Páginas

2 de outubro de 2009

O “matuto” de Garanhuns conseguiu, parabéns, LULA. YES, WE CAN. 2016 é nosso.






Copenhague - Cinco anéis, cinco cores e um único significado. Criado em 1913 pelo próprio Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da era moderna, o símbolo oficial da Olimpíada representa a união entre os povos e o espírito de solidariedade que deve reinar nas competições. Cada anel e cor correspondem a um continente. A Europa é azul. A Ásia, amarelo. A África, preta. A Oceania, verde, e a América, vermelha.

"Queremos dizer ao mundo que nós podemos. Isso, dito por um americano, é muito bonito. Mas para os brasileiros, estamos acostumados a dizer que não podemos. Não temos mais o complexo de cidadãos de segunda categoria."
Luiz Inácio Lula da Silva Presidente do Brasil

"Se ainda há dúvidas de que temos a melhor candidatura, elas acabarão amanhã (hoje)"
Raúl - jogador do Real Madrid

Mas a verdade é que, em tese, o ideal de Coubertin nunca foi levado à risca completamente. Afinal, o espírito olímpico jamais freqüentou, para valer, dois dos anéis presentes em seu símbolo máximo. Até aqui, o preto foi excluído e parte do vermelho também, uma vez que a América do Sul jamais recebeu uma edição da Olimpíada.

Essa história, entretanto, pode mudar hoje, precisamente a partir das 13h30, horário de Brasília, quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgará, na capital dinamarquesa, qual cidade sediará os Jogos de 2016. Rio de Janeiro, Chicago, Madri e Tóquio estão na disputa. E as chances cariocas, segundo o clima que impera na capital dinamarquesa, nunca foram tão elevadas.

O Brasil ainda dormia quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma das figuras que pode mudar o rumo da eleição, concedeu uma entrevista coletiva no Hotel SKT Petri. Nela, Lula fez questão de sepultar o que o escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues certa vez chamou de complexo de vira-lata do povo brasileiro.

Rio e Chicago são segundo os especialistas, as favoritas no pleito. Talvez por isso, Lula tenha feito uma comparação do momento atual do país que dirige com uma frase que se tornou famosa e ajudou a eleger seu colega, o norte-americano Barack Obama, para a Casa Branca.

"Queremos dizer ao mundo que nós podemos", declarou o presidente Lula. "Isso, dito por um norte americano é muito bonito. Mas para os brasileiros, estamos acostumados a dizer que não podemos", continuou. "Não temos mais o complexo de cidadãos de segunda categoria. Agora, queremos dizer ao mundo que nós podemos." YES, WE CAN.

Há, de fato, um clima de otimismo no ar em relação à candidatura carioca. Entretanto, uma eleição olímpica, onde fatores econômicos, sociais e políticos são levados inteiramente em conta, nem sempre os mais cotados vencem. Seja como for, não será surpresa se, no início da tarde no Brasil, início de noite em Copenhague, o sonho do Barão de Coubertin der mais um passo rumo ao ideal que os anéis olímpicos representam.



Gente, até parece brincadeira, mas não consigo segurar as lágrimas desde o discurso do nosso conterrâneo até o anúncio, continuo chorando e me perguntando, será que terei este prazer, satisfação, e principalmente o orgulho de assistir Jogos Olímpicos de 2016 no nosso País? É demais, para quem já assistiu outras Olimpíadas, saber que o próximo será onde nascemos e onde se necessário for, derramamos nosso sangue, damos nossa vida, para defender. Sabemos que isto será um grande passo para consolidar a caminhada do Brasil para um 1o. Mundo.



PARABÉNS, B R A S I L . Você merece, aliás, nós merecemos. E o nosso presidente mostrou o porquê é um dos maiores estadista do mundo de hoje. É O CARA!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário