Páginas

19 de março de 2011

FIFA president Joseph Blatter to face Bin Hammam challenge/Presidente da FIFA, Jophef Blatter tem um desafio para enfrentar.


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, deve enfrentar o primeiro desafio para a sua presidência em quase uma década depois que Mohamed Bin Hammam confirmou na sexta-feira que estaria contra ele na Suíça no dia 01 de junho nesta eleição historica.

Bin Hammam acabou com meses de especulações e insinuações ao afirmar em uma conferência de imprensa na (AFC), a Confederação Asiática de Futebol da sede em Kuala Lumpur que ele iria procurar acabar com o reinado de 13 anos de Blatter.

Blatter não foi contestada desde 2002, quando derrotou a Confederação de Futebol Africano presidente Issa Hayatou, por 139 votos a 56.

"Hoje, após cuidadoso estudo, consulta e análise, armado com meu amor e paixão pelo futebol, acreditando que o nosso jogo é sobre a concorrência leal, tomei a decisão de contestar", disse Bin Hammam. O chefe do Catar, o CAF tem sido sincero em sua crítica das práticas da FIFA falou de seu país, e garantiu os direitos de hospedagem para a Copa do Mundo de 2022 no início de dezembro.

Apesar de reconhecer as contribuições de Blatter, Bin Hammam acrescentou que era hora de "caras novas, sangue novo". Ele continuou: "Há um limite de tempo para todos, espero que a Ásia venha se unir a mim, mas também as outras confederações, onde eu gozo de muita amizade e relacionamentos, espero também que as pessoas venham me apoiar.. "

Bin Hammam propôs que os 24 homens-comitê executivo da FIFA, que foi atingida por escândalo na preparação do dia 02 de dezembro na votação de 2018 e 2022 nos torneios da Copa do Mundo, e que deve ser substituído por um conselho de 41 membros. Ele também disse que espera a criação de uma comissão nova com transparência e a distribuição de renda da FIFA de forma mais uniforme em todo o globo.

Blatter disse a jornalistas na quinta-feira: "Eu ainda me sinto cheio de energia e eu ainda não terminei meu trabalho na FIFA eu estou agora no 13 º ano da minha presidência, e no ano 36 trabalhando dentro da FIFA, mais eu estou disponível, ao congresso. Se não houver concorrência, é competição. Tenho o apoio de diversas associações da Ásia, mas devo ter o apoio da família FIFA do mundo”.

Venho falando nisto há muito tempo, certo que nosso candidato seriam outros, que entendem da bola de dentro do campo e nos últimos 30 anos tem trabalhado em escritório, para completar o conhecimento, e aprender a lidar com a burocracia e a maneira do futebol global ser conduzido. Sei que não é fácil, mais é uma tarefa que se planejando com transparência fica melhor administravel.

Eu indicaria alguns nomes na europa, para este cargo de presidente da FIFA: Michel Platini, Franz Beckembauer. Lyniker, Johan Cruiff, são alguns nomes que eu votaria sem pestanejar. Porém é melhor ter outra pessoa, como fala o Bin Hammam, do que não ter ninguém.


Fonte: Business Desporto, Matt Cutler. Foto:
Comentário e Tradução: Roberto Queiroz de Andrade.

FIFA chief Sepp Blatter is to face the first challenge to his presidency in nearly a decade after Mohamed Bin Hammam confirmed on Friday that he would stand against the Swiss incumbent in the June 1 elections.

Bin Hammam ended months of speculation and innuendo by stating at a press conference at the Asian Football Confederation's (AFC) Kuala Lumpur headquarters that he would seek to end Blatter's 13-year reign. Blatter has not been challenged since 2002, when he defeated Confederation of African Football president Issa Hayatou by 139 votes to 56.

"Today after careful study, consultation and consideration, armed with my love and passion for football, believing that our game is about fair competition, I have decided to contest," said Bin Hammam. The Qatari head of the AFC has been outspoken in his criticism of FIFA's practices since his country secured the hosting rights to the 2022 World Cup in early December.

Despite acknowledging Blatter's contributions, Bin Hammam added that it was time for "new faces, new blood". He continued: "There is a time limit for everyone. I hope that Asia is going to be united behind me, but also the other confederations where I enjoy a lot of friendship and relationships, I hope also those people are going to support me."

Bin Hammam proposed that the 24-man FIFA executive committee, which was hit by scandal in the build-up to the December 2 vote on the 2018 and 2022 World Cup tournaments, should be replaced by a 41-member board. He also said he would hope to set up a new transparency committee and spread FIFA's income more evenly across the globe.

Blatter told reporters on Thursday: "I still feel full of energy and I've not yet finished my work in FIFA. I'm now in the 13th year of my presidency, and the 36th year working within FIFA, so I'm available to the congress. If there is competition there is competition. I have support from different Asian associations, but I must have the support of the whole FIFA family."

I've been talking about it from long ago, certain that my candidate would be others who understand the ball from inside the field and in the last 30 years has worked in the office to complete they knowledge, and learn to deal with the bureaucracy and the way football is global conducted. I know it is not easy, but it is a task that is planning with transparency is better manageable.

I'd point out a few names in Europe, to the post of president of FIFA Joseph Blater, for example: Michel Platini, Franz Beckembauer. Lyniker Johan Cruiff is some names that I would vote without hesitation. But it is better to have someone like Bin Hammam speaks, instead not have.


Source: Sport Business, Photo: Matt Cutler.
Commentary and Translation: Roberto Queiroz de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário