Páginas

1 de agosto de 2011

If Teixeira does not invite me I can not participate, says Pele. / Se Teixeira não me convida eu não posso participar, diz Pelé.

Se Teixeira não me convida eu não posso participar, diz Pelé.

RIO (Reuters) - Pelé só estará no primeiro evento oficial da Copa do Mundo de 2014 graças a um convite feito pelo governo brasileiro, após ter ficado de fora da lista de autoridades relacionadas pelo comitê organizador do Mundial para participar do sorteio das eliminatórias da competição, no sábado.

Ícone do futebol internacional e um dos brasileiros mais conhecidos no mundo, Pelé não tem nenhum papel na organização da Copa, que é chefiada pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e seus aliados, incluindo a filha do dirigente.

“A uma festa a gente só vai se for convidado, se eu não fosse convidado é lógico que eu não iria.” disse Pelé á jornalistas. “Eu só vou a sua casa se você me convida. Se você não me convida, eu não vou a sua casa.” afirmou.

“A CBF tem seu presidente, Ricardo Teixeira. Ele decide quem ele quer convidar e quem ele não quer. Ele não me convidou. Se ele me convidasse, como brasileiro, eu estaria aqui para cooperar. Se ele não convida, eu não vou.”

O governo brasileiro, no entanto, decidiu nomear Pelé embaixador extraordinário do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, num esforço para estabelecer o tricampeão mundial como a verdadeira cara do evento no país.

“Pelé é a face brasileira mais indicada para simbolizar a preparação do sucesso da Copa do Mundo de 2014. “A presidente Dilma Rousseff quer que a cara da Copa do Mundo do Brasil seja a do Pelé.” disse o ministro do Esporte, Orlando Silva, após a apresentação oficial de Pelé nesta sexta.

Segundo o ministro, a formação do comitê organizador da Copa do Mundo é de responsabilidade exclusivamente da FIFA, mas o governo acredita que Pelé, com suas 12 Copas do Mundo no currículo - quatro delas dentro de campo - é a “face mais precisa” do Brasil para representar o país no Mundial.

Pelé, que tem sido um crítico da preparação brasileira para o Mundial, sempre esteve a parte dos eventos relacionados à Copa do Mundo. No sorteio de sábado, por exemplo, ex-jogadores da seleção brasileira como Ronaldo, Zagallo, Zico e Cafú vão participar da cerimônia que será transmitida ao vivo para mais de 200 países, enquanto Pelé não estava nem convidado para a festa.

Como novo embaixador da Copa, Pelé agora vai acompanhar a presidente Dilma Rousseff no evento.

Questionado sobre declarações recentes de Teixeira, que ameaçou deixar jornalistas de fora da cobertura da Copa do Mundo devido a publicações de denúncias contra ele, Pelé disse que os “mal-entendidos” envolvendo o dirigente máximo da organização da Copa são negativos para o Brasil.

“Isso não é bom para o Brasil. Infelizmente as pessoas falam mais do que sabem, mas de qualquer forma eu acho que as controvérsias não são muito boas para o Brasil.” disse.

“Sempre tem alguma confusão e mal entendido quando ele responde e da alguma entrevista. Espero que a partir de agora nós possamos esclarecer tudo e trabalhar adequadamente para o bem da Copa do Mundo.”

Pois é meu caro e prezado Rei do futebol, voce não poderia, agora pode e deve, e espero que suas declarações sejam centralizadas naquilo que o País espera e precisa, porque do contrário vamos passar vergonha em 2014. Lembro-me que ouvi falar que em 1950 (ano que nasci) o Maracanã não estava concluido e isto não cabe neste século, pode crer.

Estamos precisando do trem "bala" cortando o País de Norte a Sul, Leste a Oeste, e não ligando apenas São Paulo ao Rio de Janeiro, certamente que não é suficiente, os aeroportos funcionando 24 horas, e aí sim, teríamos realmente um Brasil integrado e pronto para esta copa, pronto para o desenvolvimento maior que é entrar no primeiro mundo.

Reportagem: Pedro Fonseca. Foto: blogdopedronelito.blogspot.com.

Comentário e Tradução: Roberto Queiroz de Andrade e Roberto Queiroz de Andrade Junior.

If Teixeira does not invite me I can not participate, says Pele.

RIO (Reuters) - Pelé is only in the first official event of the 2014 World Cup by an invitation of the Brazilian government, after being off the list of authorities related to the event by the organizing committee of the World Cup to participate in the qualifying draw of the competition on saturday.

International soccer icon and one of the best known Brazilian in the world, Pelé have no place in the organizing of the World Cup, which is headed by the president of the Brazilian Football Confederation (CBF), Ricardo Teixeira, and its allies, including his daughter.

“We only go to a party if invited, if I was not invited of course I would not go." said Pelé to a journalist.

"The CBF has its president, Ricardo Teixeira. He decides who he wants to invite or not. He didn’t invited me. If he asked me to go, as a Brazilian, I'd be there to cooperate."

The Brazilian government, however, decided to appoint Pelé as an Extraordinary Ambassador in an effort to establish him as the true face of the 2014 World Cup.

“Pelé is the face most prepared to symbolize the success of the 2014 World Cup. The President Dilma Rousseff wants his face in the event." said the Sports Minister Orlando Silva.

According to the minister, the formation of the organizing committee of the World Cup is the sole responsibility of the FIFA, but the government believes that Pelé, with its 12 World Cup’s in the curriculum - four of them playing in the field - is the “face” to represent the country in the World.

Pelé, who has been a critic of the Brazilian preparation for the World Cup, has always been part of the events related to the World Cup. In the draw on Saturday, for example, former Brazilian national team players like Ronaldo, Zagallo, Zico and Cafu will attend the ceremony, that will be broadcasted live to over 200 countries, while Pelé was not invited.

As a new ambassador of the World Cup, Pelé now will accompany the President Dilma in the event.

Asked about the recent statements by Teixeira, who threatened to stop journalists from the coverage of the World Cup due to the publication of complaints against him, Pelé said that these “misunderstandings” involving the leader of the organization are negative for Cup and Brazil.

“That's not good for Brazil. Unfortunately, people talk more than they know”, Pelé said.

“There's always some confusion and misunderstanding when he says something in an interview. I hope that from now on we can clear everything up and work properly for the best of the World Cup."

Well my dear King of football, you could not and now must do it because we hope that their claims are centered on what the country expects and needs, because otherwise we will be embarrassed in 2014. I remember some comments from the World Cup in 1950 (my birth year) Maracanã stadium was not completed and it does not fit in this century, believe me.

We need the a train "bullet" cutting the country from North to South, East to West, connecting not only São Paulo to Rio de Janeiro, certainly its not enough, also the airport operating 24 hours a day, and then yes, we would have a truly integrated Brazil and ready for this cup, ready for further development which is entering to the first world.

Content: Pedro Fonseca. Photo: blogdopedronelito.blogspot.com

Commentary and Translation: Roberto Queiroz de Andrade and Roberto Queiroz de Andrade Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário