Páginas

17 de janeiro de 2010

Os 10 clubes mais valiosos de todos os desportos.

A revista Forbes publicou recentemente a lista com os clubes mais valiosos do mundo, tendo em conta todos os desportos praticados no planeta. Embora não sejam claros os critérios levados em conta para a elaboração do ranking, os responsáveis pelo estudo certamente utilizaram a avaliação realizada em 2009 (pelo menos no que diz respeito aos clubes de futebol), onde listou os 25 clubes de futebol mais valiosos do mundo.

Segundo o ranking apenas três equipes de futebol entram no top 10 das equipes mais valiosas do mundo em todos os desportos. O campeão Inglês Manchester United surge no primeiro lugar avaliado em 1.296 milhões de Euros, seguido pela equipe de futebol Americano Dallas Cowboys, avaliada em 1.144 milhões de Euros.

1. Manchester United – (Inglaterra/Futebol) – 1.296 milhões de Euros
2. Dallas Cowboys – (USA/Futebol Americano) – 1.144 milhões de Euros
3. Washington Redskins – (USA/ Futebol Americano) – 1.074 milhões de Euros
4. New York Yankees – (USA/Basebal) – 1.040 milhões de Euros
5. New England Patriots – (USA/Futebol Americano) – 943 milhões de Euros
6. Real Madrid – (Espanha/Futebol) – 938 milhões de Euros
7. Arsenal – (Inglaterra/Futebol) – 831 milhões de Euros
8. New York Giants – (USA/Futebol Americano) – 820 milhões de Euros
9. New York Jets – (USA/Futebol Americano) – 811 milhões de Euros
10. Houston Texans – (USA/Futebol Americano) – 797 milhões de Euros

Embora este ranking nos deixe algumas dúvidas por não serem especificados os métodos de avaliação dos clubes, pelo menos serve para revelar a vitalidade econômica dos desportos Norte-Americanos, em particular do Futebol Americano.

Ainda assim nunca ouvimos falar de aquisições de clubes de Futebol Americano por 880 milhões de Euros, como foi o caso do Manchester United, nem de aquisições de jogadores no valor de 94 milhões de Euros, como aconteceu com a transferência de Cristiano Ronaldo.

Fonte: Futebol Finance e Revista Forbes.

Estou trazendo esta reportagem apenas para dar um realce às noticias de que aqui foram avaliados os clubes somente e não as equipes. Portanto, não podemos levar em consideração estes dados norte-americanos.

Fica então a pergunta. Foi avaliado o clube e suas instalações, ou seja, estádio e demais dependências ou o TIME do Clube? Seus jogadores? Parece-me que somente as instalações entraram nesta pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário