Páginas

31 de dezembro de 2009

SETE DE SETEMBRO ESPORTE CLUBE E SEU TIME, SUA DIRETORIA, SEU FUTURO EM 2010.

Ontem estive no estádio setembrino para assistir o “amistoso” contra o Corinthians Alagoano e todos sabemos que de amistoso não tem nada. Os jogadores querem mostrar serviço, mostrar que podem defender o clube no campeonato Pernambucano de 2010 e por outro lado, o próprio técnico sabe que uma derrota significa começar a balançar seu cargo, então se trava uma batalha de lances duros e de pouca plasticidade, mostrando um jogo que de futebol pouco tem a mostrar.

Vimos um público ávido por ver seu clube mostrar um bom time, bons jogadores e até algum entrosamento. Mas olhando o que aconteceu, não devemos esperar muito.


Até pouco tempo havia certa pessoa que de futebol não tinha nada, é professor de tenis e nem ao menos sabe o que é o esporte bretão, e foi-se, voltou para Sergipe, de onde nunca deveria ter saído.


Como, aliás, escrevemos aqui algum tempo atrás, lembram-se? Mas o pessoal daqui é assim mesmo, teimoso e acham que não é preciso estudar (temos um grande exemplo, que é nosso presidente), que nunca teve oportunidade de se formar mas conseguiu chegar onde poucos chegarão, mas para isto acontecer novamente, vão se passar outros 500 ou 1.000 anos, sempre está se olhando o quintal dos outros, aqui esta máxima é verdadeira, tanto é que, o LULA saiu de Garanhuns para conseguir ser o que é. Aqui em nossa cidade, quem vem de fora tem sempre as portas abertas.


O time é medíocre, também pudera, sem recursos, sem conhecimento, sem competência, como se pode fazer algo e ter sucesso, já acho que está se conseguindo mais do que se espera, mas isto não é desculpa para inocentá-los, porque ninguém os colocou lá contra sua vontade, estão ali porque querem. Falo em realmente avançar no futebol, conseguir ser pelo menos campeão do interior, conseguir uma vaga para a 3ª divisão do futebol nacional e vamos por aí.


Temos um presidente que não é presidente, é professor e um médico que é médico e tenta ser presidente e para complicar. Então o que se pode e deve esperar destas estranhas trocas de profissões; certamente que nada! Vamos brigar para não cair novamente.


Vou somente dar um exemplo de como o futebol é encarado no Brasil (não é somente uma situação em nossa cidade), em Caruaru, Recife, enfim no País inteiro (com raríssimas exceções) o quadro é o mesmo, uns assumem a presidência para se lançarem em campanhas políticas, para satisfazerem seu “ego”, sua ambição pessoal, e para aparecer, escrever seu nome na história do clube, outros para simplesmente saquear o clube e fatalmente é a pior possível a história destes gestores.


Era muito bom que eu pudesse abrir um escritório e começar a falar que sou “engenheiro”, ou um consultório e falasse que sou médico e tem mais, qual seria minha especialidade? Clinico geral, ginecologista, cardiologista, engenheiro de cálculos, etc., porque dentro destas profissões todos tem que ter uma especialidade e no futebol acham que isto não se faz necessário. Então seria preso certamente, como "charlatão". Mas no futebol ainda, qualquer um que tenha uma oportunidade pode chegar a ser dirigente, tem que ter certas especialidades que não me apetecem e nem tampouco são decentes ambicioso, desonesto, puxa saco, arrogante, sem escrúpulos, enfim, adjetivos que não condizem com pessoas decentes.


Temos um clube na cidade que está fechado esperando somente uma oportunidade para ser tomado por pessoas que se dizem profissionais do futebol, empresários e pessoas íntegras. Mas que sua atitude não condiz com o que dizem e muito menos com o que fazem.


Vamos entrar em um Novo Ano dentro de poucas horas e infelizmente estamos falando num assunto que há muito tempo vem se renovando, espertalhões metidos a gestores profissionais de futebol, travestidos de dirigentes. E quando conseguem chegar lá mordem o osso e não largam mais.


Ontem tive a oportunidade de falar sobre as mudanças que irão acontecer nestes próximos 4 anos, mais precisamente no ano de 2014 com o evento da Copa do Mundo no Brasil.


Teremos mudanças radicais, deveremos deixar de sermos “amadores” no futebol, porque precisamos mostrar ao mundo que não somos somente o maior celeiro de craques, somos também gestores de futebol de sucesso, que teremos clubes “empresas”, com sócios (como o Internacional e Grêmio) e que nossos clubes deverão ser alinhados com todos os outros no resto do planeta. Que dirigentes saídos dos quadros de sócios, e de conselheiros ou de rodas de amigos dentro de clubes deverão ser banidos, para o próprio bem da instituição.


Que não basta ser sócio ou ter serviços prestados tem que ser um profissional dedicado e competente, para gerir a instituição profissionalmente.


Estamos em pleno século XXI e não podemos esperar mais, nem devemos, sob pena de vermos o mundo do futebol brasileiro entrar em total desmoronamento. Em colapso já vive e na UTI já está, faz tempo, respirando com ajuda de aparelhos. O que é uma pena, infelizmente.


PRECISAMOS MUDAR E JÁ.





Nenhum comentário:

Postar um comentário