O clube mostra que o acordo marca a mais lucrativa assinatura
de patrocínio de seu tipo no futebol brasileiro.
A estatal instituição financeira da Caixa vai pagar R $
31 milhões (EUA $ 14,9 milhões) para o direito de exibir sua logomarca na parte
da frente das camisas do São Paulo do clube até o final de 2013. O negócio foi
concluído antes do Corinthians 'participação na Copa do Mundo de Clubes da FIFA
no Japão no próximo mês. O clube foi o vencedor da Copa Libertadores da América
em 2012.
"O Corinthians é o primeiro time principal a ser
patrocinado pela Caixa, disse o vice-presidente de marketing José Henrique Marques
da Cruz", da própria Caixa. O fato de o clube ir jogar no Japão é parte da
nossa estratégia de globalização para a marca. Ele acrescentou: "A visão
da Caixa, como uma das mais respeitadas instituições financeiras do país, que é
de um parceiro estratégico. É mais do que um patrocinador. É uma quantidade
muito grande de recursos e nível de posicionamento que vamos utilizar para
atender os interesses comerciais da Caixa. E juntos, vamos fazer que o retorno
sobre o investimento que a Caixa está fazendo hoje com o Corinthians, seja imensurável”.
Mario Gobbi, presidente do Corinthians, acrescentou:
"O que nos torna mais honrado é que a Caixa escolheu o Corinthians”. Eles
vieram até nós e se mostraram interessados no que o clube representa. Eles
vieram atrás de gestão e credibilidade. "O Corinthians vem buscando um
patrocinador permanente principal desde que seu acordo com a Hypermarcas
expirou em abril”.
Dirigentes do clube afirmaram que pretendem aumentar o
valor do patrocínio da camisa para R $ 50 milhões (EUA $ 24 milhões) por fazer
acordos separados com outras empresas. Gobbi acrescentou: "A parceria com
a Caixa é baixo para o de (imagem) do Corinthians”. Ele é o maior do futebol
brasileiro. Que não pode ser comprado na esquina.
O clube já tem um dos cartazes de propaganda maiores no
Brasil e quer ser a maior do mundo. Nós vamos chegar a ele (figura 50 milhões
dólares R) através de outras parcerias. “Nós so precisamos de tempo”.
Muito interessante esta posição da Caixa Econômica
Federal, em apoiar o Corinthians que fez por onde merecer, não resta duvidas. E
que a Caixa é um banco como qualquer outro e que precisa da mídia, ninguém tem
dúvidas e este acordo de patrocínio irá beneficiar os dois.
Agora tem o lado oposto disso, pois a Caixa é uma
instituição federal, que pertence ao governo e a todos nos brasileiros (ou pelo
menos pensamos assim), então, fica um lado que podemos questionar que é o de
não ser politicamente correto apoiar um clube somente, é a nosso ver, uma
atitude questionável sobre a ética e do que é certo e plausível de se fazer.
O certo seria a Caixa Econômica patrocinar o torneio
completo, ou seja, todo o campeonato brasileiro assim teria um negócio
lucrativo para a instituição e correto para todos os clubes que afinal de
contas são brasileiros e merecem este negócio como o próprio Corinthians.
Mas,
infelizmente, já temos muitos exemplos de negócios deste tipo, sendo feitos sem
a mínima intenção de ser politicamente ou eticamente correto, exemplo,
Petrobrás patrocinando o Flamengo, e outros, todos no Rio de Janeiro, somente.
E ninguém faz nada, é uma pena ver, que estamos todos
perdidos num mar de atitudes que não condizem com um País sério e que quer ser
reconhecido no mundo como líder. Líder de falcatruas pode até ser, pois infelizmente
não vejo de outra maneira, estas atitudes, ou melhor, estas negociatas que
privilegiam apenas clubes do sul e sudeste, esquecendo o resto do País.
Fonte: Soccerex. Foto: divulgação.
Comentário: Roberto Queiroz. Tradução:
Roberto Queiroz e Roberto Queiroz Junior.
The club
claiming that the agreement marks the most lucrative of its kind in Brazilian
football.
Government-owned financial institution Caixa will pay
R$31 million (US$14.9 million) for the right to display its logo across the
front of the Sao Paulo club’s shirts until the end of 2013. The deal has been
completed ahead of Corinthians’ participation in the FIFA Club World Cup in
Japan next month. The
club qualified as winner of the 2012 Copa Libertadores.
“Corinthians is the first major team to be sponsored
by Caixa,” said Caixa’s vice-president of marketing José Henrique Marques da
Cruz. “The fact the club will be in Japan is part of our globalization strategy
for the brand.” He added: “Caixa’s vision, as one of the most respected
financial institutions in the country, is that of a strategic partner. It is
more than a sponsor. It’s a very large amount of resources and level of
positioning that we will use to meet the commercial interests of Caixa. And
together, we will make that return on investment that Caixa is making today
with Corinthians.”
Mario Gobbi, president of Corinthians, added: “What
makes us most honored is that Caixa chose Corinthians. They came to us and
became interested in what the club represents. They came after management and
credibility.” Corinthians has been seeking a permanent main sponsor since its
deal with Hypermarcas expired in April.
Club officials
stated that they aim to increase the value of the shirt sponsorship to R$50
million (US$24 million) by agreeing separate deals with other companies. Gobbi
added: “The partnership with Caixa is down to the (image) of Corinthians. It is
the largest in Brazilian football. That cannot be bought at the corner.
The club
already has one of the greatest propaganda posters for Brazil and wants to be
the largest in the world. We’ll get to it (the R$50 million figure) through
other partnerships. We
just need time.”
Very
interesting this position of the Caixa Economica Federal, to support the
Corinthians where he did a deserve it, there remains not doubt. And in that
bank is a bank like any other and needs of the media, and no one doubts this
sponsorship agreement will benefit for both.
Now it is the
opposite, because the bank is a federal institution, owned by the Brazilian
government and all (or at least we think so), then, is that one side can
question that is to not be politically correct to support a club only, is in
our view, a questionable attitude about ethics and what is right and reasonable
thing to do.
The right
would be the Caixa Economica Federal sponsor the tournament complete, ie, all
the Brazilian league so have a lucrative business for the institution and for all
the clubs that are Brazilians after all and not only deserve this business as
its Corinthians. But unfortunately, we have many examples of this type of
business, being made without any intention of being politically or ethically
correct example, sponsoring by Petrobras to the Flamengo, and others, all in
Rio de Janeiro, only.
And nobody
does anything; it's a shame to see that we are, all lost in a sea of
attitudes that are not consistent with a serious country who wants to be
recognized worldwide as a leader. Leader of shenanigans might even be because
unfortunately I do not see another way, these attitudes, or better, these shady
deals that favor only clubs from the south and southeast, forgetting the rest
of the country
Source: Soccerex. Photo: publicity.
Comment: Roberto
Queiroz. Translation: Roberto Queiroz and Roberto Queiroz Junior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário