Páginas

25 de outubro de 2009

A FIFA e a Copa do Mundo no Brasil e seu Estatuto que regula a transferência de jogadores menores.

Hoje novamente estava escutando os programas esportivos da capital e voltou alguns temas que não ficaram bem esclarecidos, sobre a FIFA, a Copa do Mundo no Brasil e a transferência de jovens menores:

Esta idéia sobre o “Plano B” de ser o estádio do Arruda, caso o governo estadual não consiga construir um novo estádio e uma "quase " cidade ao seu redor, com hospítal, hotel, metrô, escolas, estradas, seria também uma opção para termos em Pernambuco uma das sub-sedes na Copa do Mundo, infelizmente nada disso foi tratado com a FIFA e eles não reconhecem isto, no caso, o que foi apresentado ao Comitê da FIFA tem que ser cumprido ou seja, a “Cidade da Copa” e seus prazos para começarem a sua edificação,caso não sejam cumpridos, eles escolherão outra localidade, ou melhor, outra cidade.

E sobre este negócio que não teremos jogos importantes aqui que valham os investimentos; também, é outro engano, todos os jogos são importantes, trata-se de uma Copa do Mundo e teremos um grupo aqui em Recife e seus participantes serão sorteados, naturalmente que poderemos ter até o grupo do Brasil em Recife e caso não tenhamos esta sorte, teremos outras grandes seleções nacionais (invariavelmente que dentro do grupo poderá ter algum País que não tenha nome ou tradição), mas vamos e venhamos, é uma Copa do Mundo e todos os participantes devem ser respeitados e honrados, além de que, provavelmente quem é brasileiro, sem ter uma condição de “rico” e nunca teve a oportunidade de ver seleções nacionais na vida, verão aqui, mesmo sabendo que os preços serão diferenciados, mas é muito mais barato pagar uma entrada no estádio que sair do País.

Além de que estamos falando e tratando de uma Copa do Mundo, é triste ver que pessoas que são formadoras de opinião e que trabalham numa emissora líder de audiência, não tenham consciência do que representa este evento para todo o País. E mesmo que não conhecendo o porque das condições que a FIFA exige e que todos os outros Países se adequaram, não deveria falar mal e até procurar alguém que saiba realmente o porque destas "exigências", e que possa falar e explicar o porquê de todas estes "pedidos", e também o legado que ficará aqui.

Sobre as condições de jovens valores, que são levados por “empresários” do Brasil, quando ainda são menores de idade. A FIFA estabelece que “todos os clubes formadores de atletas, devem e podem “profissionalizar seus jovens atletas aos 16 anos, sendo este 1º contrato de até 5 anos, tendo a opção e o direito adquirido em assinar outro contrato de 3 anos”, e sendo assim, o jovem atleta ficaria no próprio clube que o profissionalizou até os 24 anos de idade.

Mas, infelizmente, noto que a CBF não divulga isto e os próprios interessados (clubes profissionais de futebol), não se atualizam ou não tem nenhum interesse em saber das regras corretas estabelecidas pela FIFA, ou que pelos menos contrate um profissional que saiba das Leis e as use.

Muito embora que, os pais dos garotos tem uma parcela nisto, pois eles só podem sair do País com uma autorização legal deles, seria muito bom se olhar isto. A maioria dos pais são motivados pela ganância, o que é uma pena.

E se assim tivesse sido feito os jovens atletas do Sport não teriam sido levados, além de que, o “empresário” que fez isto, não é ou foi um Agente Credenciado FIFA, apenas tem seu nome parecido. Mas este problema já caiu no esquecimento e quem perdeu foi a instituição, o Sport Clube do Recife, que havia investido nos futuros jogadores e que deveria ter alguém com conhecimento e competência para cuidar desta rapaziada, corretamente, meios tem, só não se sabe usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário