Páginas

5 de janeiro de 2015

Grêmio se reúne com clubes e articula volta de mata-mata ao Brasileiro


Figura ainda desconhecida no meio do futebol, o novo presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., percorreu diversos clubes desde que tomou posse, no último dia 10 de dezembro, para estreitar os contatos e sondar a receptividade a ideias que pretende colocar em prática nesta temporada. Segundo apurado pelo ESPN.com.br, uma delas promete acalorar as discussões: o fim dos pontos corridos e a volta dos mata-matas no Brasileiro.
Em contato com a reportagem, ele não nega a intenção de articular a mudança no sistema de disputa do campeonato.
Eleito com 6.398 mil votos (71,4%) no pleito tricolor para o biênio 2015/2016, Bolzan Jr. se mostra animado com o retorno que teve dos demais cartolas para evitar que o campeonato continue, segundo suas palavras, "chocho".
"A resposta tem sido muito mais positiva do que negativa. O pessoal quer um negócio novo. O cenário atual é complicado demais. É briga apenas por vaguinha na Libertadores, na Sul-Americana, para não cair. Não tem nem de longe a mesma emoção do mata-mata", afirma o presidente gremista.
A princípio, para encaminhar a ideia, seria necessário deixar de lado uma sensação de má vontade para com o clube existente entre seus correligionários e estabelecer uma linha de diálogo com a CBF. A pena sofrida pelo caso de racismo envolvendo o goleiro Aranha, do Santos, ainda não foi digerida por todos.
Romildo Bolzan Jr. descarta qualquer resquício do episódio internamente.
"Eu tenho exposto a questão dos playoffs e venho tendo receptividade de alguns para resgatá-los. Dá muito mais emoção, audiência e equilíbrio técnico no campeonato. Hoje, um clube dispara, fica ali no seu pedacinho na ponta e acabou tudo. O mata-mata estimula o torcedor e gera mais receita. É uma situação em que temos de nos organizar como clubes e definir interesses em comum. Seriam duas revisões: uma técnica e outra emocional. O campeonato atual é chocho", explica o dirigente.
Um dos principais nomes por trás da campanha vencedora de Bolzan Jr. no clube, Fábio Koff foi presidente do Clube dos 13.
O cartola não está sozinho: o presidente da federação baiana, Ednaldo Rodrigues, também sugeriu recentemente a volta dos mata-matas em projeto apresentado à CBF.
O formato atual foi lançado em 2003 é o mais duradouro da história dos Brasileiros. No período, o Cruzeiro foi o único campeão de fora do eixo Rio-São Paulo, com três títulos (2003, 2013 e 2014). Na última edição, o Grêmio chegou perto da classificação para a Libertadores, mas derrapou na reta final e deixou escapar a vaga.
Vejam bem, o atual presidente do Grêmio nem ao menos é alguém conhecido no futebol e já chega querendo que as coisas voltem, é brincadeira de mal gosto, vermos tudo o que já vimos quanto ao alinhamento de resultados, de maracutaias e de conchaves na hora da chegada, principalmente entre os considerados grandes ou simplificando, do eixo Sul e Sudeste. Se ele acha que o campeonato esta "choco", deveria olhar com maior profundidade para não propor uma heresia destas, e principalmente com seu clube, sem dinheiro (deveria sim, pensar em dinamizar o departamento de marketing do clube e reforçar as divisões de base), este sim, é o caminho (ele está vendendo um garoto por 38 milhões para pagar as contas, Luan, veja em outro post). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário