Páginas

19 de outubro de 2009

Vagner, o campeão do cartão vermelho.

Zagueiro expulso infantilmente contra o Vitória lidera ranking individual e o Náutico, um dos clubes mais violentos.


Quando uma equipe está na luta para deixar a zona de rebaixamento, qualquer detalhe faz a diferença. Na partida com o Vitória, domingo passado, o Náutico vencia por 1 x 0, com um gol de Bruno Mineiro, quando Vagner fez o que ninguém esperava.







Náutico estava derrotando o Vitória quando Vagner abusou da violência e foi expulso pela 4ª vez no Brasileiro. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press


Entrou forte em Ramon no meio-de-campo e acabou expulso de campo pelo árbitro goiano André Luiz de Freitas. Resultado: derrota por 3 x 1 e permanência na 18ª colocação, com os mesmos 29 pontos.

Porém, não é de hoje que a indisciplina vem prejudicando o Timbu na competição nacional. Para se ter uma idéia, o próprio Vagner, que levará uma multa por conta da sua irresponsabilidade, é o recordista de expulsões do clube na competição nacional. Foram quatro ao todo e, em uma delas, o jogador foi punido com cartão vermelho por trocar de calção dentro do campo do Maracanã na partida com Flamengo. Só em 2007, quando o Alvirrubro conseguiu escapar do rebaixamento, Acosta também foi expulso por quatro vezes.

No geral, o Náutico, que recebe o Barueri, sábado, às 17h30, nos Aflitos, também é o recordista de expulsões. Foram onze ao todo e o zagueiro Asprilla "persegue" Vagner com dois vermelhos tomados. Mas se não é campeão em expulsões, o defensor timbu é um dos que mais gostam de tomar cartões amarelos na Série A. Foram doze, que geraram quatro suspensões automáticas. O Timbu também é vice-líder nesse item com 98 tomados, ficando atrás apenas do Coritiba, com 111.

Ou seja, quando não prejudica o time na hora do jogo, o jogador deixa o seu técnico com problemas para montar a equipe nas rodadas seguintes. Para Geninho, o cartão bobo tomado é imperdoável. "Este a gente não aceita. Agora, quando é preciso que o atleta mate a jogada para evitar o gol ou uma situação ruim para a equipe, aí sim ele é normalmente bem aceito", avaliou.

Levantamento - Em uma geral em relação aos jogos que o Náutico ficou com jogadores a menos, a única surpresa foi a vitória por 2 x 1 no primeiro turno sobre o Santo André por 2 x 1. Porém, é bom lembrar que naquela ocasião a expulsão de Vagner já aconteceu quando a partida se encaminhava para o seu final. Nos demais jogos com jogadores a menos, o Náutico sofreu sete derrotas e conseguiu três empates.

Julgamentos

Além de Vagner, que não enfrenta o Barueri por conta da sua expulsão e voltará ao banco dos réus, o Náutico poderá perder Geninho e mais o zagueiro Cláudio Luiz e o lateral-esquerdo Michel para o duelo com o time paulista. Isso porque todos foram expulsos de campo na partida com o São Paulo, em 30 de setembro e serão julgados, hoje, no STJD, no Rio de Janeiro. O técnico alvirrubro está incurso nos artigos 188 e 187 I, podendo pegar até um ano de suspensão se pegar a pena máxima em ambos. Já o zagueiro poderá ser suspenso de um a três jogos por ato desleal, enquanto o lateral corre o risco de ficar de dois a seis jogos fora por jogada violenta. Todos serão julgados a partir das 17h pela segunda comissão disciplinar.


Diário de Pernambuco.



É uma pena, o time ia muito bem, mandando no jogo e de repente acontece esta expulsão. Como já falei anteriormente, todo Clube profissional deve ter um “consultor” ex-árbitro, bem como um Psicólogo em seus departamentos de futebol (profissional e amador, entenda-se, divisões de base).


Um grande departamento de Marketing e um departamento de “scout” permanente. Clube que contrata jogadores por indicação de um treinador que não tem seguridade no clube não tem futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário