Páginas

2 de dezembro de 2009

FIFA promete estudar uso de tecnologia na arbitragem.



Entidade criará grupo de trabalho para apontar possíveis soluções.


Carlos Alberto Vieira


A FIFA, enfim, se rendeu à utilização da tecnologia para auxílio à arbitragem. Nesta quarta-feira, durante reunião do Comitê Executivo da entidade, houve acordo para que um grupo de trabalho desenvolva soluções para o futuro.


Blatter descarta árbitros trás dos gols na Copa


O presidente da FIFA, Joseph Blatter, ainda não sabe quais mudanças acontecerão. No entanto, pela primeira vez, admitiu a concreta possibilidade do uso da tecnologia. As primeiras surpresas serão apresentadas já em março, na próxima reunião de seu Comitê Executivo.


- Na próxima reunião da FIFA, serão apresentados produtos novos. Não podemos imaginar ainda se teremos de interromper partidas - afirmou Blatter durante entrevista coletiva na cidade sul-africana de Cape Town.


Em princípio, a idéia da FIFA é criar formas de auxiliar o árbitro sem que a autoridade de sua figura seja prejudicada.


- Se é falta ou não, quem decide são os árbitros. O futebol tem de manter esse aspecto humano. Futebol é universal e temos de manter seu espírito. Vamos criar um grupo de trabalho para encontrar soluções, mas não mudar muito esse espírito - explicou Blatter.


Nos artigos anteriores, onde comentei o uso de câmeras ao redor do campo, como se usa no football norte americano. Deverá ser estudada esta possibilidade, primeiro porque não tira a autoridade do árbitro e segundo não vai ser parado o jogo por qualquer jogada.


Somente na última instância é que deverá ser usado este recurso, aliás, caso não lembrem, quando se falou em colocar o árbitro e seus auxiliares ligados com ponto de comunicação, muitos vieram falar isto e aquilo. Mais está provado que com a alta capacidade de tudo o que cerca o esporte, tem-se que acompanhar a tecnologia dentro e fora do campo.


Hoje não se tem “boleiro” somente, hoje temos atletas profissionais que correm mais, pulam mais alto, tem mais velocidade, mais capacidade atlética e assim vai, tudo se transforma e se não for atualizado e corrigido, as arbitragens estarão ultrapassadas dentro de pouco tempo e o futebol terá virado uma zorra.


Sobre este negócio de o jogo ser realizado em “Salgueiro”, isto é um problema que a FPF deverá resolver. Pois provavelmente terá esta função de ter o material pronto, móvel para ser instalado nos locais dos jogos.

Afinal de contas as Federações foram criadas para auxiliarem os Clubes e não para fazer o contrário, pena que nossos dirigentes não têm capacidade e conhecimento de entenderem isto e as coisas estão ao contrário. Quando se faz uma reunião arbitral é para que os clubes decidam o que querem fazer, como e de que forma e tenham um local onde deverão ter apoio e logística e não para escutarem o que a Federação irá determinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário