Páginas

2 de setembro de 2009

A FIFA VAI CABAR COM O AGENTE CREDENCIADO EM 2010.


According the VI (magazine about soccer in the Netherlands) the FIFA will withdrawl the fifa player licence per 1.1.2010. Is this good or bad?

The main reason for the FIFA is that nowadays only 30 % of the transfers have been done by FIFA agents and there are so many complaints.



De acordo com a revista VI (magazine sobre Futebol na Holanda) a FIFA acabará com a Licença de Agentes Credenciados em 01.01 de 2010. Isso é bom ou ruim?



A razão principal para a FIFA é que em todas as recentes transferências internacionais somente 30% delas, foram realizadas por Agentes Credenciados (popularmente chamados Agentes FIFA), e existem muitas reclamações.

O que nos leva a entender que o nível dos Agentes Credenciados está muito aquém do que a FIFA deseja e tentou instituir. Muitos dos agentes formados não têm formação acadêmica, não tem conhecimentos necessários para terem sido licenciados, são aqueles antigos empresários, são aqueles ex-jogadores que não estudaram, não entendem das Leis e não estão interessados em mudar sua maneira de fazer seus negócios: não seguem as regras da FIFA e também as próprias Confederações e Federações que não fazem sua parte.

Então, se o mercado do futebol em Países como nosso próprio Brasil e tantos outros Países de 3º. Mundo, não tem o conhecimento destes novos "procuradores" licenciados e regulamentados para exercerem uma função determinada pela FIFA, como se pode trabalhar? Pois é necessário que os clubes e os próprios jogadores saibam para que e por que, foi criada, esta nova “profissão” e para que estes Agentes Credenciados possam realmente exercer esta nova atividade.

Além de tudo tem que ter o apoio e entendimento da sua própria Federação (filiada FIFA no País de origem, CBF no caso do Brasil), para cobrar as novas regras, depois de implantá-las, o que nunca foi feito. Fica muito difícil cobrar uma coisa que inexiste mudar as regras do jogo que interessa mais aos que usam desta falta de transparência, para continuar saqueando os clubes, roubando atletas e enriquecendo com a desonestidade e impunidade (lógico que existem pessoas honestas e decentes).

Esta noticia, acabei de receber de nosso escritório na Holanda e através do LinkedIn, espero que a FIFA reconsidere e trate de impor seu desejo, para que possamos ter um futebol íntegro. Que esta notícia possa até ser apenas uma “perua” como se diz no jargão do boleiro, porque se está ruim assim com ela, imaginem sem ela.

Nunca consegui fazer nada, pois simplesmente não existo aqui em meu estado, a própria Federação Pernambucana de Futebol não aceita minha credencial, a imprensa especializada nos trata como "marginais", os clubes simplesmente desconhecem as novas regras e sem falar nos próprios jogadores que nunca tiveram nenhuma informação sobre o que somos e o que deveríamos fazer.

A CBF fica esperando que cada um faça o seu? De que adianta a Licença? Os custos de toda a operação, ficarão com quem?Temos que estudar o Estatuto da FIFA; Direito Civil;Leis Trabalhistas, e tantas outras como a Lei Pelé, Lei Zico, Maguito Vilela, Leis Trabalhistas, etc. Ir ao Rio de Janeiro prestar o exame, pagar uma taxa, fazer um seguro internacional renovável todo ano, pagar uma carteira da CBF? E para quê? Já que os "empresários" os usam sem problema nenhum,falei recem com a Advogada da CBF e ela simplesmente falou que a CBF não teria como, proibir tal uso? Ou seja, somente a nós, regulamentados, licenciados e fáceis de ser encontrados e ainda que aceitamos um código "deontológico" e que assinamos um contrato? poderemos ser "punidos", ???

A última vez que mostrei a carteira num clube.... o porteiro chamou a policia, falando que os dirigentes não queriam “empresários” de jogadores em suas dependências? E olhem que fui assistir a um jogo internacional e sou sócio do tal clube há muitas décadas.

Submeter-se a regras que somente são cumpridas por quem tem a Licença, é uma piada, porque aqui no Brasil as coisas continuam da mesma maneira que antigamente, o amadorismo assola os clubes que servem apenas para cabides de outros interesses que o de gerir um clube profissional de futebol como empresa, com transparência e dentro de uma gestão profissional de acordo com o que rege a International Board da FIFA e ainda, não poder usar nenhum símbolo da CBF e da FIFA em seu material? Como seja web site, cartão de visitas, papel de cartas, etc., de que vale então essa licença.

Criaram até uma associação (ABAF), mas temos que pagar para ser sócios? E que também não faz nada para a classe e existe no Rio de Janeiro somente.

E que até o ano de 2001 a FIFA através de seu “staff” fazia os exames e depois passou esta obrigação as Federações Nacionais e de lá para cá, os Agentes FIFA passaram a serem apenas Agentes Credenciados da Federação a que são filiados. Tirando o "status" de Agente FIFA, que era respeitado, na Europa pelo menos.

E para complicar, a própria FIFA estipulou que os Agentes Credenciados deverão prestar novo exame de 5 em 5 anos? Mas que na hora de nos atraírem para esta armadilha, explicaram que era uma posição "vitalícia" e que bastava pagar o seguro anual para termos este "direito" de ser Licenciado FIFA.

Também foi explicado que a FIFA e a própria CBF estariam trabalhando para conscientizar todos os envolvidos no esporte e que qualquer clube ou atleta profissional que não usasse o serviço por ela exigido seriam punidos e até cassado sua licença, todos nós sabemos que somente o agente Credenciado, o Advogado e os familiares do jogador é que podem representá-lo, como um profissional do futebol (isto valeria para clubes e jogadores).

Mas esqueceram que aqui no Brasil, existe a Lei que garante o Direito Adquirido (que está explicito em nosso material fornecido pela entidade) anteriormente ao exame e quando uma nova Lei é criada não tem valor retroativo e somente passa a vigorar dali por diante e mesmo que pudesse ser retroativa, a própria Constituição Brasileira e o Código Penal garantem que a Lei só retroage para beneficiar.

Que este negócio de empresas alheias ao esporte, estar comprando e vendendo jogadores, estariam sendo afastados (como na Europa) juntamente com os charlatães, empresários, e outros sem comprometimento com estas regras estariam sendo tirados do futebol. Para moralizar o esporte?

Muito há de ser feito, muita água tem de rolar embaixo desta ponte, mas não concordo nesta possível extinção do Agente Credenciado, nestes quase 5 anos em que tenho a Licença consegui vivenciar muitos casos em que temos que ter este tal "AGENTE" desde que seja realmente efetivado pelo órgão maior (FIFA) e respaldado pelas Federações Nacionais. E quem não cumprir os estatutos da FIFA, seja banido do futebol profissional.

Do contrário teremos e veremos uma enorme regressão do que se está tentando fazer para moralizar este esporte, onde qualquer um que tenha dinheiro sem procedência segura e certa pode investir e se dará muito bem. Além de que a credibilidade e honorabilidade da FIFA serão questionadas e posta em dúvida, certamente que teremos uma enxurrada de processos ajuizados contra a CBF e a própria FIFA e que cabem sem nenhuma sombra de dúvidas nesta situação.





4 comentários:

Anônimo disse...

O AGENTE FIFA deveria ser uma profissão unica e exclusivamente própria aos ex-atletas de futebol. A carreira de um atleta é curta. A experiência adquirida em campo supera a quantidade de perspectiva que podem ser observadas pelas arquibancadas. O atleta também é um espectador, mas um espectador talvez nunca tenha vivenciado o que realmente significa fazer futebol. Portanto, chega de hipocrisia e vamos buscar o que lhe é óbvio e natural. Não queiram engravatados que nunca botaram uma chuteira no pé, pensar que futebol é fácil de fazer. Se você ama o futebol, deixa cuidar do futebol aqueles que já viveram dias bons e ruíns no campo de futebol. Agradeco sua atencão !
Rodrigo

Unknown disse...

Concordo em genero numero e grau contigo, mesmo voce sendo um "anonimo". Precisa se ter conhecimento de dentro para fora, é quase como ser Técnico de futebol, como se pode comandar um time de futebol sem se ter estado lá (dentro do gramado, comendo grama). Não adianta ser isso ou aquilo e enviar dvds de atletas, com isto se atrapalha a vida do profissional.Saudações, gostei muito de seu comentário, muito obrigado.
Roberto

Unknown disse...

Qualquer um pode ser um empresario não precisa de tudo isso para fazer este trabalho não adianta valorizar o agente você não precisa de carteirinha para ficar mostrando para os outros so de um bom jogador um novo talento esta é a mais pura verdade não adianta dizer que não.

Unknown disse...

Outro comentário que faço questão de responder. Mesmo sendo "anonimo" que já o desclassifica (quem se esconde tem medo de alguma coisa). Mas voltamos ao assunto de que qualquer um pode ser Agente, Empresário, etc., e decidir a vida de alguém, sem ter conhecimento, qualificação, decência e transparência. Não tem nada a ver este negócio de "mostrar carteirinha", valorizar o Agente, etc., tem sim, é de se ter comprometimento com o que se faz. Gostaria muito de saber uma coisa de voce, quando está doente ou mesmo sentindo algum desconforto se voce não procura um médico e de preferência aquele mais comentado, elogiado e com maior conhecimento. Quanto mais diplomas ele tiver, melhor (não é mesmo?) e entenda, estou falando de conhecimento cientifico e não do empririco. Melhor para voce que é seu paciente e coloca em suas mãos sua vida, que tal perguntar a um atleta sobre esta questão, de ser tratado por um leigo???? Saudações e obrigado pelo comentário.

Postar um comentário