Páginas

22 de maio de 2015

Após 18 anos, Xavi deixa o Barcelona para ser jogador e embaixador da Copa no Catar


Agora é oficial: chegou ao fim a ‘era Xavi' no Barcelona. Na manhã desta quinta-feira, em coletiva de imprensa na Espanha, o meio-campista oficializou sua saída, encerrando um ciclo que durou 18 anos. O jogador vai para o Catar, onde acertou contrato de duas temporadas com o Al Sadd.
"Vim confirmar minha saída do Barcelona nesta temporada. É um decisão difícil, mas definitiva. Não foi simples, nem fácil, mas consensual com minha mulher, família... Acho que é a hora de ir. Acho que fiz bem de ficar um ano mais e acho que a temporada mostra isso", disse Xavi.
Em seu novo projeto, o meio-campista também será embaixador da Copa do Mundo de 2022, que acontecerá no país do Oriente Médio. Segundo ele, o Barcelona lhe ofereceu um novo contrato, válido até 2018, que Xavi acabou rejeitando, por já ter assumido compromisso com os cataris.
"Tenho participado menos, acho que é a hora de mudar de ares. Acho que é hora de ir. É difícil tomar essa decisão, mas é a hora, preciso de uma mudança. Temos um projeto no Catar", seguiu o atleta, que, tem no compromisso de dois anos com o Al Sadd a possibilidade de prorrogação por mais um.
As homenagens para a despedida
Com a saída confirmada, Xavi terá uma série de homenagens até seu adeus definitivo. No próximo sábado, depois do jogo contra o Deportivo La Corúna, o Barcelona receberá o troféu de campeão espanhol da temporada 2014/15, que será levantado pelo jogador.
Ao apito final, um vídeo será projetado no Camp Nou com imagens do jogador. Ainda não será, contudo, o último jogo do atleta no estádio que foi sua casa por tanto tempo, já que a final da Copa do Rei, em 30 de maio, também acontecerá no campo do Barcelona.
No dia 3 de junho, o clube planeja uma despedida institucional, com a presença do elenco, diretores, família e amigos de Xavi, assimo como aconteceu com Carles Puyol. No evento, são esperados todos os técnicos que o comandaram , como Frank Rijkaard, Pep Guardiola e Louis van Gaal.
No dia 6, pode ter o adeus dos sonhos, com o título da Uefa Champions League, em Berlim.
Trajetória marcada por recordes
Xavi chegou ao Barcelona ainda criança, aos 8 anos, depois de se destacar nas categorias de base do Jabac, de Terrassa, sua cidade-natal. No clube azul e grená, sempre se destacou e foi capitão. Em 1998, estreou no time principal e foi ganhando espaço com o passar dos anos.
Tornou-se titular absoluto e símbolo de um estilo de jogo. Até aqui, Xavi tem 764 partidas oficiais com a camisa do Barça, mais do que qualquer outro jogador na história do clube. Em 656 desses jogos, o meio-campista esteve entre os 11 iniciais. Foram 83 gols marcados.
Além do recorde de jogos, Xavi também é o jogador com mais partidas na UEFA Champions League, com 156; o maior campeão da história do Barcelona, com 32 conquistas; e também o atleta do clube com mais vitórias no Campeonato Espanhol, com 322.
Como jogador do Barcelona, Xavi conquistou oito vezes o Espanhol, seis vezes a Supercopa, três a Champions, duas a Copa do Rei e mais duas a Supercopa europeia. Com a Espanha, venceu as Eurocopas de 2008 e 2012, a Copa do Mundo de 2010 e um Mundial sub-20.
Os candidatos à sucessão
No dia em que Xavi oficializa sua saída, os jornais da Catalunha apontam dois meio-campistas como reforços para a próxima temporada. Segundo o ‘Mundo Deportivo', o alemão Ilkay Gundogan, do Borussia Dortmund, já teria feito exames em Munique para se transferir, enquanto Paul Pogba, da Juventus, teria dito sim ao Barcelona, segundo a matéria capa de capa do ‘Sport'.
Grande jogador, merece tudo que recebe e mais alguma coisa. Já pensaram onde existe isso no Brasil, um atleta que chega ao clube aos 8 anos de idade, e fica no clube batendo todos estes recordes, um clube assim, merece ser chamado de CLUBE PROFISSIONAL DE FUTEBOL. Parabéns ao jogador e ao Barça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário