Páginas

13 de abril de 2010

Projeto do Morumbi não mudará nem uma linha.


Apoiado em desmentido da FIFA, São Paulo envia novo projeto na quinta e confia em desfecho positivo.

O São Paulo não vai alterar um milímetro de seu planejamento em relação ao Morumbi após a notícia de que o estádio seria vetado para a Copa do Mundo de 2014, publicada nesta segunda-feira no “Estado de S. Paulo”, e os desmentidos da FIFA e do Comitê da candidatura paulista ao Mundial.

E MAIS Juvenal sobre possível veto: 'Eu duvido'

Na quinta-feira, o novo projeto de adequação elaborado pela GMP (escritório alemão de arquitetura responsável pela reforma) será enviado à FIFA por meio do portal criado na internet para que o Comitê Organizador Local (LOC) e os responsáveis pelas candidaturas locais troquem informações com a entidade.

O clube se baseia na visita de três membros da FIFA ao Morumbi, em março, e nos elogios feitos ao projeto por Jerome Valcke, secretário-geral e, até então, crítico mais severo do estádio na corrida para receber a abertura da Copa do Mundo no Brasil.

As diferenças mais significativas e que dão ao São Paulo confiança na aprovação são o rebaixamento do gramado, evitado até então pelo presidente Juvenal Juvêncio, além da extensão da arquibancada em um dos lados do campo até o nível do gramado. Isso colocaria fim ao problema de visibilidade no anel térreo.

O fato de Jerome Valcke chegar ao Brasil na quinta-feira não influi no envio do projeto, pois o secretário-geral não é responsável pelas análises técnicas. O São Paulo não sabia da visita e não vai oferecer uma recepção.

A entidade máxima do futebol negou que os problemas do Morumbi sejam a razão da viagem de Valcke.

– Até agora, o projeto apresentado está apto a receber jogos da primeira fase e oitavas de final da Copa do Mundo. A FIFA informou a São Paulo o que é preciso para sediar a semifinal e está à espera das melhorias – afirma o comunicado escrito .

Estrutura móvel está no projeto.

Um dos problemas surgidos nos últimos dias em relação ao Morumbi diz respeito à extensão da arquibancada até o nível do gramado. A estrutura seria móvel, não permaneceria no local depois da Copa do Mundo.

Segundo dirigentes do São Paulo, os representantes da FIFA que visitaram o estádio em março e repassaram as notícias a Jerome Valcke elogiaram a medida. Na quinta-feira, a arquibancada estará inserida no projeto.

Embora não afirme publicamente, o Tricolor acredita que as más notícias levantadas após os elogios do secretário-geral estão ligadas ao apoio de Juvenal Juvêncio, vice-presidente na chapa de Fábio Koff no Clube dos 13. A CBF apoiava Kleber Leite na eleição da última segunda.

Fonte: LEXANDRE LOZETT E PEDRO ANTUNES.

É imensamente constrangido que vejo as noticias sobre a Copa do mundo de 2014 no Brasil, misturadas com decisões brasileiras que nada tem a ver com este evento. Mas certamente que estão influindo e ou prejudicando o andamento do calendário para inicio das construções e ou renovação dos estádios brasileiros.

Quem em sã consciência poderia imaginar que a própria CBF estaria envolvida em apoiar a eleição do Clube dos 13, que não são 13 clubes sócios e sim, 20 e que deveria ser muito mais que isto, o Brasil é um continente e pelo nível de futebol que apresenta deveria já ter uma divisão chamada de elite, ou seja, PREMIER e provavelmente, por uma questão de valorizar-se, deveríamos ter mais alguns clubes na elite. Mas quem tem que cuidar disto era ou é a própria CBF, sinceramente não dá para acreditar em tamanha confusão e ou falta de integridade e seriedade.

Quando a Confederação Brasileira de Futebol deixa outras entidades administrando o futebol brasileiro e comandado por dirigentes que nunca mostraram capacidade para gerir seu próprio clube, fica difícil de acreditar que poderemos ter um futebol profissional com transparência e sucesso. Escuto que o próprio órgão que deveria controlar os desmandos e as dúvidas, tem partido e apóia ou apoiava descaradamente e até com favores alguns clubes para votarem no candidato do Rio de Janeiro, isto é simplesmente uma vergonha.

Temos um verdadeiro caos de administração dos clubes que tem departamento de futebol profissional, desleixos, amadorismo, falcatruas, desvios de dinheiro; enfim, tudo que não pode nem deve acontecer e quem deveria estar fiscalizando, está tentando apoiar candidato a presidência de uma entidade que não deveria nem poderia existir se tivessemos seriedade , honestidade e transparência em nosso futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário