Páginas

16 de outubro de 2013

AS TORCIDAS MAIS APAIXONADAS DO BRASIL, E SÃO 20 MILHÕES DE FANÁTICOS.

Considerando o Total dos torcedores Brasileiros, cerca de 12% se definem como “Fanáticos”, enquanto que mais da metade (53%) se enxergam como “Torcedores”. Por outro lado, 17% se classificam como “Simpatizantes” e 18% como “Indiferentes”. Ou seja, 65% do total podem ser classificados como “Engajados” (Fanáticos + Torcedores), enquanto 35% se enquadram como “Descomprometidos” (Simpatizantes + INDIFERENTES), uma relação de 1,9 Engajados para cada Descomprometido (Índice de engajamento = 1,9).

Em termos absolutos, para um universo de 159 milhões de pessoas que possuem preferência por algum clube (Em uma população de 201 milhões) 20 milhões de Fanáticos, 84 milhões de Torcedores, 27 milhões de Simpatizantes e 28 milhões de Indiferentes.

Ou seja, os Engajados somam 104 milhões de Brasileiros, sendo essa a quantidade de pessoas que consideramos mais suscetíveis às ações de Clubes e Empresas; o Há duas maneiras de se mensurar qual a torcida mais fanática, a primeira em termos relativos, ou seja, qual clube possui o maior percentual de torcedores que se auto intitulam, FANÁTICOS, e a segunda em termos absolutos, que equivale a qual clube possui a maior quantidade de torcedores FANÁTICOS.

Apresentaremos as duas a seguir. O GRÊMIO é o clube com o maior percentual de torcedores que responderam à pesquisa se identificando como Fanáticos, com incríveis 22,48%do total de torcedores, percentual quase 2 vezes superior à média nacional, que é de 12%. Ou seja, do total estimado de 7 milhões de Torcedores Gremistas, cerca de 1,6 milhão se enquadram na categoria Fanáticos, o terceiro maior contingente do Brasil.

O time Gaúcho também é o que possui o menor % de torcedores que se enquadram como indiferentes 7,6% do total. No total, 79% da Torcida Gremista é Engajada (Fanáticos +Torcedores), contra 21% de Descomprometidos, o que dá uma relação de quase 4 por 1 (índice de Engajamento 3,9), a maior entre os Clubes Brasileiros.

Em seguida aparece o arquirrival INTERNACIONAL, com 19,4% de torcedores Fanáticos, um exército de 1,2 milhão de colorados. O clube também possui o segundo menor contingente de torcedores indiferentes, 8,2% do total. O fato de dois clubes do Rio Grande do Sul liderarem o Ranking não é surpresa e confirma uma característica forte dos Gaúchos, a do envolvimento.


Na sequência aparecem o ATLÉTICO MINEIRO, com 17,2%do total de sua torcida se auto definindo como Fanática, e o SANTA CRUZ, com 16,3%;  Do ponto de vista absoluto, como era de se esperar, o FLAMENGO é o clube Brasileiro com o maior número de Fanáticos.

Dono da maior torcida do Brasil, o clube carioca possui cerca de 30,3 milhões de torcedores, dos quais 3,9 milhões de FANÁTICOS, número que por si só garantiria o clube como a 11ª maior torcida do País, e equivale a 13% dos Torcedores Rubro Negros. Este número gera uma enorme vantagem competitiva para o clube em termos de mercado potencial.

Em seguida aparece o CORINTHIANS, com 3,7 milhões de Fanáticos, equivalente a 14% do total de 26,1 milhões de Corintianos espalhados pelo País; o Na terceira Posição aparece o GRÊMIO com 1,6 milhões de Fanáticos, número superior a São Paulo, Palmeiras e Vasco, que possuem torcidas maiores do que o time Gaúcho. E na quarta posição mais uma inversão, com o PALMEIRAS (1,54 milhão) levemente acima do SÃO PAULO (1,53 milhão), apesar de estarem dentro da margem de erro.

A pesquisa foi realizada no mês de janeiro de 2012,com 10.545 pessoas de 144 cidades abrangendo todas as regiões do País, sendo que aos participantes só foi possível assinalar um clube de preferência.

Mais detalhes no link: 
(http://www.pluriconsultoria.com.br/relatorio.php?segmento=sport&id=7 ).


Fonte: Pluri Consultoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário