Páginas

23 de setembro de 2014

Guto Ferreira, o técnico que colocou todos os times do Brasil debaixo da Ponte


Um técnico sozinho é melhor que qualquer uma das equipes das quatro divisões do futebol nacional. Trata-se de Guto Ferreira, da Ponte Preta, que, desde que voltou ao clube campineiro, em 24 de julho, ganhou nada menos do que 75,5% dos pontos.

Os números de Guto batem o dos quatro líderes de aproveitamento dos torneios nacionais. O Cruzeiro, 1º colocado da Série A, ganhou 71% dos pontos. Na Série B, o ponteiro é o Joinville, com 63,9%. O Fortaleza é o melhor da Série C, com 64,6%. Por fim, na Série D, Londrina, Tombense e Confiança se dividem como melhores, com 75% cada.

Antes da chegada do atual comandante, o clube do Moisés Lucarelli havia feito 47,2 % dos pontos na Segundona, com quatro vitórias, cinco empates e três derrotas.

Em 11 jogos desde que foi contratado pela Ponte, Ferreira teve oito vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Após a chegada do técnico, o time alvinegro deu uma arrancada e entrou de vez no G-4, com 43 pontos, a apenas três do líder Joinville.

"Esse número [75,5% de aproveitamento] é bem expressivo, com certeza. Mas não conquistei nada sozinho. Credencio tudo isso à qualidade do grupo e ao comprometimento que todos vêm tendo desde que eu voltei", diz Guto, em entrevista à Rádio ESPN.

Vindo de três vitórias consecutivas, incluindo uma impactante goleada por 5 a 1 sobre o Oeste, o técnico da Ponte afirma que só pensa em colocar a equipe de Campinas de volta na elite do futebol nacional. Entre os torcedores, no entanto, a certeza é que a arrancada terminará no título da Série B.

"Título", porém, é uma palavra que Guto Ferreira prefere evitar.

"Todo mundo tem sonho de ser campeão, ninguém nega, nem os jogadores, nem eu. Mas nosso objetivo inicial é o acesso. Estamos trabalhando para chegar na liderança, mas não podemos acomodar só porque entramos no G-4. Você mira a lua, e, se errar, acerta as estrelas. Se chegarmos à liderença, aí vou pensar em título", afirma o treinador.

Vale lembrar que o aproveitamento de Guto poderia ser ainda melhor se a Ponte não tivesse perdido para o Atlético-GO por 4 a 3, em casa, pela 21ª rodada. Neste jogo, o clube de Campinas vencia por 3 a 1 até os 37 do segundo tempo, mas levou uma virada espetacular nos últimos minutos da partida.

"Essas situações negativas por vezes se tornam positivas, pois ajudam no amadurecimento do grupo e a colocar os pés no chão. Creio que é isso que está acontecendo agora", discursa.

Os principais concorrentes da equipe do interior paulista na disputa pela taça são o Joinville, com 46 pontos, Avaí, com 45, Vasco, com 43, e Ceará, com 40. Faltam ainda 14 rodadas para o fim da Série B, que termina no final de novembro.

O próximo desafio da Ponte é nesta terça-feira, às 19h30 (horário de Brasília), fora de casa, contra o Vila Nova, pela 25ª rodada da segunda divisão nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário