Páginas

25 de dezembro de 2009

O Natal dos humildes.



Em baixa, clubes pernambucanos deixam torcedores sem o esperado presente de Natal. Agora é esperar por uma surpresa para o Ano Novo




O grande presente natalino dos torcedores pernambucanos mede 1,62 metro e está longe de ser uma novidade. Os presenteados foram os alvirrubros. Trata-se de Carlinhos Bala. A renovação do contrato do baixinho com o Náutico é o principal acontecimento até o momento no futebol pernambucano nos preparativos para a temporada 2010. Sintoma da queda do mercado local, que neste ano perdeu os representantes na Série A do Campeonato Brasileiro.

O acerto com Bala pode ser definido como a primeira contratação do Náutico para a temporada 2010. O time concorria com o rival Sport e dois times da primeira divisão. A dívida que tinha para receber do Timbu, a proposta financeira e a sua preferência em permanecer no Recife contribuiu para a sua permanência nos Aflitos. É enorme a probabilidade de Bala ser a estrela maior do elenco timbu na próxima temporada. Ou seja: não é bom os alvirrubros esperarem por presente de ano novo.

Os torcedores do Sport podem sim criar expectativas. Mas não como no Natal passado, quando o assunto principal entre os rubro-negros era quem seria o reforço de peso para a Libertadores. Em vez de uma lista com atletas renomados, o clube procura jogadores pouco conhecidos que pretendem aparecer no cenário nacional. Perfil ideal para a disputa da Série B, perfil dos seis presentes dados pela diretoria aos leoninos.

O último foi o atacante Dario, jovem promessa de 20 anos das divisões de base do Guarani. Dois presentes são importados: o meia Ricardinho, 34 anos, e o lateral-esquerdo André Luís, 22, estavam no futebol da Croácia. O lateral-direito Júlio César, 31, também está embaixo da árvore de natal rubro-negra, assim como o zagueiro Montoya, 24. O sexto presente é o meia Eduardo Ramos, que aguarda apenas a liberação do Corinthians para assinar o contrato.

Quantidade - Em termos de quantidade, o Santa Cruz é quem mais agraciou os torcedores. Foram sete contratações antes do Natal. Difícil encontrar um destaque. É justificado. O time ainda vai tentar, no Estadual, a sua vaga na Série D. Não tem muitos atrativos para os atletas, enfrenta barreiras financeiras e, não bastasse isso, perdeu muito a credibilidade com os constantes atrasos salariais e episódios recentes de litígio trabalhista. Com tudo isso, não bastava o Santa Cruz querer contratar. Era preciso que o atleta aceitasse.

Dos sete que até o momento toparam o menos desconhecido - para utilizar algum critério - é o atacante André Leonel, que é natural de Paulista, Pernambuco, e começou a carreira no Náutico. Passou também por América-RN, Criciúma, Paulista, Remo e pelo Jiangsu Sainty, da China. Além dele, foram contratados o goleiro Darci, o lateral-esquerdo Robinho, o zagueiro Alysson, os volantes Goiano e Renan Grampola, e o atacante Val Barreto. A diretoria espera anunciar mais dois reforços até o domingo. Certamente, dois desconhecidos.


Diário de Pernambuco.



Gostaria muito de escrever sobre o sucesso de nosso futebol profissional, mas infelizmente o que temos é somente o resultado do que foi idealizado, planejado e executado, e que não nos deixa dúvidas de que foi “amadoramente”.


Desejo a todos os leitores deste nosso BLOG, um FELIZ NATAL E UM GRANDE ANO NOVO DE 2010, feito com mais profissionalismo, transparência e competência por todos nós que queremos o sucesso do nosso futebol profissional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário