Páginas

29 de outubro de 2013

Platini quer expansão da Copa do Mundo para 40 equipes



O Presidente da UEFA, Michel Paltini, sugeriu que a Copa do Mundo deve ser expandida para 40 times a partir de 2018. A ideia do francês é que mais seleções africanas e asiáticas possam participar do torneio sem reduzir a participação europeia.
Atualmente, a África possui cinco equipes representantes do continente na Copa do Mundo e, na Ásia quatro a cinco equipes disputam o torneio, dependendo do resultado de uma partida de repescagem contra um adversário da América do Sul. A Europa é dona de 13 das 32 vagas da competição. Platini disse que a adição de mais oito equipes para a Copa do Mundo só exigiria um aumento de três a quatro dias na programação do torneio.
“É bom para todo mundo” disse Platini ao jornal britânico Times. “Eu concordo totalmente com o Sr. Blatter que precisamos de mais africanos e asiáticos, mas, em vez de tirar algumas equipes europeias, devemos aumentar a competição para 40 equipes. Assim podemos acrescentar dois africanos, dois asiáticos, dois americanos, um da Oceania e um da Europa.”
Platini se pronunciou após o Presidente da FIFA, Joseph Blatter, sinalizar nesta sexta-feira que gostaria que a África e a Ásia tivessem uma representação maior na Copa do Mundo. “Sob uma perspectiva puramente esportiva, eu gostaria de ver a globalização levada a sério, e as nações africanas e asiáticas receberem o status que elas merecem na Copa do Mundo.” disse Blatter à nova revista semanal da FIFA. “Não é justo que as confederações da Europa e da América do Sul possuam a maioria das vagas ao torneio, já que, somadas, elas possuem significantemente menos associações membros (63) do que a África e a Ásia (100).”
Não restam dúvidas de que temos que ter mais alguns Países disputando a Copa do Mundo, afinal é uma competição mundial, e estamos globalizados, agora, colocar seleções por que a África ou Ásia são grandes, isto será uma heresia.
Se tiver que ter mais seleções a Copa do Mundo, que seja por competência, por saberem e terem um nível que se compare à Europa e América do Sul. E por que não começarem incluindo-os nas classificatórias.
Fonte: Reuter. Comentário: Roberto Queiroz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário