Publicação
será distribuída para turistas estrangeiros dentro e fora do país; EMBRATUR e SENACON
vão acompanhar preços nas cidades-sede
Um acordo de
cooperação técnica assinado nesta quarta-feira (4/2) entre o EMBRATUR
(Instituto Brasileiro de Turismo) e a SENACON (Secretaria Nacional do
Consumidor do Ministério da Justiça) prevê a produção de uma cartilha
sobre os direitos do consumidor no Brasil. A publicação será distribuída para
turistas que desembarcarem nos aeroportos brasileiros para a Copa do Mundo e
terá informações em português, inglês e espanhol para ajudar o turista a se
proteger, por exemplo, de preços abusivos cobrados durante o evento.
“A cartilha é um
instrumento de informação, porque ninguém pode exercer seus direitos sem antes
conhecê-los. Vamos receber pessoas que estarão em um país totalmente estranho a
elas, que não têm nenhuma referência do Brasil”, disse Flávio Dino, presidente
da EMBRATUR.
Além da cartilha, que também será
distribuída em outros países, a cooperação entre as duas entidades compreenderá
o acompanhamento dos preços cobrados nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Em
todas elas, a EMBRATUR terá representantes que trabalharão em parceria com os
órgãos locais de defesa do consumidor.
Para a
secretária titular da SENACON, Juliana Pereira, o tema deve ser acompanhado de
perto pelas duas entidades. “Se determinado setor sobe os preços, isso afeta a
imagem do Brasil lá fora. Por isso, a EMBRATUR tem todo interesse de acompanhar
esse efeito. E, para nós, é uma questão interna, porque, se o preço aumenta
absurdamente, o consumidor brasileiro também é penalizado”, disse.
O acordo prevê
ainda a realização de um seminário internacional sobre proteção do consumidor
turista, em março. O objetivo é debater a proposta brasileira de tratamento
único para turistas consumidores no mundo. Posteriormente, a proposta deverá
ser levada à Conferência Internacional de Direito Privado da Haia.
Vamos esperar para ver o que acontece,
o maior problema é a educação do povo e isto, cartilha nenhuma irá mudar, além
é claro, dos serviços que sempre estão devendo. Entre num metrô ou num ônibus
qualquer e você irá encontrar os assentos para idosos ou especiais, ocupados
por jovens, que simplesmente fecham os olhos e fingem dormir ou simplesmente
escutam musicas em seus celulares.
Quanto a preços abusivos, já vivemos
num caos, mas, imaginem por ocasião da Copa do Mundo, as coisas simplesmente
virarão em extorsão, e vocês não perdem por esperar.
Fonte:
Agência Brasil Comentário:
Roberto Queiroz. Tradução Roberto Queiroz. Foto: Net.
Publication
will be distributed to foreign tourists within and outside the country;
EMBRATUR and SENACON will monitor prices in host cities.
A
technical cooperation agreement was signed on Wednesday (4/2) between EMBRATUR
(Brazilian Tourism Institute) and SENACON (National Secretary of the Ministry
of Consumer and Justice) foresees the production of a booklet on consumer
rights in Brazil. The publication will be distributed to tourists who arrive in
Brazilian airports for the World Cup and will have information in Portuguese,
English and Spanish to help the tourist to protect, for example, the
extortionate prices charged during the event.
"The
booklet is an information tool, because nobody can exercise their rights
without first knowing them. Let's get people who will be in a totally
unfamiliar to them, they have no reference of Brazil country, "said Flavio
Dino, president of EMBRATUR.
Besides
the booklet, which will also be distributed in other countries, cooperation
between the two entities comprises the monitoring of the prices charged in the 12
host cities of the World Cup. In all of them, EMBRATUR representatives, who
will work in partnership with local consumer protection agencies.
For
the holder of SENACON secretary, Juliana Pereira, the theme should be followed
closely by the two entities. "If certain sector prices rises, it affects
the image of Brazil abroad. Therefore, the EMBRATUR has all interest to follow
this effect. And for us, it is an internal matter, because if the price
increases absurdly, the Brazilian consumer is also penalized, "he said.
The
agreement also provides an international seminar on the tourist consumer
protection in March. The aim is to discuss the Brazilian proposal for a single
treatment for tourist’s consumers worldwide. Subsequently, the proposal should
be referred to the International Conference of Private Law in The Haia Court.
Let's
wait and see what happens, the biggest problem is the education of the people and
this booklet will no change, and the services, of course, that are always in
debt. Enter a metro or a bus and you will find any seats for elderly or special
peoples, occupied by young people, who simply close their eyes and apparently sleep
or simply listen to music on their cell phones.
As
for abusive prices, would be impossible to prohibit since we live in chaos, so,
imagine during the World Cup, things simply will turn into extortion, you see.
Source: Agency
Brazil Comment: Roberto Queiroz. Translation:
Roberto Queiroz. Photo: Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário