Páginas

7 de abril de 2015

Bizarro! Regulamento do Paulistão põe time entre mata-mata e rebaixamento

A primeira fase do Campeonato Paulista chega ao fim na noite desta quarta-feira, em rodada cujos dez jogos acontecem simultaneamente a partir das 22h. E, graças ao regulamento formulado pela Federação Paulista de Futebol, uma situação inusitada será vivida pelo Penapolense: ao mesmo tempo em que ainda corre risco de ser rebaixada à Série A2, a equipe entra em campo disputando a última vaga restante nas quartas de final.
O cenário somente é possível por conta da fórmula de disputa do Estadual, lançada em 2014 e repetida nesta temporada. Como os dois primeiros colocados de cada grupo avançam ao mata-mata independentemente de suas posições na classificação geral, equipes com campanhas modestas podem passar de fase. É o caso do Penapolense, que soma 15 pontos (quatro vitórias, três empates e sete derrotas), ocupa a 14posição e pode se garantir entre os oito “melhores” do campeonato.
Por outro lado, há quem se prejudique com tal fórmula de disputa. Mogi Mirim (20 pontos) e Osasco Audax (19 pontos) têm, respectivamente, a sétima e a oitava melhores campanhas, mas já estão eliminados.
Procurada pela reportagem por conta de tal excentricidade, a FPF disse que “possíveis alterações na fórmula do campeonato serão discutidas pelos clubes no conselho técnico da competição do ano que vem“.
AS POSSIBILIDADES DO PENAPOLENSE
Classificado: para avançar às quartas de final do Paulistão, o time precisa ganhar do São Bento e torcer para o XV de Piracicaba não derrotar o Corinthians.
Rebaixado: se perder ou empatar, o Pantera corre risco de cair à A2. Além do time de Penápolis (15 pontos), Capivariano, Linense e Portuguesa (todos com 13) correm risco. Há duas vagas em aberto na degola.
Nem um, nem outro: se o Penapolense vencer o São Bento, e o XV derrotar o Corinthians, o time de Penápolis escapa da degola, mas não avança. Se empatar ou perder, o Pantera torce por tropeço de dois de três times – Capivariano, Lusa e Linense – para se manter na A1.
Ate parece o nosso esdruxulo Campeonato Pernambucano. E ainda querem mudar também a Serie A, minha Nossa Senhora da Perna Quebrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário