Páginas

12 de novembro de 2009

Sport pedirá anulação do jogo com o Palmeiras e Wright fala sobre árbitro Elmo Cunha: “Uma lambança sem tamanho”.


O Sport pedirá nesta sexta-feira a anulação do jogo contra o Palmeiras, sob a alegação de erro de direito do árbitro Elmo Resende Cunha, de Goiás.

Segundos antes do gol de Danilo, o juiz apitou paralisando a jogada. Mas fez de conta que nada havia acontecido e confirmou o empate por 2 a 2 nesta quarta-feira, no Palestra Itália.

- O que aconteceu foi um absurdo. O lance foi legal, mas ele errou. Quero ver se agora vai adiantar acionarmos a Justiça - esbravejou o presidente Silvio Guimarães.
CBF afasta Elmo Cunha até o fim do Brasileirão

O departamento jurídico do Sport busca imagens da partida para sustentar a tese de desconhecimento da regra por parte do árbitro. Esse é o único caso em que a partida pode ser impugnada e repetida, de acordo com o previsto no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Diretoria do Sport bate cabeça sobre anulação

A representação já está sendo formulada e será remetida ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Assim que chegar, em dois dias a procuradoria deve se pronunciar.

O Sport tem dúvidas de que o pedido será acatado. Isso por conta do que chamam de má vontade da CBF e dos órgãos submetidos a ela. O STJD é remunerado pela entidade.

- Reclamamos por meio de ofício do Paulo César de Oliveira. Mas colocaram-no para apitar o nosso jogo subseqüente, contra o Atlético-MG. Eu peguei um baita gancho por falar mal do Simon. E até agora não fizeram nada contra o Belluzzo - argumenta Silvio Guimarães.

Para o vice-presidente, suspenso, Guilherme Beltrão, o melhor seria apenas uma reclamação formal. Dada a forma com a qual o clube foi tratado ao longo do Brasileiro.

- É sempre igual. O povo daqui de cima não tem vez. Consideram-nos menores que os outros - chia.

A Comissão de Arbitragem da CBF já decidiu afastar o árbitro Elmo Resende Cunha até o fim da competição. O motivo alegado é "falha técnica".

Por fim, Elmo Cunha dá gol para Diego Souza.


Especialista em arbitragem avalia lance do segundo do Palmeiras no empate em 2 a 2 com o Sport.

LANCEPRESS!

O equívoco do árbitro Elmo Alves Cunha em apitar o impedimento inexistente do palmeirense Danilo e depois dar prosseguimento ao lance, que proporcionou o empate em 2 a 2 entre Verdão e Sport, na última quarta-feira, é considerado um "grave" por José Robert Wright, colunista do Diário LANCE! E especialista em arbitragem.

Segundo Wright, não fosse uma jogada decisiva, de área, Cunha até poderia ter mandado seguir o ataque alviverde. Porém, pelas circunstâncias do confronto, cometeu uma erro crucial no confronto.

Com a palavra de Wright

"Foi um erro grave. Ele pode ter pressentido uma irregularidade de impedimento, que na verdade não havia. É uma lambança que não tem tamanho. Tem de estar com o apito na mão, e não na boca, porque ao levar o apito na boca, você tem o tempo para fazer uma avaliação criteriosa. Não há nada na regra que diga que você tem de parar no apito. Em jogadas simples, o árbitro até pode mandar seguir o lance, por exemplo, no meio de campo ao ver que um time teria vantagem. Isto seria em jogadas eventuais, mas ele errou ao apitar e mandar seguir a jogada, porque era um momento decisivo e prejudicou a defesa do Sport As situações de fatos nos jogos são irrecorríveis e definitivas. O jogo não poderá ser anulado. A única punição que pode haver é sobre o árbitro."

Completamente equivocado, neste caso poderá ser anulado o jogo, e realizado uma outra partida, pois interferiu diretamente com o resultado, para ambos os clubes e já foi comprovado que o árbitro realmente apitou parando a jogada (o jogador que concluiu o lance "Danilo" deveria ter levado cartão amarelo, no minimo). E provavelmente isto irá interessar mais ao Palmeiras do que ao Sport, infelizmente, o clube Pernambucano não tem mais condições de permanecer na 1a. Divisão por suas próprias pernas, mas o Palmeiras, provavelmente deixa de ser um candidato provavel ao título de Campeão Brasileiro de 2009 com este empate, aliás, este resultado foi uma grande derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário