dezembro.

Quem já voltou ao Recife e reiniciou os trabalhos foi o volante Fabiano. O jogador estava no México resolvendo pendências financeiras. Dificilmente Fabiano permanecerá no Sport para 2010. Hoje, o técnico interino Levi Gomes comandará o coletivo apronto visando o jogo contra o Fluminense.

Fonte: Diário de Pernambuco.

Perdoem-me os que acham o contrário, mas todos têm direito de expressar sua própria opinião. Acho que a era do capitão Durval já passou, e tenho quase certeza de que ele recebeu propostas muito mais atraentes e melhores do que a apresentada pelo Sport Clube do Recife.

Já sobre o Fabiano, acho que ele deveria ser procurado para renovar, é um belo jogador, inteligente e habilidoso, além de estar sempre fazendo gols, uma coisa dificil de se encontrar em um "volante".

E sobre este trabalho de renovação de jogadores, feito antes do Givanildo assumir, sendo dirigido por pessoas sem a qualificação e o conhecimento necessários, é uma temeridade. aqui se nomeia um "Diretor de Futebol" profissional por amizades, relacionamentos, trabalhos prestados ao clube, enfim, uma coisa nada tem a ver com a outra.

O clube precisa ter além do técnico que deverá tomar a direção do elenco no dia 05 de dezembro, um profissional que seja efetivo do clube, como o do São Paulo que há 16 anos continua fazendo sua função em descobrir talentos, escolher jogadores, olhar jogos, ver seus próprios jogadores nas divisões de base, ver contratos, discutir com o departamento jurídico sobre a melhor forma de contratação, valores, duração, olhar DVDs com possíveis “promessas”, e até ser o técnico reserva, para qualquer eventualidade, e outras funções que os dirigentes acham que devem ser responsáveis ou até se acham “experts”, entretanto precisa-se de um profissional qualificado e com conhecimento (Milton Cruz lembra-se dele? Foi jogador do Sport) e faz esta função naquela instituição diuturnamente, profissionalmente e não em seu tempo "livre" como fazem os dirigentes.

E este profissional deve ser bem pago e deverá se reportar ao próprio vice-presidente de futebol profissional e presidente do clube, tendo uma ligação com o técnico para estar sempre pronto a trazer o que este profissional solicite e o clube possa bancar. Não estou falando de um "gerente" como o cel. Adelson Vanderlei que cuida da logistica do clube em suas viagens, treinos, jogos, representações, etc., ou outros que militam em nossos clubes, como o próprio cel. Vulpiam, estou falando em um Diretor de Futebol que vem de dentro, que comeu grama e teve a qualidade de se aperfeiçoar, porque não adianta somente ter sido "boleiro", tem que aprender cientificamente também,o conhecimento empirico somente não é suficiente, é uma base, ou seja, é uma "conditio sine qua non".

Apresentei um ex-jogador também do próprio clube em 1990, junto com Ailton formou uma boa zaga, que tem afinidades com o clube e que passou pelo Santos e Internacional, foi para Portugal e Espanha, como atleta, e se especializou em Educação Fisica (Espanha), fazendo Cursos de Técnico reconhecido pela FIFA e aqui no Brasil. Vem trabalhando com divisões de base e aprimorando seu conhecimento nas divisões de profissionais dentro e fora do nosso País, uma pessoa que fala pelo menos 3 idiomas, alinhado com gestão profissional e que sabe entrar e sair em qualquer lugar onde for enviado para representar o clube da praça da bandeira.

Atualizado com as gestões administrativas de 1º. Mundo, sempre viajando e estagiando em clubes de primeira linha na Europa. Acredito que seria uma bela aquisição para a instituição. Pois além, de tudo ainda está ligado ao Recife, afetivamente através de parentes.

Qualquer um pode acessar seu cv. Em nosso site: www.footballbrazil.net o nome é Carlos Morais dos Santos ou como o conheço simplesmente “NENÊ”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário