Páginas

2 de agosto de 2011

BLATTER: “THE WORLD CUP IS NOT A CIRCUS.” / BLATTER: "A COPA DO MUNDO NÃO É UM CIRCO."

WFI) O presidente da FIFA, Sepp Blatter está pedindo para o Brasil acelerar seus planos de legado para a Copa do Mundo de 2014, alegando que a Copa do Mundo não é um circo e que não deixa nada quando o evento terminar.

“A Copa do Mundo não é um circo que chega, permanece por duas semanas e se vai. Tem que haver o legado", disse Blatter em entrevista ao jornal O Globo de domingo.

Blatter disse que os problemas mais prementes em 2014 no Brasil foram preparados diferentes em questões ligadas ao desenvolvimento de aeroportos - a maior preocupação da FIFA - hotéis e estádios, particularmente do Corinthians com sua nova Arena que está sendo construído na parte leste de São Paulo.

“Mas tudo isso representa pequenos problemas de frente para a magnitude do evento, que será preparada de uma maneira muito boa", disse ele.

“Para mim, é uma questão de confiança nos governos federal, estaduais e locais. Tenho confiança. Porque o Brasil é consciente de sua responsabilidade."

Blatter disse que a FIFA estava confiante no Brasil e que o País tem as finanças no lugar para financiar obras, tanto para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos Rio 2016.

"O Brasil tem os recursos necessários, especialmente em um momento de uma explosão muito grande", disse ele, observando que o Brasil está previsto para esta entre os maiores do mundo das cinco potências econômicas em 2020.

Perguntado se ele apoiaria Ricardo Teixeira, chefe da CBF se o mesmo se mantiver como candidato a sucede-lo na FIFA em 2014, mas ele absteve-se de comentar nesta oportunidade.

"Esta questão pertence ao futuro. Mas posso dizer algo sobre o meu antecessor na FIFA, João Havelange deu a imagem de uma grande personalidade. Ele era totalmente diferente de mim. Ele era um patriarca e não um ex-jogador. Trabalhei 23 anos com ele
. Ele era um grande professor ", disse ele.

O suíço de 75 anos criticou abertamente Teixeira na véspera do sorteio de qualificação para a Copa do Mundo de 2014 realizada no Rio de Janeiro.

A cabeça do futebol brasileiro tinha chamado a mídia inglesa de corrupta e se recusou a falar com eles no Rio, uma reação ao relatório generalizada de acusações feitas pelo ex-presidente David Triesman sobre a Inglaterra 2018 em maio e que Teixeira tinha recebido subornos para votar na Copa do Mundo.

RicardoTeixeira e sua administração feudal, inicialmente tentou esnobar Pelé, 70-anos, para o sorteio da Copa do Mundo.

Mas a presidente brasileiro Dilma Rousseff fez um convite oficial e anunciou o tri-campeão da Copa do Mundo como embaixador mundial brasileiro para o torneio de 2014, dando-lhe um lugar na primeira fila no sorteio - ao lado de Teixeira.

Teixeira também deixou Pelé de fora para a cerimônia muito prestigiada desvendar o logotipo da Copa do Mundo de 2014 em Johanesburgo, deixando-o à margem do torneio do ano passado na África do Sul.
Ele foi convidado mas não compareceu à Convenção Global Soccerex inaugural no Rio de Janeiro em novembro passado em que Teixeira estava presente.

Blatter também foi questionado sobre os escândalos de corrupção que mancharam a sua imagem e da FIFA.

Após várias semanas de críticas sobre Blatter, e o ex-candidato presidencial FIFA Mohamed Bin Hammam que recentemente foi banido do futebol pelo resto de sua vida em 23 de julho depois de uma inquisição de ética da FIFA sobre as acusações que ele subornou membros da Associação Caribenha de Futebol.
Ele está definido para recorrer da proibição. Controverso ex-presidente da CONCACAF, Jack Warner pediu para sair da FIFA no mês passado, impedindo que o comitê de ética continuasse sua investigação sobre alegações que ele foi conivente com Bin Hammam.

Blatter, que no mês passado foi re-eleito para um mandato de mais quatro anos “finais” como chefe na FIFA, sugeriu que poderia levar mais três anos para restaurar a reputação maltratadas da FIFA.

"É importante, que em 2014, um ano antes do fim do meu mandato, o de culminar todo o trabalho de dar uma imagem melhor à “FIFA”, disse.

"Nós convidamos você a dar-nos o tempo para construir esta nova imagem. Vamos mudar as coisas com paciência. Vamos aproveitar esta Copa do Mundo, através de nossos patrocinadores e transmissões para passar mensagens positivas. O objetivo é usar o bom futebol e ter tolerância zero dentro
e fora do campo. "

Desenho da Copa do Mundo.

Um dos grupos mais interessantes vê a campeã mundial Espanha contra a França nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2014. Grupo I também apresenta Bielorrússia e Geórgia.

A Holanda, que perdeu por 1-0 para a Espanha na África do Sul 2010 final, vai fazer a batalha contra a Turquia, Hungria, Romênia, Estônia e Andorra por um lugar na final de 2014.

Inglaterra são favoritos ao topo do Grupo H, mas dura concorrência será fornecido pela Euro 2012 co-anfitriã Polônia e Ucrânia.
Eles também desempenham Montenegro, Moldávia e San Marino.

Um total de 203 equipes estarão competindo na competição preliminar para o Brasil 2014 para decidir os 31 países que irão juntar-se as hostes para a Copa do Mundo de 20 finais.
O torneio de um mês começa em 12 de junho de 2014.

Zona Africana.

Grupo A: África do Sul, Botswana, República Central Africano, na Somália ou na Etiópia
Grupo B: Tunísia, Cabo Verde, Serra Leoa, Guiné Equatorial e de Madagáscar
Grupo C: Costa do Marfim, Marrocos, Gâmbia, Chad ou Tanzânia
Grupo D: Gana, Zâmbia, Sudão, Lesoto ou Burundi
Grupo E: Burkina Faso, Gabão, Nigéria, São Tomé e Príncipe ou Congo
Grupo F: Nigéria, Malawi, Seychelles, Quênia, Djibuti ou Namíbia
Grupo G: Egito, Guiné, Zimbabwe, Moçambique ou Comores
Grupo H: Argélia, Mali, Benin, a Eritreia ou Ruanda
Grupo I: Camarões, Líbia, Guiné-Bissau ou Togo, Suazilândia ou República Democrática do Congo
Grupo J: Senegal, Uganda, Angola, Libéria, Ilhas Maurício ou

Zona da Asia no Sorteio.

Grupo A: China, Jordânia, Iraque, Singapura
Grupo B: Coreia do Sul, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Líbano,
Grupo C: Japão, Uzbequistão, Síria, Coreia do Norte
Grupo D: Austrália, Arábia Saudita, Omã, Tailândia
Grupo E: Irã, Qatar, Bahrain, Indonésia

Zona da América do Norte, Central e do Caribe no sorteio (Volta).

Grupo A: El Salvador, Suriname, Ilhas Cayman, República Dominicana
Grupo B: Trinidad e Tobago, Guiana, Barbados, Bermuda
Grupo C: Panamá, Dominica, Nicarágua, Bahamas
Grupo D: Canadá, St. Kitts e Nevis, Puerto Rico, St. Lucia
Grupo E: Grenada, Guatemala, São Vicente e Granadinas, Belize
Grupo F: Haiti, Antígua e Barbuda, Curaçao, Ilhas Virgens dos EUA

América do Norte, Central e do Caribe Zona no sorteio (Parte Três).

Grupo A: EUA, Jamaica, Vencedor do R2 Grupo E, Vencedor do R2 Grupo F
Grupo B: México, Costa Rica, Vencedor do R2 Grupo A, Vencedor do R2 Grupo B
Grupo C: Honduras, Cuba, Vencedor do R2 Grupo D, Vencedor do R2 Grupo C

Zona da Oceania no Sorteio.
Grupo A: Vanuatu, Nova Caledónia, Samoa Americana / Ilhas Cook / ou Samoa Tonga, Tahiti
Grupo B: Fiji, Nova Zelândia, Ilhas Salomão, Papua Nova Guiné

Europeu Zona no sorteio.

Grupo A: Croácia, Sérvia, Bélgica, Escócia, Macedônia, País de Gales
Grupo B: Itália, Dinamarca, República Checa, Bulgária, Armênia, Malta.
Grupo C: Alemanha, Suécia, República da Irlanda, Áustria, Ilhas Faroe, no Cazaquistão.
Grupo D: Holanda, Turquia, Hungria, Roménia, Estónia, Andorra.
Grupo E: Noruega, Eslovénia, Suíça, Albânia, Chipre, Islândia.
Grupo F: Portugal, Rússia, Israel, Irlanda do Norte, o Azerbaijão, no Luxemburgo
Grupo G: Grécia, Eslováquia, Bósnia-Herzegovina, Lituânia, Letónia, Liechtenstein
Grupo H: Inglaterra, Montenegro, Ucrânia, Polónia, Moldávia, San Marino
Grupo I: Espanha, França, Bielorrússia, Geórgia, Finlândia

Fonte: Christine Whyte from Soccerex Net Work. Foto: Divulgação.

Comentário e Tradução: Roberto Queiroz de Andrade e Roberto Queiroz de Andrade Junior.

(WFI) FIFA president Sepp Blatter is calling for Brazil to accelerate its legacy plans for the 2014 World Cup, claiming the World Cup is not a circus that leaves nothing when the event is over.

"The World Cup is not a circus which arrives, stays for two weeks and is gone. There has to be the legacy," Blatter said in an interview with Sunday's O Globo newspaper.

Blatter said the most pressing problems in Brazil's 2014 preparations were different issues linked to the development of airports - FIFA's biggest concern - hotels and stadia, particularly Corinthians new venue that is being constructed in the eastern part of São Paulo.

"But all this represents little problems facing the magnitude of the event, which will be prepared in a very good way," he said.

"For me, it's a question of trust in federal, state and local governments. I have confidence. Brazil is aware of its responsibility."

Blatter said FIFA was confident Brazil had the finances in place to fund works for both the World Cup and Rio 2016 Olympics.

"Brazil has the necessary resources, especially at a time of a very large boom," he said, noting that Brazil was forecast to be among the world's five biggest economic powers by 2020.

Asked if he would support Ricardo Teixeira if the outspoken Brazil 2014 leader and federation chief stood as a candidate to succeed him, Blatter declined the opportunity.

"This issue belongs to the future. But I can say something about my predecessor. FIFA's Joao Havelange gave the image a great personality. He was totally different from me. He was a patriarch and not a former player. I worked 23 years with him. He was a great teacher," he said.

The 75-year-old Swiss openly criticised Teixeira on the eve of the qualifying draw for the 2014 World Cup held in Rio.

The head of Brazilian football had called the English media corrupt and refused to talk with them in Rio, a reaction to widespread reporting of allegations made by former England 2018 bid chairman David Triesman in May that Teixeira had demanded bribes to back the World Cup bid.

Teixeira's long-running feud with Brazilian football legend Pele initially meant the 70-year-old was snubbed for the World Cup draw.

But Brazilian president Dilma Rousseff issued an official invitation and announced the three-time World Cup champion as a global ambassador for the 2014 tournament, giving him a front-row seat at the draw - right next to Teixeira.

Teixeira also snubbed Pele for the prestigious ceremony to unveil the 2014 World Cup logo in Johannesburg on the sidelines of last year's tournament in South Africa. He was invited but did not attend the inaugural Soccerex Global Convention in Rio last November at which Teixeira was present.

Blatter was also asked about the corruption scandals that have tarnished his and FIFA's image.

After several weeks of slating Blatter, former FIFA presidential candidate Mohamed Bin Hammam was banned from football for life on July 23 following a FIFA ethics probe into allegations he bribed Caribbean Football Union members. He is set to appeal the ban. Controversial former CONCACAF president Jack Warner quit FIFA last month, preventing the ethics committee continuing its investigation into claims he colluded with Bin Hammam.

Blatter, who was last month re-elected for a final four-year term as FIFA boss, suggested it could take another three years to restore FIFA's battered reputation.

"It is important that in 2014, one year before the end of my term, is the culmination of all work to give a better picture of FIFA," he said.

"We invite you to give us the time to build this new image. Let's change things with patience. Let us use this World Cup, through our sponsors and broadcasts to pass positive messages. The objective is to use good football and have zero tolerance within and outside the field."

World Cup draw
One of the most interesting groups sees world champions Spain pitted against France in qualifying for the 2014 FIFA World Cup. Group I also features Belarus and Georgia.

The Netherlands, who lost 1-0 to Spain in the South Africa 2010 final, will do battle against Turkey, Hungary, Romania, Estonia and Andorra for a place at the 2014 finals.

England are favourite to top Group H, but tough competition will be provided by Euro 2012 co-hosts Poland and Ukraine. They also play Montenegro, Moldova and San Marino.

A total of 203 teams will be competing in the preliminary competition for Brazil 2014 to decide the 31 countries who will join the hosts for the 20th FIFA World Cup finals. The month-long tournament kicks off on June 12, 2014.

African Zone Draw
Group A: South Africa, Botswana, Central African Republic, Somalia or Ethiopia
Group B: Tunisia, Cape Verde Islands, Sierra Leone, Equatorial Guinea or Madagascar
Group C: Côte d'Ivoire, Morocco, Gambia, Chad or Tanzania
Group D: Ghana, Zambia, Sudan, Lesotho or Burundi
Group E: Burkina Faso, Gabon, Niger, Sao Tome e Principe or Congo
Group F: Nigeria, Malawi, Seychelles or Kenya, Djibouti or Namibia
Group G: Egypt, Guinea, Zimbabwe, Comoros or Mozambique
Group H: Algeria, Mali, Benin, Eritrea or Rwanda
Group I: Cameroon, Libya, Guinea-Bissau or Togo, Swaziland or Congo DR
Group J: Senegal, Uganda, Angola, Mauritius or Liberia

Asian Zone Draw
Group A: China, Jordan, Iraq, Singapore
Group B: Korea Republic, Kuwait, UAE, Lebanon
Group C: Japan, Uzbekistan, Syria, Korea DPR
Group D: Australia, Saudi Arabia, Oman, Thailand
Group E: Iran, Qatar, Bahrain, Indonesia

North, Central America and the Caribbean Zone Draw (Round Two)
Group A: El Salvador, Surinam, Cayman Islands, Dominican Republic
Group B: Trinidad and Tobago, Guyana, Barbados, Bermuda
Group C: Panama, Dominica, Nicaragua, Bahamas
Group D: Canada, St. Kitts and Nevis, Puerto Rico, St Lucia
Group E: Grenada, Guatemala, St Vincent and the Grenadines, Belize
Group F: Haiti, Antigua and Barbuda, Curacao, US Virgin Islands

North, Central America and the Caribbean Zone Draw (Round Three)
Group A: USA, Jamaica, Winner of R2 Grp E, Winner of R2 Grp F
Group B: Mexico, Costa Rica, Winner of R2 Grp A, Winner of R2 Grp B
Group C: Honduras, Cuba, Winner of R2 Grp D, Winner of R2 Grp C

Oceanian Zone Draw
Group A: Vanuatu, New Caledonia, American Samoa/Cook Islands/Samoa or Tonga, Tahiti
Group B: Fiji, New Zealand, Solomon Islands, Papua New Guinea

European Zone Draw
Group A: Croatia, Serbia, Belgium, Scotland, Macedonia, Wales
Group B: Italy, Denmark, Czech Republic, Bulgaria, Armenia, Malta.
Group C: Germany, Sweden, Republic of Ireland, Austria, Faroe Islands, Kazakhstan.
Group D: Netherlands, Turkey, Hungary, Romania, Estonia, Andorra.
Group E: Norway, Slovenia, Switzerland, Albania, Cyprus, Iceland.
Group F: Portugal, Russia, Israel, Northern Ireland, Azerbaijan, Luxembourg
Group G: Greece, Slovakia, Bosnia-Herzegovina, Lithuania, Latvia, Lichtenstein
Group H: England, Montenegro, Ukraine, Poland, Moldova, San Marino
Group I: Spain, France, Belarus, Georgia, Finland

Source: Christine Whyte, Soccerex Net Work. Photo:

Commentary: Roberto Queiroz de Andrade. Translations: Roberto Queiroz de Andrade and Roberto Queiroz de A. Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário