Hoje em dia qualquer clube de futebol moderno aposta em estratégias inovadoras para angariar e envolver o maior número de adeptos nas suas atividades. Qual a intenção?
Aumentar receitas, informar os sócios, conseguir mais torcedores e trazer mais negócios ao clube. Os web sites são atualmente as melhores ferramentas para potenciar o negócio de qualquer clube, desde que moderno, atualizado e bem administrado, pode tornar-se num agregador de sócios e torcedores, sedentos de novos produtos e informações oficiais.
Qualquer clube que procura angariar novos sócios e construir uma real ligação com os atuais (que no fundo são os seus consumidores alvo), devem apostar num web site inovador e funcional. Tomamos como exemplo o web site de um dos maiores clubes do mundo, o FC Barcelona, e eis alguns dos serviços que proporcionam aos seus adeptos e clientes através do seu web site.
Vídeos de sócios (incorporados via Youtube)
Videos dos seus próprios jogos inteiros e de seus melhores momentos editados
Anúncios de promoções / Vencedores de concursos
Opinião dos sócios / Comentários sobre aquisições e vendas de jogadores
Sondagens a sócios
Downloads de vários produtos
Ofertas de merchandising exclusivas
Notícias e informação atualizadas, diariamente
Destaques para as novas aquisições
Visita guiada ao estádio e instalações do clube em vídeo (ver aqui)
Uma das news letter oficiais mais completas (ver aqui)
E uma relação com os investidores especial (ver aqui)
Informações de todos os esportes que se pratica no clube
Contato para se falar direto com os departamentos do clube e até com o Presidente
Em várias línguas, principalmente na língua inglesa.
*Algumas funções são idéias nossa.
O site do seu clube tem todos estes serviços? Funcionam? Aqui fica a sugestão para visitar o web site do FC Barcelona e descobrir mais sobre como aumentar o interesse do sócio pelo seu clube e o torcedor, aumentar receitas via internet. Se for dirigente, talvez encontre algumas ideias que podem impulsionar o marketing do seu clube e se for adepto pode sempre enviar algumas destas sugestões aos responsáveis do seu clube.
Em Portugal, o envolvimento dos adeptos com os seus clubes através do seu web site, podem considerar-se medíocres. Com cerca de 4,5 milhões de utilizadores regulares de internet (sem contar com os imigrantes que procuram informação do seu clube online), os administradores dos clubes tardam em entender que esta ferramenta pode solucionar muita das carências que mantêm em termos das suas estratégias de comunicação e marketing.
Não se pode dizer que os web sites dos clubes portugueses sejam um meio de reunir os sócios e os torcedores, mesmo os sites de Benfica, Porto e Sporting, não excedem muito a venda de bilhetes, a venda de merchandising e divulgação de comunicados (muitos deles em segunda mão). A presença dos restantes clubes na internet pode considerar-se simplesmente miserável. A maioria mantém um web site apenas por manter, obsoleto, desatualizado e sem qualquer ideia de como tornar esta ferramenta em potenciais receitas.
Os torcedores portugueses continuam a consultar mais vezes os jornais esportivos diários do que os sites dos seus próprios clubes. Um hábito que qualquer torcedor britânico consideraria inacreditável e para o clube significa simplesmente mais uma fuga de receitas.
Fontes: Futebol Finance.
Aqui no Brasil não é diferente, só vejo o web site do Santos, como o mais atualizado e funcional, enviando quase que diuturnamente sua news letter. O resto não sabe ainda o que e como fazer além de não terem nenhum meio de interação do seu sócio com o clube, com seu departamento de futebol e com seus dirigentes.
Parece até que o clube não quer ou mesmo não precisa de seus sócios, de seus torcedores, de receitas, geradas pelo seu próprio web site. Uma total falta de entendimento sobre esta nova modalidade de se fazer negócios e quando perguntamos se eles próprios (os dirigentes) utilizam esta ferramenta de sinergia total entre todos que fazem o futebol, eles simplesmente acham que são superiores, não tem tempo e desdenham a web.
Muitos amigos que procuro ter seu endereço eletrônico para enviar noticias, trocar comentários, interagir neste ou em qualquer outro assunto, eles simplesmente desconversam. Hoje quem mais utiliza a web são os jovens (faixa etária entre 8 a 18 anos), e é uma pena e a maioria acha que não se trabalha na net ou até que não se ganha dinheiro.
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