Páginas

24 de junho de 2009

CORINTHIANS O NOVO CLUBE “PROFISSIONAL” DO FUTEBOL BRASILEIRO.


Tenho que deixar aqui, que vejo um novo clube ressurgindo das cinzas. No período que era outro o presidente desta instituição, igual a outros que ainda estão no futebol “profissional” brasileiro, o clube quase fecha as portas, foi rebaixado, ficou sem patrocinadores e recordem que ele “saqueou” o clube literalmente.


Fez uma parceria internacional com o grupo do Kia a MSI, que mesmo sendo nebulosos os “recursos” advindos desta empresa, era interessante e muito importante para a instituição naquele momento pois vinha cambaleando em sua própria gestão. Mas ele aproveitou esta injeção de muito dinheiro e tratou de aumentar seu patrimônio pessoal, fazendo pouco caso do momento e do clube e ele não foi e não é o único.


E o que vimos foi à derrocada total, além de ser rebaixado o Corinthians viu seus melhores atletas debandarem sem deixarem nada para o Clube que os revelou e ainda outros que ficaram tendo parte de seus contratos ligados ao grupo parceiro na Inglaterra. Por contratos feitos em troca de comissões, de favores pessoais e outros tantos desmandos, estes jogadores foram para a Europa e o Corinthians para a 2 Divisão.


Até agora não escutamos mais notícias da Justiça Brasileira sobre o que se fará para corrigir os efeitos desta administração, retomar os bens desviados da instituição e punir o(s) culpado(s), de terem levado o Clube a esta situação. Mas como se fala neste esporte, no futebol se pode tudo, o futebol é dinâmico, no futebol não existe memória (ganhou um jogo e sai pro abraço) não existe memória e o descaso acompanha a vida do futebol.


O que vemos é que assumiu um novo presidente e que até o momento está fazendo um dos melhores trabalhos já realizados em Clubes Brasileiros e espero que continue assim. Realinhou uma Diretoria “profissional” com um departamento competente de Marketing que está usando e valorizando o “merchandising” além do valor agregado do nome do Clube que é sua maior e melhor fonte de recursos.


Procurando valorizar em níveis internacionais de valores, todos os novos contratos de patrocinadores (dentro do possível e viável) transformando valores antes, nivelados por baixo no futebol “amador” brasileiro, em valores atualizados, em contratos com real valor de seus Direitos de Imagem, usando o poder da mídia para conseguir valores compatíveis com a realidade de sua grandeza e que o mercado de investidores já sabe/sabia, mas que ficava na sua, pagando valores muito aquém dos atuais e achando graça na falta de “profissionalismo" e conhecimento dos dirigentes dos nossos Clubes Profissionais de Futebol.


Hoje vemos com prazer algumas místicas sendo mostradas e quebradas, desmascaradas com este grande passo no profissionalismo do futebol brasileiro que sempre foi administrado erroneamente e amadoramente.


Está demonstrando que quase todas as maneiras de se administrar o futebol europeu podem e devem ser trazidos para nosso futebol e logicamente adaptados a realidade brasileira, mas com seriedade e comprometimento, além de ser conduzido por profissional competente. Não adianta dar um helicóptero para ser pilotado por quem mal sabe pilotar uma bike.


Vemos um grande jogador com seus rendimentos alinhados como no exterior e participando do faturamento agregado à sua imagem, temos então um “Fenômeno” com um novo conceito em termos de “contrato” feito e funcionando normalmente com sucesso e já sendo copiado.


Mostrou que se trabalhando com este conhecimento, é possível se arrecadar mais, mesmo estando na 2ª. Divisão, ultrapassou arrecadações de Clubes que estão na 1ª. Divisão, com maestria. Está mostrando que pode ser possível um Clube brasileiro manter sua contabilidade no azul e apresentar até “lucros”. Mesmo com esta crise mundial o Corinthians está trabalhando para apresentar um balancete com aumento em sua receita superior a maioria dos Clubes que não estavam na 2ª. Divisão, ou seja, que continuam na 1ª. Divisão.


Está “lançando” garotos da base do próprio Clube, no futebol profissional, mostrando que é um dos caminhos de sucesso para qualquer clube brasileiro de qualquer divisão. Não sei como está fazendo para se manter dentro da legalidade exigida pela FIFA, mas o fato é que está e ninguém ouve nada parecido com o que acontece aqui em Recife e nossos 3 grandes clubes.


Basta ver as dívidas dos maiores e melhores clubes brasileiros, cheios de processos trabalhistas por falta no cumprimento das Leis Laborais e até na falta de “pagamento” de salários de seus atletas profissionais e porque não dizer nas desastrosas administrações amadoras e sem comprometimento com a instituição. Que não tem nada a ver com isto, se o INSS ou outras taxas e/ou encargos são muito altos, tem que se procurar aquele determinado órgão para se reclamar e apresentar uma maneira certa e justa de resolverem as coisas, mas não deixar de pagar os vencimentos de quem foi contratado pelo Clube. Deixando para a próxima gestão um futuro cheio de problemas e dívidas, como a maioria faz.


Você tem que ter conhecimento do que está fazendo e se não tem, deve procurar alguém que tenha, além é claro de fazer as coisas transparentes e dentro da legalidade.


O que não pode acontecer é justamente isto o que mais acontece em nosso meio do futebol, o dirigente assume a presidência ou o departamento profissional de futebol sem saber o que vai e deve enfrentar, sem conhecer patavina do que o espera e do que esperam dele, sem ter as ferramentas necessárias para desempenhar esta função. Tem uma leve noção do que é um contrato, gosta muito de futebol; assiste jogos; dá palpites de como se deve armar uma equipe; indica nomes de jogadores e já começa a pensar que é um “expert” e um “profissional” do futebol brasileiro e vem brincar com a instituição se denominando, “dirigente” .


Que pena, e assim vamos vendo a choradeira e a incompetência do nosso futebol continuando. Seria muito bom ver os Clubes com administrações competentes e pelo menos parecidas com a do Esporte Clube Corinthians. Salve o Corinthians.


Nenhum comentário:

Postar um comentário